TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer III relatorio final

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.086 Palavras (25 Páginas)  •  1.372 Visualizações

Página 1 de 25

PROINTER III

Curso Tecnologia em Recursos Humanos

NOME                                        RA

ADRIANA DE ALMEIDA GOMES        8977219383

BERNADETE GUEDES CORREIA        8558902025

CELIA REGINA ZULMIRO CRUZ        8905173510

ELLEN CRISTINA DE S BARBOSA        1299388188

RITA DE CÁSSIA B DE ALMEIDA        8527977893

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos

Humanos

Relatório Final

Tutor(a) Presencial: Anivelte Siqueira


1. RESUMO

        Este trabalho vem relatar e apresentar a implantação do setor de Recursos Humanos em uma empresa privada.

        O relatório que será apresentado refere-se a pesquisa de clima organizacional que foi elaborada e apresentada aos colaboradores da empresa Contacta Soluções como o objetivo de analisar os procedimentos desenvolvidos , para identificar as insatisfações da organização.

        A Contacta Soluções atua no mercado de contact center, realizando atividades referente a atendimentos telefônicos ativos e receptivos. A organização fica instalado em um cidade do interior do Rio de Janeiro e foi criada por dois amigos que hoje ocupam o cargo de sócios-diretores da organização, são responsáveis por toda a administração da empresa. A contabilidade é feito por uma empresa de contabilidade terceirizada, assim como as folhas de pagamento. Os demais colaboradores são reunidos numa mesma equipe onde todos fazem a mesma atividade, nenhum dos colaboradores tem cargos definidos através de uma descrição, estes são comandados por um supervisor e um monitor e ainda compõe esta equipe um Gerente Geral responsáveis por todos os outros.

        Apesar da empresa esta no mercado há mais de quatro anos e ainda não possui um setor de RH pois foi crescendo aos poucos e seus proprietários não tinham conhecimento na área.

        Pra estruturar o setor de RH, foram contratados dois funcionários, um denominado Gerente de RH e outro com Assistente Administrativa de RH.

        Após a pesquisa, a equipe ficou responsável por trazer soluções para todas as criticas e sugestões dos colaboradores. A Criação de um cronograma também se fez necessário, pois precisávamos colocar em pratica com prazos definidos todas as sugestões que foram orientadas.

        Nos dias de hoje, os profissionais de RH desejam recrutar e reter os melhores talentos possíveis e possibilitar a todos os colaboradores um alto plano de benefícios, além de toda uma estrutura burocrática com admissão e demissão, treinamentos, segurança no trabalho, recompensas e remuneração.

2. INTRODUÇÃO

        Neste trabalho relatamos sobrea a criação de um setor de Recursos Humanos na empresa Contacta Soluções. Primeiramente foi necessária uma pesquisa de clima interno para que se fosse identificado as causas de insatisfação da organização.

        Com o resultado da pesquisa conseguimos definir e apresentar um relatório sobre a percepção dos colaboradores e apresentar as propostas de melhoria através de um cronograma que abrange reuniões, treinamentos, programas motivacionais e benefícios aos colaboradores e politicas de reconhecimento.

        Com base nos cronogramas, passamos para o passo de criar as politicas internas da empresa, ou seja, como cada procedimento irá funcionar dentro da Contacta Soluções.

        Criamos a Politica de Admissão que envolve o recrutamento e seleção, demos preferência ao recrutamento interno, por enumerar muitas vantagens, a principal delas motivação dos colaboradores. Se o recrutamento interno não apresentar o resultado esperado, vamos realizar o recrutamento externo. O gerente da área que solicitou o novo colaborador deve participar do processo seletivo junto ao RH para garantir a qualidade do processo.

        Na politica de demissão o nosso principal destaque é a entrevista de desligamento que deve ser usada tanto em situações de afastamento voluntário como nos de demissão conduzida por iniciativa da empresa, a entrevista dará a chance do colaborador se expressar, criticar e elogiar a empresa e é dever da organização analisar os pontos com atenção para que possa propor melhorias.

        Quando falamos em politica de treinamento e desenvolvimento lembramos que é preciso o tempo todo incentivar o aprimoramento educacional dos profissionais.  Além de treinamento individual e em equipes, a empresa através de avaliações internas vai oferecer bolsas de estudos.

        Politicas de recompensas e benefícios é a de maior interesse do colaborador, pois proporcionará motivação e satisfação de necessidades dos colaboradores. Serão abordados planos de cargos e salários, plano de saúde e odontológico, vale alimentação e participação de resultados.

        Na politica de saúde e segurança do trabalho, vamos trabalhar para prevenir todos os incidentes, nos empenhar continuamente em busca de zerar os danos para o pessoal, material e imaterial. Focar na saúde e segurança de funcionários, melhorando o ambiente de trabalho.

        Toda a implantação de Recursos Humanos na Contacta Soluções visa favorecer a empresa e auxiliar ainda mais no seu crescimento!


3. NECESSIDADES PRIMÁRIAS A SEREM TRABALHADAS

Percepção dos Colaboradores

        A opção da empresa Contacta Soluções de criar um setor de RH era essencial para os seus projetos futuros, e as metas só seriam alcançadas com a ajuda de fato das pessoas existentes no local de trabalho.

        A primeira ação naquele momento foi a de realizar uma pesquisa de clima para analisar a imagem que os colaboradores tenham da empresa.

Luz (2001) corrobora afirmando que “o clima organizacional influencia os comportamentos dos indivíduos na organização, bem como a produtividade, a motivação e a satisfação. Dessa forma, o clima deve ser favorável para auxiliar positivamente nos aspectos descritos”

        Houve uma expectativa dos colaboradores, visto que este tipo de atitude nunca tinha acontecido na organização, mesmo estando a quatro anos no mercado de trabalho. Vimos colaboradores com esperança em escalar outros degraus na empresa, mas em contra partida, vimos muitas pessoas que não se importavam com nada disso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)   pdf (197.1 Kb)   docx (330.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com