TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa 5S

Trabalho Escolar: Programa 5S. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 8

ORIGEM DO PROGRAMA 5S

Em meados de 1950 após a segunda guerra mundial, a industria japonesa se viu devastada pelo ocorrido, onde as empresas se encontravam desorganizadas e sujas em busca de uma solução para tanta desordem.

O guru da qualidade Kaoru Ishikawa foi quem desenvolveu a metodologia por necessidade de reorganização, afim de criar de uma vez por todas a solução para tanta desordem, assim foi encontrado inicialmente os cinco princípios básicos que se tornaram a base para a melhoria contínua da industria japonesa, atingindo a excelência da organização e disciplina dentro do ambiente de trabalho.

O sucesso alcançado pelo Japão com a aplicação dessa metodologia, fez com que vários países adotassem essa pratica que só teve inicio no Brasil 41 anos depois no ano de 1991. Essa metodologia chegou aqui através de um projeto desenvolvido pela Fundação Christiano Ottoni. “Os princípios dos 5S inicialmente foram aplicados no setor industrial e pouco tempo foi aplicado nos setores hospitalares e administrativos das empresas. No Brasil para manter a melhor forma de traduzir os 5S foram adicionados os termos sensos para manter de forma mais original ao que foi criado pelos japoneses”.

PROGRAMA HOUSE KEEPING

O programa house keeping surgiu no Japão no final da década de 60, a partir da constatação de que as fábricas eram muito sujas, e de que os desperdícios eram incorporados a rotina diária, a ponto de não mais sensibilizar as pessoas.

A implantação do programa house keeping 6 S, com a inclusão do senso de segurança, contribui efetivamente para a recuperação das empresas através da melhoria de pequenas ações do dia a dia. No Brasil fica evidente a necessidade deste tipo de programa, pois só na construção civil há recordes de desperdícios com perda de aproximadamente 1/3 do material utilizado. No setor industrial há desperdícios em matéria-prima, materiais processados, tempo, energia, mão de obra, etc.

A importância de uma implantação (house keeing) como início das atividades de Qualidade Total, é que se efetiva uma Ação Rápida, devido às suas características de fácil aplicação no trabalho, não exigindo grandes investimentos iniciais, além de ser facilmente assimilado por todos.

Esse programa pode ser conhecido com outros nomes, porém 6S é o mais utilizado e vem das iniciais das seis técnicas que o compõe:

Seiri - organização, utilização, liberação da área;

Seiton - ordem, arrumação;

Seiso - limpeza;

Seiketsu - padronização, asseio, saúde;

Shitsuke - disciplina, autodisciplina.

Safety – Segurança

O House keeping pode ser implantado como um plano estratégico que, ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina, contribuindo para a conquista da qualidade total e tendo como vantagem o fato de provocar mudanças comportamentais em todos os níveis hierárquicos.

Muitos dos conceitos da qualidade total se fundamentam na teoria da melhoria contínua (Kaizen: Kai, mudança e Zen, para melhor), pois a QT é um processo e não um fato que possa ser considerado concluído. Numa primeira etapa é necessário estabelecer a ordem para então buscar a QT. Para estabelecer a ordem usamos o House keeping ou 6S.

Alguns objetivos desse programa são:

• melhoria do ambiente de trabalho;

• prevenção de acidentes;

• incentivo à criatividade;

• redução de custos;

• eliminação de desperdício;

• desenvolvimento do trabalho em equipe;

• melhoria das relações humanas;

• melhoria da segurança em geral da empresa;

• melhoria da qualidade de produtos e serviços.

SEIRI - Organização, liberação da área

Essa técnica é utilizada para identificar e eliminar objetos e informações desnecessárias, existentes no local de trabalho.

Seu conceito chave é a utilidade, porém, devemos tomar cuidado com o que vai ser descartado para não perdermos informações e/ou documentos importantes.

A tabela abaixo mostra como separar e selecionar:

IDENTIFICAÇÃO PROVIDÊNCIAS

Se é usado toda hora Colocar no próprio local de trabalho

Se é usado todo dia Colocar próximo ao local de trabalho

Se é usado toda semana Colocar no almoxarifado, etc

Se não é necessário Descartar, disponibilizar

As principais vantagens do Seiri são:

• conseguir liberação de espaço;

• eliminar ferramentas, armários, prateleiras e materiais em excesso;

• eliminar dados de controle ultrapassados;

• eliminar itens fora de uso e sucata;

• diminuir risco de acidentes.

Para a execução do Seiri devem ser definidas e instaladas áreas de descarte.Essas áreas devem ser devidamente sinalizadas para evitar que se tornem "áreas de bagunça". Todo material descartado deve ser etiquetado e controlado (materiais para recuperação, alienação, almoxarifado, materiais para outros órgãos, reciclagem ou para lixo ou sucata).

A responsabilidade da pessoa que está descartando só termina no momento do destino final do material descartado.

SEITON - Ordem, arrumação

É uma atividade para arrumarmos as coisas que sobraram depois do Seiri. Seu conceito chave é a simplificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com