TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa De Conservação Auditiva

Casos: Programa De Conservação Auditiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  470 Visualizações

PCA - Programa de Conservação Auditiva

O Programa de Conservação Auditiva tem como principal objetivo, a prevenção da audição do indivíduo, sendo ele portador ou não da perda auditiva. Para tanto, as ações estabelecem diretrizes para identificar, prevenir e controlar o risco de exposição ao nível de pressão sonora elevado, buscando deste modo, evitar a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais nos empregados.

O PCA (Programa de Conservação Auditiva) reúne um conjunto de medidas técnicas, distribuídas e mantidas ao longo do tempo, que agem de forma integrada na melhoria das condições de trabalho. O desenvolvimento do programa é contínuo, de caráter sistêmico e organizado pela empresa sob sua responsabilidade, sempre que for feito o levantamento do NPS (Nível de Pressão Sonora) em níveis elevados, como um dos agentes de riscos apresentados pelo PPRA.

Para a viabilização do PCA, é necessário o envolvimento dos profissionais da área de saúde e segurança, das gerências envolvidas e de recursos humanos da empresa, da CIPA e dos empregados.

A fim de evitar a redução dos limiares auditivos e outros danos à saúde em geral são aplicadas pela área de Saúde Ocupacional, ações como o monitoramento de exposição ao Nível de Pressão Sonora, gerenciamento audiológico, medidas de controle e treinamentos para empregados envolvidos no programa. A característica multidisciplinar do PCA permite que habilidades, conhecimentos e experiências sejam aproveitados ao máximo, integrando os empregados expostos e promovendo seu bem-estar dentro do ambiente de trabalho.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com