TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de Profissões para TVDI

Por:   •  3/12/2015  •  Artigo  •  2.632 Palavras (11 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

As pessoas estão em constante mudança. Não sabem o que querem para o futuro, ás vezes nem para o presente. Não sabem se o que lhe faz bem hoje, fará amanhã. Assim como o mundo, as pessoas são imprevisíveis. Nossos gostos, pensamentos, opiniões, o que nos satisfaz. Tudo muda, sempre. De que maneira as pessoas chegam próximo a sua satisfação pessoal? Entendemos que é através de escolhas corretas. Mas para que as pessoas possam escolher algo entre diversas opções que tem a premissa de tornarem aquele indivíduo realizado, é necessário que ela conheça a fundo sobre todas essas opções, para comparar e escolher a melhor. E é nisso que nos baseamos ao iniciar este projeto, orientar as pessoas qual área profissional seguir, de modo que isso lhe satisfaça também no âmbito pessoal. Através de um programa de televisão digital interativa, abordaremos questões profundas em torno das mais diversas áreas profissionais presente hoje na sociedade. O aprofundamento desta área se baseará em pilares como, rotina profissional, ambiente/formação acadêmica, variações profissionais em torno daquela área de estudo, etc. Utilizaremos de demonstrações cotidianas, que foram impactadas por aquela área ou profissional do segmento. Apresentaremos opiniões diversas de profissionais experientes, novos, estudantes, acadêmicos e o mais variado público que fomenta e mantém aquele setor, segmento ou área educacional. Entendemos que os programas orientacionais presentes na mídia televisiva, apresenta uma linguagem um formal e técnica, dificultando assim a reflexão e entendimento do telespectador. Abordaremos essa questão de forma mais “leve”, baseadas em canais de Youtube, que utilizam de uma linguagem mais informal, porém tão efetiva tecnicamente quanto a linguagem abordada na Televisão.

Além do conteúdo e os propósitos levantados, utilizaremos de interações online durante a programação, visando criar uma dinâmica com o telespectador de modo que isso auxilie em sua assimilação do conteúdo e crie um vínculo maior com o projeto que vai além do “apenas assistir”.


Metodologia

Ao iniciarmos este projeto, utilizamos como base as experiências culturais e profissionais de cada membro do grupo, tomando assim como diretriz a escolha do objetivo do projeto, que é orientar e apresentar informações de diversos pontos de vista em relação a uma área profissional, dando a opção da pessoa ter o conhecimento em torno de um segmento e escolher aquele que mais se adequa ao seu ser. Entendemos que as pessoas, ao escolher uma etapa tão importante de suas vidas, que são as escolhas de carreira, acabam escolhendo “no escuro”, muitas vezes fazendo com que a pessoa ou se torne um profissional infeliz ou desista inúmeras vezes até se achar em torno do que lhe satisfaz. Baseado nessas suposições, realizamos uma pesquisa de campo entre os dias 10/09/2015 até o dia 17/09/2015, visando entender a situação das pessoas em relação a essa experiência da escolha e da satisfação profissional.

Através da divulgação online em diversos grupos acadêmicos, profissionais e de entretenimento, do Facebook, e compartilhamento através dos perfis pessoais dos membros do grupo, tivemos uma amostra de 255 pessoas, com uma média de idade de 24 anos de idade. O formulário foi estruturado de modo que nos apresente, de maneira qualitativa, o meio social/acadêmico que a pessoa está inserida, o que levou ela a escolher a profissão que lhe faz bem, se ela já esteve em um momento de troca de carreira e o que fez com que ela realizasse esta troca.

Com esses dados, analisaremos as conjunturas e relações sociais e comportamentais dos entrevistados, e entendermos o público mais carente em relação a orientação aprofundada de carreira e descontrução de paradigmas em torno de profissões e áreas do mercado profissional.


Análise Quantitativa

O público maior da amostragem foi do Sexo Feminino, com 59,80% da pesquisa. Não há fatores determinantes que justifiquem esse fato, levando em conta que o método de divulgação e coletagem dos dados foi feita de forma online e imparcial. De qualquer maneira, esta informação não afeta de maneira significativa a continuidade do projeto, no máximo serve como parâmetro para alinhar o método de linguagem que será utilizada ao transmitir o conteúdo. [pic 1]

[pic 2]

Neste campo, já é um dado relevante para planejarmos o conteúdo e o método do projeto geral. A estruturação da questão, foi elaborada de modo que nos deixe situados se as pessoas que responderam a pesquisa, tinham plena certeza de sua escolha profissional no momento em que tomou a decisão de que era aquilo que queria seguir. Apesar de 53,70% das pessoas afirmarem que tinha certeza do que queriam ao escolher, o indíce negativo ainda é alto e atinge uma parcela significativa de pessoas. Portanto, através desse dado, ficou claro a necessidade de orientar as pessoas em relação a aquela escolha que ela tomará.

[pic 3]

Este gráfico apresenta os meios acadêmicos que os entrevistados participaram no Ensino Médio, que costuma ser momento critíco de escolha profissional imposto pela sociedade moderna. 45,30% dos entrevistados afirmam terem cursado o Ensino Médio em Escola Pública, seguido de 39,10% de estudantes de Escola Particular. A métrica em torno deste dado, levanta a questão em relação ao meio social em que o entrevistado possa estar inserido e se aquilo intereferiu na escolha correta da área profissional que se indentifica. Serão feitas análises interligando os dados de modo que fique mais visível a relevância do meio para a escolha/definição das pessoas.


 

Com qual idade começou pensar em uma profissão a seguir?

Com quantos anos você decidiu seguir essa profissão?

MÉDIA

15

18

Estas duas questões, visam o entendimento de com quantos anos as pessoas iniciam o pensamento em torno de uma profissão/carreira e com quantos anos aquela ideia se torna uma decisão concreta. Percebe-se que a faixa etária de decisão profissional, é na fase do Ensino Médio escolar. Sabendo disso, foi definido que o público alvo deste projeto, se concretizará nos jovens entre 15 e 18 anos, de qualquer gênero e classe social. Através deste dado, definiremos o modelo visual, de modo que se torne um programa de relevância para o público e com uma linguagem clara e objetiva em relação ao conteúdo que pretendemos passar, sem deixar de informar da maneira que o público está acostumado e de orientar e educar através do conteúdo televisivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (186.7 Kb)   docx (62.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com