TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Educação Em Saude

Trabalho Universitário: Projeto De Educação Em Saude. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  6.435 Palavras (26 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 26

Alessandra Ferreira

Lorrayne Ovando Nogueira

Mayara Aguiar

Sergio Sousa

Tuany de Oliveira Pereira

Thaisy Mustafá

PROJETO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

UNIVERSIDADE CATOLICA DOM BOSCO

CAMPO GRANDE - MS

2013

Alessandra Ferreira

Lorrayne Ovando Nogueira

Mayara Aguiar

Sergio SOusa

Tuany de Oliveira Pereira

Thaisy Mustafá

PROJETO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

UNIVERSIDADE CATOLICA DOM BOSCO

CAMPO GRANDE - MS

2013

PROJETO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Alessandra Ferreira; Lorrayne Ovando; Mayara Aguiar; Sergio Sousa; Tuany de Oliveira; Thaisy Mustafá.

Introdução

As crianças do Brasil vêm mostrando índices preocupantes de saúde, a prática de exercícios por meio do esporte-lazer tem se tornado cada vez mais escassa, apenas 41% das crianças afirma fazer algum tipo de atividade física, a tecnologia (videogames, televisão, celulares e computadores) tem elevado o índice de sedentarismo no país, 87% das crianças afirmam que preferem jogar futebol como um jogo eletrônico.

A falta da prática de exercícios na infância relacionada a uma má alimentação aumenta a obesidade tanto infantil, quanto adulta, e aumenta o risco do aparecimento de doenças cardiovasculares, os dados mostram que 50 a 65% dos adultos obesos eram crianças ou adolescentes obesos.

Outro índice preocupante é de apenas 50% das crianças desenvolvem práticas saudáveis que ajudam a preservar o meio ambiente e a prevenir as doenças relacionadas a ele, este índice é o um dos mais baixos da America latina, fica atrás de: Venezuela 73%, Colômbia 70%, Chile 70% e Argentina 80%.

A saúde mental infantil do Brasil também enfrenta desafio a serem quebrados, apenas 10% das crianças tem contato com crianças especiais, isto tem aumentado o índice de preconceito e bullying. Se as crianças não convivem com crianças especiais não irão aprender a respeitar as diferenças.

A Higiene e hábitos de vida saudável são aliados para prevenir doenças, principalmente orais (caries), e do trato intestinal (diarreia, verminoses) que são umas das principais patologias adquiridas na infância que podem evoluir para complicações mais sérias como: doença periodontal e desidratação.

Com base nestes índices serão desenvolvidas ações de educação popular em saúde nestas áreas, sendo área de alta carência infantil. Ações que poderão baixar os altos índices aqui citados, sendo as informações adquiridas, repassadas e praticadas em todos os meios de inserção (bairro, residência, escola, etc.) das crianças participantes do projeto. Ações divididas em grandes de grupos: 1. Higienização; 2. Nutrição; 3. Atividades físicas; 4. Hábitos saudáveis – sociais, de prevenção de doenças e acidentes, e ambientais.

Para trabalhar com criança, é necessário planejamento, é preciso ter paciência e falar em uma linguagem simples e objetiva para que a criança entenda a mensagem que o projeto que passar. Além da linguagem a criança aprende melhor “brincando” por meio de associações da brincadeira, com o aprendizado que a brincadeira traz.

Os atrativos se tornam nossa principal estratégia para estimular o aprendizado, por meio de projetos lúdicos, brincadeiras, projetos artísticos, o aprendizado se torna mais eficaz e evita que fico monótono pra elas, e permite que o foco não seja perdido por elas, as fazendo prestarem a atenção em algo que não seria forçado, porque proporciona para criança uma diversão.

Estimular o trabalho em grupo se tornará um grande desafio e objetivo. O bullying em atrapalho o convívio social entre as crianças, sendo uma barreira muito importante a ser quebrada pela saúde mental, que pode levar a doenças como: depressão, podendo levar ao isolamento social. Através de brincadeiras em grupos, onde as crianças aprenderão a conviver e a respeitar as diferenças, e explicações simples pretende-se conscientizar as crianças do quão o bullying pode ser prejudicial e o que ele pode causar na vida de um próximo.

As estratégias lúdicas têm como objetivo fazer as crianças entenderem a informação que o projeto quer passar e pratica-lo de imediato, sendo sua fixação maior, e, por meio da associação do “aprender brincando” fazer com que a criança goste de aprender, mostre o interesse pelo assunto e entenda a sua importância a fazer vir em direção ao projeto, tirar aquela ideia de “sala de aula”, “obrigação” que se torna desinteressante para criança. Fazer com que essas crianças cresçam comas informação adquiridas nos projetos e as repasse, assim mudando a realidade, o contexto e a futura sociedade daquele bairro, formando indivíduos pensantes desde a infância.

Objetivo Geral

O principal objetivo é Construir o conhecimento com aqueles que não têm acesso a uma educação de qualidade, o que é fundamental para garantia dos direitos e para a construção de uma sociedade mais igualitária e fazer com que as crianças construam a sua própria “educação em saúde”, através de projetos que serão desenvolvidos com elas, onde estas crianças aprenderão sobre a importância dos temas que estarão sendo abordados e como praticá-los em seu dia-a-dia.

Objetivo Específico

As crianças têm de ser instruídas desde cedo para fixar e conhecimento e os bons hábitos e repassá-los, por isso precisam aprender a saúde tanto no âmbito individual, social ou coletivo. O aprendizado precisa ser completo, aprender: “a cuidar de si”, “a cuidar do próximo” e a “contribuir com a sociedade”, deste modo a criança precisa aprender práticas em todos estes ambitos.

As prioridades serão desenvolver atividades que abranjam todas as áreas de carências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com