TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa De Leitura

Trabalho Escolar: Programa De Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Guerra do Paraguai (1864-1870)

-A Guerra do Paraguai foi o mais longo e sangrento conflito ocorrido na América do Sul.

Durante 5 anos, o Brasil, a Argentina e o Uruguai, apoiados financeiramente pela Inglaterra, travaram esta batalha que traria sérias consequências.

-O Paraguai - juntamente com a Argentina e o Uruguai - estavam sob o domínio espanhol e faziam parte do vice-reino do Prata. Não tinha acesso direto ao mar, o rio da Prata era seu principal meio de contato com o mundo exterior e dependia de Buenos Aires, que controlava o estuário.

-Para não ser dependente do exterior, o Paraguai desenvolveu uma política interna iniciada pelo ditador Francia e aprimorada pelos seus sucessores - Carlos Antônio López e seu filho Francisco Solano López.

-Francia transformou latifúndios em fazendas do Estado, diversificou a economia, monopolizou o comércio exterior e confiscou as propriedades dos grandes empresários rurais. Seus sucessores mantiveram e ampliaram essa política que trouxe como conseqüência uma economia sólida e uma força militar considerável.

-O Paraguai era um dos países mais desenvolvidos da América do Sul, se equiparava aos Estados Unidos do mundo atual. Todo esse avanço amedrontava os ingleses que estavam à procura de novos mercados consumidores.

-Brasil e Argentina estavam integrados à nova ordem mundial dominada pela Inglaterra; mas o Paraguai não estava.

-Em 1º de maio de 1865, Brasil, Argentina e Uruguai formaram a Tríplice Aliança apoiados pelos ingleses.

Por causa das péssimas condições do exército brasileiro (mal organizado e pequeno) o Brasil recorreu à Guarda Nacional e aos Voluntários da Pátria para enfrentar o Paraguai.Nas batalhas que se seguiram os aliados saíram vencedores.

-Em 1866, um desentendimento entre Uruguai e Argentina fez com que esses dois países se retirassem da Guerra e deixassem o Brasil lutando sozinho no conflito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com