TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Progeto Meio Ambiente

Dissertações: Progeto Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto meio ambiente na educação infantil

Introdução

Entender o que é o meio ambiente hoje não e dificil, basta olhar ao redor e descobrir que vivemos no meio ambiente e precisamos cuida-lo para viver bem precisamos engajar no nosso dia a dia, nas questões mais simples, como se utilizar dele e preparar para o futuro, para isso desde cedo temos o dever de ensinar nossas crianças como mudar alguns hábitos , assim estaremos contribuindo para uma vida melhor.

Como educadores devemos contribuir para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social, economica e ambiental, além de pensar numa escola que promova esse aprendizado, a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental.

A reciclagem é assunto discutido por pessoas de todos as idades muitas crianças já tem consciência de que o lixo pode ser renovado ou trasformado em algo útil, em casa ou na escola elas aprendem a dar valor em materiais que aparentemente não serviriam para nada.

O lixo faz parte da relação entre homem e natureza, se ele não for destinado ao seu lugar corretamente estaremos cada vez mais poluindo e degradando de forma irresponsável provocando assim um grande desequilíbrio ambiental. Sendo assim o ato de reaproveitamento do do lixo é acreditar que ele não é lixo e sim fonte de reutilização de recursos para transformação num bem comum a sociedade, portanto o ato de reciclar deve estar permanentemente inserido em nossas vidas.

Justificativa

Aqui no Brasil a educação ambiental nunca teve uma política bem definida, embora a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômico, políticas cultural e histórica do país.

Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamentos e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento , esse projeto apresenta proposta de aula a serem desenvolvidas na educação infantil.

Objetivos

• Desenvolver a construção de atitudes de corresponsabilidade para a preservação do planeta terra, com equilibrio ecológico e com desenvolvimento sustentável.

• Conscientizar sobre o uso adequado e renovação de certas matérias primas, reciclagem.

• Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais

Metodologia

Os procedimentos serão divididos em 5 aulas de 3 horas cada

Aula 1

- Conversa dirigida a respeito da história, interpretação,opiniões, o que eles entendem por meio ambiente, a situação atual deste meio.

- Pedir para que as crianças recontem a história utilizando o desenho .

- Explanação do seus trabalhos

Aula 2

- Apresentação de um vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem ;

- Comentários sobre o vídeo ;

- Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com