TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de rádio

Por:   •  5/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.646 Palavras (11 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 11
  1. PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO 2015

“ A alegria não chega apenas no encontro   do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”

                                                                                                                       Paulo Freire 

1 – APRESENTAÇÃO

A  educação está totalmente vinculada aos meios de comunicação de massa. O uso da tecnologia nos espaços informais de ensino, cada vez mais, tem contribuído no processo de aprendizagem de adolescentes e jovens e estimulado a inserção social. Esses ambientes revelam que os aprendizados vão além dos limites de sua utilização no sentido político, pedagógico e didático.

O conhecimento está cada vez mais globalizado e dinâmico o que torna impossível  ignorar a presença da mídia  no cotidiano escolar. Dessa forma, a integração da comunicação com a educação está se legitimando como um importante campo interdisciplinar de ação e reflexão frente ao desenvolvimento da sociedade midiática, das novas tecnologias da comunicação,  da informação e do deslocamento da escola como fonte privilegiada do conhecimento. Entendemos que a escola, em todos os níveis e em todos os aspectos de trabalho desenvolvidos, tem como preocupação maior a compreensão e apreensão de conceitos e a construção do conhecimento que permitem ao aluno aprender as relações existentes na sociedade.

Assim a escola deve urgentemente pensar em seu papel educativo frente às tecnologias de informação, pois através delas muitas portas são abertas, muito conhecimentos  são  disseminados. Uma rádio na escola levará os alunos a buscarem cultura e a participarem da construção da sua rede de conhecimento de uma forma prazerosa, envolvente a qual possa seduzi-los a aprender  intensamente, sempre levando em consideração seus anseios e expectativas frente à sociedade e o mercado de trabalho.

2– JUSTIFICATIVA

Para fazer  um ensino atraente  o conteúdo deve ser desafiador, relacionado com a vida e os interesses dos jovens. Além da  construção de um conhecimento sólido e eficaz, bem como o desenvolvimento pleno do senso crítico dos alunos, devemos inserir de forma ampla e abrangedora a mídia na escola.  Segundo Paulo Freire, “se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. A citação nos remete a uma reflexão  sobre a importância da educação na transformação da sociedade e dos cidadãos que as forma. E ambos se transformam constantemente. Seja pela educação, seja pelas novas tecnologias que na maioria das vezes, se desenvolve, desenfreadamente a frente dela.

Com isso, viabilizar uma rádio na escola torna o acesso à informação e ao conhecimento mais próximo do que os educando esperam da escola. Dessa forma os professores e alunos podem trocar experiências, fazer e conceder entrevistas, fazer comentários e debates, o que possibilitará que a comunicação na escola deixe de ser verticalizada, onde o professor fala e os alunos ouvem, para ser comunitária e participativa. Nessa perspectiva poder-se-á transformar os recursos disponíveis na escola em material didático e totalmente influente na formação dos alunos, como cidadãos participativos e críticos. No que diz respeito à apropriação da cultura, Garcia Canclini entende que uma verdadeira revanche cultural vem ocorrendo pelas mãos dos próprios usuários e receptores dos  meios o que faz com que essas práticas sejam verdadeiros diamantes para a localidade.

Portanto fazem-se  necessários de 15 a 20 minutos para a realização das atividades e programações realizadas pelos alunos durante o intervalo do recreio.

O Projeto da Rádio Pedagógica na Escola funcionará em 2015, onde os alunos acompanhados por um  professor  de linguagem organizará  a programação que será diária

Diante do exposto,  há a necessidade de contratação de um professor(a) da área de linguagem (Projeto EDUCOM  Rádio), para atender à Rádio Escola. Pois esse profissional colaborará  na  organização do espaço da rádio, bem como no cronograma da programação da mesma, acompanhando de perto a programação das turmas, sugerindo, colaborando, enfim criando um clima e um espaço adequado para a utilização da  rádio, inclusive adequando a  programação, de acordo com a faixa etária dos alunos, preferências, sugestões, buscando ideias e meios com a Rádio local, para assim fazer da rádio escola cada vez mais um espaço de programação agradável e atrativa a toda a Comunidade Escolar. Um espaço que leve informação, dicas, conhecimento, diversão, etc. Será um trabalho de valorização da realidade das comunidades. E, a partir disso, os jovens começam a conhecer melhor a cultura local, a escola, a família e a comunidade. Os temas quase sempre são desafios enfrentados diariamente na luta pela sobrevivência. Dessa forma, a falta de água, o desemprego, a desigualdade social, a cultura,  ganharão destaques nas produções.

3. OBJETIVOS

3.1 – OBJETIVO GERAL

Incentivar os alunos e professores a desenvolverem programações criativas e inovadoras no Projeto Rádio Educomunicação  com objetivo de criar momentos de lazer, entretenimento e informação na hora do intervalo que é de quinze minutos diariamente.

3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Superar a visão estática da escola;
  • Participar plenamente na construção do conhecimento escolar;
  • Estudar dados e informações curiosas;
  • Buscar dados e informações em entrevistas realizadas pelos mesmos;
  • Desvincular o aprendizado da sala de aula;
  • Perceber o quanto à escola pode ser um ambiente mais aprazível;
  • Incentivar a participação dos alunos nas programações;
  • Focalizar o aprendizado efetivo;
  • Abrir oportunidades dos alunos colocarem em prática suas ideias;
  • Tornar possível a divulgação de notícias interessantes aos discentes;
  • Possibilitar a diversão responsável na escola;
  • Conscientizar os alunos sobre assuntos polêmicos;
  • Contratar um profissional da área de linguagem para atender na rádio.

4 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Educomunicação vem firmando-se no Brasil como campo de estudo para

pesquisadores. No núcleo de Comunicação e Educação - NCE, da Escola de Comunicações e Artes da USP, sob orientação do professor Ismar de Oliveira Soares pesquisas estão sendo ampliadas e sistematizadas. Uma pesquisa realizada de 1997 a 1999 (Soares 1999) entre estudiosos e profissionais de Comunicação e de Educação do Brasil e de toda a América Latina mostrou que o campo da interrelação comunicação/educação legitima-se como importante novo campo interdisciplinar de conhecimento e aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (162.8 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com