TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa 5S

Seminário: Programa 5S. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  Seminário  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

2.3 Como implantar o Programa 5S

O fator chave para o sucesso do Programa 5S é fazer com que as pessoas compreendam a essência do Programa 5S, quanto maior o nível de entendimento melhor o resultado, com isso deve-se realizar os itens a seguir:

2.3.1 Sensibilização

Ballestero-Alvarez (2010, p. 281), diz deve começar pela alta administração da empresa. Ela, em primeiro lugar, deve ser sensibilizada e se comprometer com a condução e com a continuidade do programa 5S.

É necessário o apoio da cúpula, o 5S é uma proposta de melhoria que vai permear a empresa inteira e vai promover mudanças no comportamento e no clima da organização. Essas mudanças dependem do apoio da diretoria. A escolha e o envolvimento de todo os níveis hierárquicos dependerão do porte do 5S que se desenvolva na empresa. Se a afetar inteira, é necessário o comprometimento de seu presidente; ele em primeiro lugar deve fazer o 5S em seu local de trabalho para mostrar o exemplo.

Deve ainda incluir o tema nas pautas de reuniões; promover avaliações de pontos críticos; incluir o padrão 5S nas análises de instalações, ambiente, clima; fazer passeios periódicos pelas instalações da empresa para verificar in loco o andamento do Programa; participar dos eventos do 5S.

2.3.2 Nomeação do grupo responsável

Ballestero-Alvarez (2010, p. 282), a partir do momento que o programa 5S seja adotado pela direção da empresa, ela deverá decidir quem o promoverá. A capacidade de liderança e os conhecimentos dos conceitos que fazem parte do programa devem fazer parte dos conhecimentos do grupo.

São funções do gestor desse grupo:

1. criar a estrutura para implantação do 5S;

2. elaborar o plano diretor de implantação;

3. treinar de forma adequada os diversos líderes nas várias áreas;

4. promover a integração do 5S na empresa inteira.

2.3.3 Anúncio oficial

Ballestero-Alvarez (2010, p. 282), a decisão de adotar e desenvolver o 5S na empresa deve ser anunciado oficial e publicamente à empresa inteira.

A forma escolhida para esse anúncio tanto pode ser um comunicado, uma circular ou uma carta aberta; também é aconselhável montar uma pequena cerimônia para enfatizar a importância e o significado do 5S e de seus conceitos para a empresa inteira, para os grupos de funcionários e para as pessoas de forma individual e particular.

É interessante que nessa cerimônia se incentive e instigue as pessoas a adotarem o 5S também em suas casas e em suas vidas. Lembre-se que é uma filosofia que deve permear os valores pessoais para que provoque mudanças definitivas no comportamento das pessoas e não apenas sua aquiescência passiva.

2.3.4 Treinamento do grupo responsável

Ballestero-Alvarez (2010, p. 282), para o treinamento do grupo responsável pelo 5S são realizadas diversas atividades: uso de literatura específica esclarecedora; montagem de folhetos explicativos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com