TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa 5s

Pesquisas Acadêmicas: Programa 5s. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

5S

O programa 5S tem como finalidade aprimorar as habilidades de um trabalhador ou de toda a equipe pertencente à produção de uma empresa tornando-os mais objetivos e assim as metas traçadas anteriormente serão atingidas com mais eficiência e eficácia.

Surgiu em meados de 1950 no Japão com o objetivo de organizar e limpar a sujeira deixada nas logo após o fim da segunda guerra mundial. Com a utilização deste foi possível que todo o país devastado até então fosse reerguido.

Com o sucesso da implantação do 5S no Japão, outros países começaram a propagar o sistema por decorrência de várias situações organizacionais sendo que no Brasil o mesmo iniciou suas práticas no ano de 1991 atingindo primeiramente o ramo empresarial, visando à otimização dos custos, redução do desperdício e aumento significativo da produtividade. O 5S é composto por:

1º Seiri – Senso de utilização

2º Seiton – Senso de organização

3º Seiso – Senso de limpeza

4º Seiketsu – Senso de saúde

5º Shitsuke – Senso de autodisciplina

KAISEN

Kaisen significa “mudança para melhor”, onde os japoneses utilizaram como base a Administração Clássica de Taylor visando à melhoria contínua, não somente para dentro da organização como também melhorias para o próprio trabalhador.

Para o Kaisen viver de forma satisfatória significa ter estabilidade financeira e emocional em um ambiente de trabalho harmônico, simples e funcional proporcionado pela organização buscando melhorias diárias. Considerada também uma filosofia, o Kaisen pode ser traduzido na seguinte frase “Hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje.”.

Um exemplo prático da utilização e eficiência do Kaisen é o sistema de produção da Toyota que se tornou mundialmente famosa por ter dado origem a este conceito de qualidade tão utilizado atualmente pelas grandes organizações.

POKA-YOKE

O Poka-Yoke é uma metodologia que visa evitar que os erros cometidos durante o processo produtivo se tornem defeitos buscando sempre a eliminação de suas origens. Traduzindo que dizer “prova de erros” e faz parte dos conceitos utilizados no sistema de produção da Toyota, no Japão, por volta dos anos 60.

É um sistema econômico, pois reduz os custos que seriam destinados para o controle de qualidade, já que os erros são rapidamente identificados e reparados em 100%, sendo combatidos antes que o processo produtivo continue acarretando altos prejuízos para a organização.

Poka-Yoke pode ser dividido em duas modalidades, sendo elas de controle ou advertência descriminados abaixo:

Controle – É utilizado quando a linha de produção para de funcionar quando um erro é detectado, travando toda a continuidade do processo caso o mesmo não seja reparado.

Advertência – É utilizado quando se emite alarmes ou qualquer outro tipo de sinal, podendo ser sonoro ou não, alertando para que os operadores identifiquem o erro.

MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com