TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profuncionário

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

GOVERNO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO

MEMORIAL        CADERNO 13

Querência – MT    

2014

PAULA PROLO[pic 2]

Contabilidade na Escola

QUERENCIA

2014.

Memorial

        Este memorial refere-se ao módulo estudado do curso técnico de formação para os funcionários da Educação (Profuncionário), cujo tema em questão foi “Contabilidade na Escola”, de Carlos Mattos de Souza Junior e Carlos Augusto de Medeiros.

        Inicialmente, os temas propostos para o trabalho foram na unidade I “Do simples registro à contabilidade na escola” e na unidade II “Origem dos recursos para execução do orçamento público e definição da parcela vinculada à educação”. Esta primeira unidade vimos que a contabilidade oferece informações importantes para ajudar no planejamento da escola. A contabilidade hoje é a ciência que por meio de registros padronizados, controla tudo que ocorre com o patrimônio do homem, seja como pessoa física (homem como indivíduo) ou como pessoa jurídica.

Na contabilidade, existem regras que são traduzidas em normas contábeis que permitem comparar, por exemplo, as alterações patrimoniais das empresas. A contabilidade pode ser classificada basicamente em duas áreas: Contabilidade Comercial e contabilidade Pública é a disciplina que aplica, na administração pública, as técnicas de registros e apurações contábeis em harmonia com as normas gerais do Direito Financeiro.

na própria constituição Federal artigo 205 diz que a educação é direito de todos e dever do estado e da família e também que o ensino obrigatório e gratuito, agora de 4 a 17 anos, o caráter de direito público e subjetivo.

A gestão democrática pode ser considerada como meio pelo qual todos os segmentos que compõem o processo educativo participam da definição dos rumos que a escola deva tomar. A gestão é um objetivo por se trata de uma meta a ser aprimorada e é um percurso porque se revela como um processo que a cada dia, se avalia e se organiza.

Existem quatro elementos indispensáveis a uma gestão democrática: participação, pluralismo, autonomia e transparência.

        Na unidade III “Financiamento da Educação Básica e Gestão Financeira da Escola” o conselho escolar é um dos espaços mais promissores para o exercício democrático: Assim, o conselho Escolar, com representação dos professores, funcionários, estudantes, pais e comunidade, passam a participar do processo educativo e acabam a se preocuparem com a aprendizagem desenvolvida na escola. O fim do FUNDEF ( Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magisterio) Lei n. 9.424/96, e o novo que é o FUNDEB, fundo de financiamento a educação recentemente aprovado pelo Congresso Nacional. A Gestão financeira da escola passa a ser debatida e inserida na gestão democrática a partir da progressiva autonomia (financeira, pedagógica e administrativa)os programas que são aplicados diretamente nas escolas. 

        No modulo IV foram propostos o seguinte tema: “A Gestão Democrática da Escola e o Projeto Político-Pedagógico”. o P.P.P. – Projeto Político Pedagógico, onde mostra que uma forma de organização e de planejamento dos sistemas educacionais se concretiza nos Planos educacionais do estado e do município, no âmbito da escola.

Na unidade V “Dirigentes das Escolas Públicas na Gestão Democrática”. Concluo que a participação dos funcionários em todo o processo de gestão democrática , seja na percepção de sua função é importante para o bom andamento das atividades e crescimento da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com