TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO SAUDE DO IDOSO

Casos: PROJETO DE INTERVENÇÃO SAUDE DO IDOSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 7

1. APRESENTAÇÃO

Este projeto de intervenção é resultado da observação crítica de estágio de Serviço Social realizado no Centro de Referência da Assistência Social com a Equipe Volante do município de Oliveira dos Brejinhos, cidade localizada na Chapada Diamantina. Tendo realizado foco maior no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos (Projovem Adolescente), onde foram expostas situações diretamente e outras percebidas indiretamente que levaram a elaboração deste projeto.

O público alvo do PROJOVEM, em sua maioria, está nos jovens que pertencem às famílias beneficiárias do programa Bolsa-Família, estendido aos jovens com situação de risco pessoal e social e encaminhados de órgãos de proteção especial ou dos direitos da criança e adolescente. Dessa forma o PROJOVEM está inserido no cuidado básico da atuação do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Oliveira dos Brejinhos é um município de pequeno porte II, com 21.831 mil habitantes, segundo o IBGE, e que possui 2.380 jovens de 15 a 19 anos. Apesar de a faixa ultrapassar o período integrante do PROJOVEM (15 a 17 anos), é possível vislumbrar o campo a ser explorado. No município há 16 (dezesseis) coletivos PROJOVEM, com cerca de 480 (quatrocentos e oitenta) jovens cadastrados. Contudo, este projeto de intervenção será posto em prática com cerca de 30 (trinta) jovens, conforme realização de estágio sobre coletivo da Sede.

Deste modo busca-se somar ao próprio programa, realizando um conhecimento sobre a vida do jovem, incluindo dados de saúde (exames), melhor orientando o programa de acordo realidade local, oportunizando os jovens no aprendizado da vida profissional, sociedade e questão social, utilizando seu potencial a favor de seu crescimento e responsabilidade.

2. JUSTIFICATIVA

Para ser um protagonista de sua realidade é necessário conhecimento sobre a mesma, tanto histórico quanto cotidiano. No âmbito da proteção social básica são desenvolvidas atividades de convivência para idosos, com o objetivo de promover sociabilidade, o envelhecimento ativo e saudável, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, prevenindo o isolamento do idoso, bem como seu asilamento. Tais atividades contribuem para o exercício da cidadania, a participação social, proporcionando a ampliação e defesa de direitos, a autonomia e o protagonismo das pessoas idosas.Em meio às dificuldades encontradas na inserção no mercado de trabalho, por jovens, sem experiência, bem como o conhecimento social resultante e/ou formador das ações tomadas na sociedade aos quais estão inseridos, surge o vácuo alienante de mero personagem/telespectador da história vivida.

A ação educativa, teórica aliada à prática, proporcionada ao jovem possui caráter social e emancipador, pois quebra com o paradigma da tutela social, do assistencialismo, clientelismo, já que é capaz de gerar conhecimento real e prático sobre o meio, dando a condição de uso da máquina produtiva e não de ser usado para produção.

Entender o jovem como indivíduo, cidadão particular, com propriedades distintas entre os mesmos, inclusive, e ao mesmo tempo tê-los como coletivo e ainda proporcionar opções para seu desenvolvimento. “O objetivo é promover a produção coletiva do conhecimento e desenvolvimento das habilidades de maneiro progressiva, acumulativa e aprofundada.”(PROJOVEM Adolescente. Adolescência, juventudes e socioeducativo: concepções e fundamentos. p. 33) Para entender este jovem, é preciso conhecer sua realidade, em qual ciclo social estão vivendo, as mudanças culturais atuais, suas potencialidades e dificuldades, sua saúde, seus anseio, ou seja, conhecer para intervir.

O jovem é um grande reservatório de energia acumulada, contudo sem direcionamento próprio para seu uso. É necessário focar tal energia para que a mesma não se dissipe em ações sem rendimento e proveito, para si e para a sociedade. De modo que este projeto busca somar ao PROJOVEM, corroborando com o mesmo, no sentido de que:

A produção do conhecimento e o desenvolvimento de todas as pontecialidades humanas têm como condição a indissiociabilidade entre a teoria e prática, a experimentação, a reflexão e a criação. Assim a formação se realiza, a partir das vivências pessoais e sociais dos jovens, por meio da ação-reflexão-ação, individuais e coletiva. (PROJOVEM Adolescente. Adolescência, juventudes e socioeducativo: concepções e fundamentos. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a fome, 2009.p.33)

É importante encarar o desafio de chegar até o jovem, passando por barreiras culturais e cronológicas. Conseguir desenvolver uma linguagem que atraia o jovem é primordial, visto que sua atenção deve ser capturada. “O primeiro desafio implica produzir com os jovens um saber prático, um modo de intervenção na realidade capaz de gerar mudanças na coletividade”. (PROJOVEM Adolescente. P 44)

Esse período é caracterizado pelo distanciamento afetivo da família, pela busca de independência e pela forte valorização do grupo por seus pares, o que leva à procura de conformização com as normas, os costumes e a “ideologia” desse grupo, trazendo em seu bojo, muitas vezes, uma rebeldia aos valores estabelecidos pelos pais e pela sociedade, num conflito entre a independência desejada e a dependência ainda não rompida (JOST, 2006, P.58 apud PROJOVEM Adolescente. Adolescência, juventudes e socioeducativo: concepções e fundamentos. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a fome, 2009.)

Este projeto vem na intenção de somar as ações do próprio programa PROJOVEM, de acordo informação da coordenação do programa e também dos jovens participantes. Assim melhor direcionando-o de acordo realidade local e uso da energia jovial, na compreensão de importância que tem o jovem dentro da sociedade e de sua família.

3. OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Proporcionar o entendimento e reflexão sobre a realidade do jovem e do mesmo a cerca de temas sociais, sociedade contemporânea e responsabilidade.

3.2 Objetivo específico

A. Discutir sobre o Programa PROJOVEM Adolescente e a aplicação do projeto de intervenção entre os profissionais envolvidos.

B. Criar base de dados dos jovens pertencentes PROJOVEM do coletivo da sede, das quartas-feiras, com dados de saúde, educação, endereço e sociais.

C. Realizar mostra de fotografia PROJOVEM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com