TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação

Pesquisas Acadêmicas: Programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1:

Dentre as linguagens de programação existentes nem todas abordam os conceitos da Programação Orientada a Objetos. Uma das linguagens que seguem esses conceitos é o Java. Em relação a essa linguagem, que é a que utilizamos na nossa disciplina, responda e justifique as questões abaixo, confirmando ou negando cada questão. (2,5 pontos)

a. O Java possui 8 tipos primitivos de dados, que são int, char, long, double, float, byte, short e String?

b. Podemos afirmar que os operadores lógicos em Java E, OU e NÃO são representados respectivamente por &&, ||, ! ?

c. Quando queremos comparar o conteúdo de uma variável do tipo String, o correto é utilizarmos o método equals (ou equalsIgnoreCase) no lugar de usarmos os símbolos = =. No entanto há ainda outra forma de se comparar o conteúdo de uma String. Essa outra forma é utilizando o método compareTo?

d. Um objeto é instanciado em Java por meio do operador instanceof?

e. Podemos afirmar que em Java um método não pode chamar ele mesmo, uma vez que caso isso ocorra o Java aponta uma mensagem de erro?

Questão 2:

Nos tópicos finais da nossa unidade de aprendizagem pudemos conhecer um importante conceito da orientação a objetos: ASSOCIAÇÃO. De forma a trabalhar este conceito desenvolva um programa que resolva o problema abaixo:

Um clube esportivo necessita de um programa para o cadastro de sócios. Os dados fornecidos pelos sócios no momento da inscrição são o nome, endereço, telefone e os dados de um amigo, que ficarão armazenados junto aos dados dos sócios. Os dados do amigo são nome e ano de nascimento.

O clube pretende realizar torneios de futebol para os amigos dos sócios, de forma a divulgar a estrutura do clube. Para isso deseja convidar os amigos para participar dos torneios. O primeiro torneio a ser realizado será de futebol para os amigos de sócios nascidos entre 1960 e 1970.

Você deve fazer um programa que permita cadastrar os dados dos sócios deste Clube (para efeito de teste a quantidade pode ser 5). O programa deve ter um menu com a opção para o cadastro dos dados do sócio (nome, endereço, telefone e dados do amigo) e outra opção para uma listagem dos amigos dos sócios que nasceram entre 1960 e 1970, com o nome do respectivo sócio. (3,5 pontos)

Questão 3:

A classe abaixo, utilizada para comparar dois valores, possui erros na compilação. Identifique e aponte os erros, fazendo a correção da classe. (2,0 pontos)

class Exercicio {

double numero1, numero2;

public double verificaMaior() {

if (numero1 > numero2)

return true;

else

return false;

}

public void mostraMenor() {

if (numero1 < numero2)

return numero1;

else

return

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com