TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa De Qualificação De Professores Da Rede Pública De Educação Básica – ProEB

Por:   •  15/12/2023  •  Ensaio  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 8

CARTA DE INTENÇÃO

AO MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL – PROFSOCIO

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - NÍVEL DE MESTRADO

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA – ProEB

Seção 1: Descrição da trajetória profissional e acadêmica do(a) candidato(a)

Prezada Banca Avaliativa do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Eu, MARIA ROSIANE DA SILVA LIMA, candidata a aluna da Pós Graduação Stricto Sensu em Nível de Mestrado, no Programa para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB), venho apresentar algumas das razões pelas quais sou candidata a uma vaga no referido curso.

Sou graduada em História e Pedagogia e pós-graduada em .Pedagogia, Análise Comportamental Aplicada ao Autismo e Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Médio. Além disso, possuo experiência como professora em escolas da região noroeste de Mato Grosso, o que me  proporcionou vivências sobre a realidade educacional local.

Durante minha carreira, tenho me dedicado intensamente ao desenvolvimentodos estudantes, participando de cursos, palestras e workshops sobre práticas pedagógicas inovadoras, metodologias ativas de ensino, tecnologias educacionais e formação continuada de professores.

Minha atuação sempre foi pautada pela ética, pelo respeito e pelo comprometimento com a melhoria da qualidade da educação. Tenho plena consciência dos desafios que o Mestrado Profissional vai trazer e contudo eu estou preparada  para enfrentá-los com dedicação e proatividade.

Em meio ao turbilhão de escolhas que a vida nos apresenta, sempre tive uma certeza clara: minha paixão pela aprendizagem e minha busca incessante pelo conhecimento. Ao longo dos anos, minha trajetória formativa foi delineada por um desejo de adquirir diversas formações acadêmicas,vislumbrando uma visão holística e multifacetada da educação.

Tudo começou com a minha formação em História. Desde cedo, fui fascinado pelas narrativas do passado e pela possibilidade de compreender como os eventos históricos moldaram o mundo ao nosso redor. Através dessa graduação,desenvolvendo habilidades críticas e analíticas, essenciais para interpretar e contextualizar informações.

No entanto, minha sede por conhecimentos não se limitava apenas à História. Percebendo a importância da educação como um pilar fundamental para a sociedade , decide embarcar na Licenciatura em Pedagogia ia. Foi nesse momento que compreendi que a educação é uma ferramenta poderosa para as transformações sociais . Durante esse período,aprofundei meu entendimento sobre teorias pedagógicas,metodologias educacionais de ensino e o impacto da educação nas formações individuais.

Determinado a expandir minha formação acadêmica, busquei aqui diversas graduações complementares. Em meus estudos, me deparei com a Filosofia, uma disciplina que me trouxe uma nova perspectiva de vida e consciência sobre a vida. Por meio dessa formação, aprimorei meu pensamento crítico, reflexivo e filosófico, o que influenciou diretamente minha maneira de abordar e compreender o mundo.

A fim de aprimorar meus conhecimentos e me especializar em áreas específicas da   educação infantil, prosseguir com pós-graduação de diferentes campos. Ao longo desse percurso, mergulhei em cima de estudos sobre gestão educacional, psicologia da educação, a inclusão escolar e outras temáticas relevantes para o cenário educacional  contemporâneo.

Cada experiência em cada disciplina estudada me proporcionaram conhecimentos valiosos que, hoje, se convergem em um conjunto de habilidades e competências essenciais para minha prática profissional. À medida que relembro a minha jornada,não reconheço que elas não teria sido possível sem o apoio e incentivo de Professores, familiares, amigos, todos contribuíram para que eu chegasse até aqui e, incapaz de aprisionar, meus sonhos e me encorajando a seguir em frente.

b) Seção 2: Proposição de tema do Trabalho de Conclusão de Curso, identificando-o claramente a uma das linhas de pesquisa do PROFSOCIO e justificando-o a partir da ementa da referida linha (conforme ANEXO 2) e referencial teórico (conforme ANEXO 1)- (de 2 a 4 laudas);

A sociologia surge num contexto de pós revolução industrial em que as relações do trabalho se modificaram na medida em que foram acontecendo mudanças também na sociedade. No século XIX a busca por respostas pela desintegração social devido a modificação causada pelo capitalismo moderno influencia no surgimento da disciplina, e assim desse campo educacional surge a investigação e os objetos de estudo da sociologia, como: “a sociedade, sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações a fim de manter ou alterar as relações de poder nela existentes”.

Uma nova revolução, agora tecnológica surge no século XXI, reorganizando a forma de ver o mundo, de se relacionar, o mundo do trabalho, e a sociedade que vivencia um avanço cada vez mais rápido perpassa pelo espaço escolar. Os estudantes dessa geração não conseguem se dissociar do pensamento pós moderno de liquidez da realidade, porém nem Baumam poderia imaginar o quanto as coisas seriam superficiais, líquidas e de uma velocidade sem precedentes históricos.

A atenção despendida com os jogos eletrônicos e as redes sociais nunca atingiu um nível tão alto de satisfação ilusória, momentânea, e as doenças psicológicas estão ocupando o ranking dos problemas enfrentados na escola. Apesar desse texto não se tratar de saúde mental da população jovem, o avanço e acesso às tecnologias digitais tem influenciado as relações sociais, a forma de aprender, a forma de ser e estar no mundo.

A escola, o espaço de amadurecimento e desenvolvimento do saber, está se modificando. Enquanto os jovens se vêm sobrecarregados de estímulos eletrônicos, os espaços educativos insistem em trazer para a sala de aula o que há de mais tradicional em educação, contudo, e mesmo com estudos recentes mostrando que o modo antigo continua funcionando, os espaços que pagam os melhores salários dependem de habilidades que a educação básica ou os cursos técnicos ainda não conseguem aplicar em seus currículos.

Na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) a sociologia se apresenta, juntamente à História, Geografia e a Filosofia, na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, no ensino médio com o objetivo de observar as...

[...] transformações nas formas de participação dos trabalhadores nos diversos setores da produção, a diversificação das relações de trabalho, a oscilação nas taxas de ocupação, emprego e desemprego, o uso do trabalho intermitente, a desconcentração dos locais de trabalho, e o aumento global da riqueza, suas diferentes formas de concentração e distribuição, e seus efeitos sobre as desigualdades sociais. Há hoje mais espaço para o empreendedorismo individual, em todas as classes sociais, e cresce a importância da educação financeira e da compreensão do sistema monetário contemporâneo nacional e mundial, imprescindíveis para uma inserção crítica e consciente no mundo atual. Diante desse cenário, impõem-se novos desafios às Ciências Humanas, incluindo a compreensão dos impactos das inovações tecnológicas nas relações de produção, trabalho e consumo. (BRASIL, 2017)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com