TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profuncionario Modulo 4

Ensaios: Profuncionario Modulo 4. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  2.168 Palavras (9 Páginas)  •  3.491 Visualizações

Página 1 de 9

Módulo IV- Relações interpessoais: Abordagem Psicológica.

Unidade 1: A relação da psicologia com a educação.

Pratique 2 pag.28

Qual seria a diferença entre o senso comum e conhecimento científico?

CONHECIMENTO CIENTÍFICO: é baseado em experimentações, é sistematizado e envolve a manipulação de variáveis;é passado para nós após observação,experimentos,comprovações de pesquisas.

SENSO COMUM: é o saber não sistematizado, baseado em observações do dia-a-dia. È a sabedoria popular, não tem comprovação, experimento, observação. Foi o legado dos mais velhos para os mais jovens. Cultura de gerações.

Pratique 3 pag.28

Psicologia

.

È o estudo que objetiva a análise da vida humana mediante a visão do caráter e da consciência do indivíduo, que são para ela, partes da personalidade dos homens, ou seja, aquilo que diferencia uns dos outros, como os diversos modos de vida que adotam sem a escolha dos outros.

Senso Comum

Conhecimentos/saberes, provenientes de experiências pessoais e coletivas, utilizados para lidar com as situações/eventos do cotidiano.

Ciência

Refere-se a conhecimentos sistematizados provenientes de estudos/investigações que fazem uso de metodologias específicas e rigorosas.

As três importantes tendências teóricas na psicologia: Behaviorismo (comportamentalismo); a Gestalt (compreensão do homem como totalidade); Psicanálise (mais difundida no senso comum)

Pratique 4

Eu achei muito importante como a psicologia tem contribuído no dia a dia da escola, como poderá contribuir na formação pessoal dos educadores.Compreendi que todos nós utilizamos a psicologia em nosso cotidiano. A psicologia faz parte da nossa vida, usamos na educação dos nossos filhos, no trabalho e principalmente na sala de aula.

É através da psicologia que avaliamos nosso comportamento e aprendemos a nos corrigir de nossos erros e aperfeiçoar nossos conhecimentos e acertos, é com a psicologia vamos poder a compreender melhor algumas atitudes dos alunos ou mesmo de algum colega de trabalho. As concepções e as tendências teóricas têm como objetivo de proporcionar uma visão do desenvolvimento das pessoas e assim levar em conta tudo isso quando estiver no nosso local de trabalho, para Vigotski o aprendizado e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde quando a criança nasce.

Unidade 4: Temas transversais.

Pratique 1

Como você vê o papel dos educadores em relação à formação do gênero. A escola tem sido utilizada para perpetuar os estereótipos de gênero ou os questiona para reinventá-los?

A escola deve atuar no sentido de flexibilizar as regras e os papéis de gênero, respeitando o papel individual do aluno, evitando assim estereótipos.

Pratique 2

Como são as relações de gênero na sua escola?

Nos dias de hoje somos instruídos a respeitar as diferenças, na escola há um bom convívio entre diversos tipos de gêneros, as pessoas estão aprendendo a conviver com as diferenças, apesar de ainda haver preconceitos. O papel do educador nesse processo é de fundamental importância para dar flexibilidade ás regras e os papéis de gênero e levar os alunos a uma reflexão sobre as relações de gênero.

Pratique 4

Como você se sente frente a determinadas exigências de papeis ditos masculinos e femininos?

Em nossa sociedade, a diferença entre homens e mulheres muitas vezes é hierarquizada, mantendo situações nas quais as mulheres tendem a ocupar um lugar inferior. Ou então, a diferença é utilizada como expressão de vitimização para favorecer interesses individuais.O problema do preconceito de gênero, que afeta meninos e meninas, homens e mulheres, nas salas de aula e nos espaços escolares, tem base em um sistema educacional que reproduz, em alguns momentos, as estruturas de poder, de privilégios de um sexo sobre o outro em nossa sociedade e aparecem até mesmo nos livros didáticos e nas relações escolares, podemos constatar que ocorrem mudanças na definição do que é ser homem ou mulher ao longo da história e em diferentes regiões e culturas onde o espaço de atuação da mulher era semelhante ao do homem, sendo que ambos participavam das guerras, de conselhos tribais, do plantio e colheita e da construção das casas, desmistificando então a idéia de que a sujeição feminina possa ser algo predestinado e irrevogável.

Pratique 6

Faça a relação entre a funções exercidas na sua escola e o sexo de quem as exercem.Que conclusões você pode tirar dessa relação?

R. Apoio- Limpeza: somente mulheres,mas conheço homens que trabalham nessa função.

Apoio- Merendeira: somente mulheres

Apoio-Vigia: homens, mas já teve mulheres

Técnicos: homens e mulheres

Professores: mais mulheres do que homens

Acredito que ainda existem certas funções que são exercidas mais por mulheres como, por exemplo, na limpeza e na merenda, por um lado penso ser preconceito e também pelo salário, pois para o homem é pouco. No que diz respeito aos professores ser a maioria do sexo feminino, vem de uma questão cultural que tem raízes na nossa velha sociedade , onde as mulheres eram responsáveis pela educação dos filhos.A conclusão que chego é que a escola juntamente com os professores, e como todos nós somos educadores e transmissores do conhecimento, tem uma grande importância na construção da cidadania, e necessitamos estar preparados para a diversidade dos modos de cada indivíduo viver e escolher a função que ele ou ela quer exercer e nunca discriminar a pessoa pelo que ela exerce na escola cabe aos pais ,professores e todos nós ensinar os nossos filhos e alunos isso.

MEMORIAL

Neste módulo estudamos o que é psicologia. Como ela tem contribuído no dia a dia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com