TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa Do 5S

Artigo: Programa Do 5S. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 7

1.0 - O que é o programa 5s

É uma filosofia de trabalho que busca promover a disciplina na organização através da consciência e responsabilidade, é uma ferramenta administrativa que auxilia na implantação da qualidade, organização e otimização do ambiente de trabalho e dos processos nas empresas, o programa 5S visa conscientizar todos da organização da necessidade e da importância da qualidade no ambiente de trabalho.

2.0 - Origem do 5S

Criado no Japão após a segunda guerra mundial (na década de 50) com objetivo de auxiliar na restauração do pais, e na reorganização de suas industrias , melhorando a produção devido a alta competitividade da pós guerra, no Brasil foi lançado formalmente em 1991 através da fundação Christiano Ottoni , no inicio de sua aplicação apenas os três primeiros ‘s’ eram abordados, tendo sido incorporado depois o quarto e o quinto.

3.0 - Conceito de 5s

Se sua empresa busca acompanhar mudanças econômica mundial ela precisa buscar o aumento de produtividade e redução de custos através de uma manufatura enxuta e ambiente adequado de trabalho.

A implantação do 5s ira resultar em melhorias de qualidades e otimização em qualquer empresa, independentemente do ramo ou porte, o programa 5s visa conscientizar a todos a importância da qualidade no ambiente de trabalho.

Trata-se de uma filosofia de uma nova cultura que necessita contar com o comprometimento e participação das equipes de trabalho para gerar os resultados esperados.

Ambientes limpos, organizados e bem estar proporcionando condições para uma maior produtividade.

4.0 - Significados dos 5s

4.1-Senso de utilização: ter senso de utilização é identificar matérias, equipamentos, ferramentas, utensílios necessários e desnecessários, descartando ou dando a devida destinação aquilo considerado desnecessário ao exercício das atividades.

4.2-Senso de ordenação: ordenação é definir locais apropriados e critérios para guardar ou dispor matérias, equipamentos, ferramentas e utensílios de modo facilitar o seu uso e manuseio, popularmente significa “cada coisa no seu devido lugar”.

4.3-Senso de limpeza: senso de limpeza é eliminar a sujeira ou objetos estranhos , o mais importante neste conceito não é o ato de limpar mas o ato de não sujar, identificar a fonte de sujeira e as respectivas causas de modo evitar que isto ocorra.

4.4-Senso de asseio: senso de asseio significa criar condições favoráveis a saúde física e mental, garantir ambiente não agressivo, ter um comportamento ético, cultivando um clima de respeito mutuo nas diversas relações.

4.5-Senso de autodisciplina: autodisciplina é desenvolver o habito de observar e seguir normas, regras, procedimentos, atender especificações, seja elas escritas ou formais.

Não se trata pura ou simplesmente de uma obediência cega, submissa, “atitude cordeiro” como pode parecer. É importante que seu desenvolvimento seja resultante do exercício da disciplina inteligente que é a demonstração de respeito a si próprio e aos outros.

5.0 - O 5s e os padrões operacionais

Padrões operacionais são descrições que especificam os métodos, procedimentos e condições de trabalho de tal forma que ao serem adotados ,a qualidade requerida ao resultado do trabalho possa ser obtida, não descrevem apenas sequências de tarefas ou ações, mais devem especificar também os recursos necessário para sua execução.

A repetitiva do resultado das tarefas não é assegurada sem a existência de padrões operacionais a serem seguidos, constituindo isto uma das etapas das etapas da jornada em busca da produtividade, conduz, portanto para uma redução de erros e falhas consequentes eliminações de desperdício, seja de tempo, energia ou materiais .

É difícil consolidar a adoção de padrões operacionais em ambientes e situação de desordem relativa a equipamentos , peças , matérias , ferramentas etc. Da mesma forma , a existência de objetos estranhos, poeira , lama , lixo , aparas e outros nos locais de trabalho, podem não somente influenciar negativamente na saúde e integridade dos executantes como também causar danos, defeitos e falhas.

Deste modo, o sucesso na adoção de padrões operacionais podem ser obtidos somente após estabelecidos os padrões ambientais de utilização, orientação e limpeza, bem como desenvolvimento do senso de asseio e educação para execução dos padrões, disciplinadamente . Em outras palavras, a adoção dos conceitos de 5 s.

6.0 - O 5s e a eficiência no trabalho

Observe que a identificação dos itens necessários no local de execução da tarefa, o descarte dos itens desnecessários, a disposição destes itens em locais próximos ao uso ou aplicação do mesmo modo que qualquer pessoa possa reconhecer e localizar facilmente, a facilidade de acesso e retorno ao local após uso, a limpeza, a disciplina em manter o ambiente organizado, constituem ações que eliminam este desperdício e aumentam a eficiência do trabalho.

7.0 - O 5s e a segurança no trabalho

Objetos desnecessários nos locais de trabalho podem ser agentes causadores de acidente. A definição de área para trânsito de pessoas, carga e de matérias indicadas claramente, sinalização adequada de áreas são ações de prevenção de acidentes .

A regulamentação de uso/manuseio de materiais perigosos, avisos de advertência com sinalização visíveis são fundamentais para cada pessoa possa visualmente reconhecer e conduzir ações seguranças nos locais de trabalho.

Obstáculos próximos ou obstruídos saídas de emergência ou extintores de incêndio, devem ser removidos para permitir ações rápidas em caso de emergência. A Identificação locais perigosos e riscos ao ambiente de trabalho é o primeiro passo para adoção de medidas corretivas (eliminação de poeira,fumaça,mau cheiro, excesso de umidade e calor etc. ) buscando contribuir para a manutenção de saúde e integridade das pessoas.

8.0 - A prática do 5s

Praticar o 5s é praticar ‘’ Bons Hábitos ‘’ ou ‘’Bom Senso’’. As atitudes e hábitos decorrentes da pratica do 5s vão se chocar com os nossos hábitos e atitudes incorporados na nossa maneira de ser agir. É a dificuldade de romper com os conceitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com