TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer 1 RELATORIO FINAL

Trabalho Universitário: Prointer 1 RELATORIO FINAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  3.039 Palavras (13 Páginas)  •  1.141 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

O Projeto Interdisciplinar PROINTER – Relatório Final tratou de três assuntos específicos: contextualização da pesquisa, fundamentação teórica e a análise e interpretação de dados.

A contextualização da pesquisa apresentou a FOCUS, empresa criada no relatório parcial, seus integrantes e objetivos da empresa. Tratou a cerca de onde foram retirados todos os dados para desenvolver cada passo do relatório, através das experiências pessoais e reais, e as pesquisa no PLT Anhanguera. Foi enfatizado a descrição da situação pesquisada (nome do negócio, produto, localização, fundamentos da empresa e os aspectos técnicos) e os aspectos de viabilidade (mercadológica, técnica, financeira, administrativa e organizacional).

Citamos através deles dois tópicos da descrição da situação pesquisada, no caso a oportunidade e a ameaça, comprovando o que escrevemos com a palavra dos mesmos. A viabilidade mercadológica e a viabilidade administrativa e organizacional também foram abordadas.

Na análise e interpretação dos dados explana os dados obtidos através da análise SWOT. Os pontos fortes e fracos bem como as oportunidades e ameaças foram aprofundadas com ênfase nos pontos fracos e ameaças, procurando mostrar medidas tomadas pra resolver ou amenizar as mesmas.

A viabilidade mercadológica demonstrou de que forma a quem o serviço veio atender, a viabilidade técnica traz todas as informações do serviço e quais os integrantes com conhecimento sobre o mesmo. A viabilidade administrativa e organizacional apresentou os integrantes do empreendimento, suas qualificações e seus objetivos e metas. E por fim a viabilidade financeira demonstra a realização e o sucesso do empreendimento.

Conteúdo

RESUMO 2

INTRODUÇÃO 4

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA 5

EMBASAMENTO TEÓRICO 7

ANALISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS 9

CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES 11

ANEXOS 12

Referências Bibliográficas 16

INTRODUÇÃO

Esse Projeto Interdisciplinar vem dar continuidade ao relatório parcial apresentando de forma técnica e teórica de como foi baseado e pesquisado todos os dados do projeto anterior.

Através da contextualização da pesquisa vem apresentar a empresa, ressaltar seus objetivos e abordar a metodologia empregada no desenvolvimento do relatório parcial. A fundamentação teórica mostra através da palavra de renomados autores, os conceitos que pela equipe foram utilizados.

E por fim através da análise e interpretação de dados foi aprofundado a análise SWOT, desenvolvendo os pontos fortes/fracos, bem como as oportunidades/ ameaças, justificou todos os dados descritos no relatório parcial a cerca dos aspectos de viabilidade.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

FOCUS CONSULTORIA LTDA

1. Karla Scannerini (Administração);

2. João Silva (Gerente Atendimento/Vendas)

3. Maria Pereira (Coleta de Dados)

4. Ana Silveira (Processamento)

5. Julio César (Financeiro)

6. Marta de Paula (Analista)

Reconhecer as equipes e garantir a autonomia responsável rumo ao sucesso. Este empreendimento tem como principal objetivo, ser o projeto de vida profissional e financeiro de todos.

A FOCUS é uma empresa de pesquisa e consultoria e tem por objetivo oferecer soluções inovadoras na formatação de pesquisas de mercado e opinião pública. As metodologias empregadas na construção desse projeto foram as mais diversas: a empresa foi baseada na experiência real de vida da discente Karla Scannerini que trabalha nesse nicho desde 2007. Para desenvolver os fundamentos da empresa (visão, missão, valores, princípios, objetivos e fatores chaves e/ou críticos de sucesso - FCS) e a viabilidade técnica (tecnologia utilizada, fonte de tecnologia e matérias-primas), foi feito um levantamento em sites da Abep e Esomar que são os A escolha do empreendimento foi baseada na tele aula 01 Tema 02 – Identificando Oportunidades, nas páginas 54 – Avaliando uma Oportunidade e página 61 – Um roteiro para a análise de oportunidades do PLT de Empreendedorismo da Anhanguera. Os aspectos técnicos da empresa, nome do negócio, necessidade de espaço e tamanho do negócio foram todas criadas em discussões entre os empreendedores envolvidos no negócio. Aspectos da viabilidade mercadológica tais como: oferta, demanda, estratégia de marketing, oportunidades ou ameaças, principais clientes e as técnicas como a infraestrutura, instalações, localização e custos do empreendimento foram criados pela discente Karla Scannerini, baseado na sua experiência real.

A viabilidade administrativa e organizacional (habilidades, competências, valores e motivações) foi baseada nas experiências de vida pessoal de cada integrante, no capítulo 06 do PLT Anhanguera página 136/137 – Equipe Gerencial e na lâmina Criando um plano de negócio eficiente.

Na viabilidade financeira o custo foi calculado através de pesquisas em vários setores e todos os itens necessários descritos na viabilidade técnica para abertura do negócio, bem como para termos noção exata de um custo mais próximo do real e assim dar mais veracidade ao nosso projeto. As fontes de financiamento escolhidas foram as que melhores condições ofereceram dentro da pesquisa nos bancos e instituições privadas e pela orientação no capítulo sete do PLT Anhanguera de Empreendedorismo, A Busca de Financiamento nas páginas 187 onde fala sobre o investidor anjo e na página 195 que fala sobre o BNDES. A lucratividade foi baseada em uma pesquisa de qual custo fixo X valores dos projetos X estimativa de custos variáveis.

EMBASAMENTO TEÓRICO

A oportunidade foi apresentar um serviço, que desperta o interesse do público alvo, traz maior agilidade na realização das pesquisas, otimizando o fator tempo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com