TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Baumann

Por:   •  1/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.323 Palavras (14 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

Nas últimas décadas, várias mudanças ocorreram nas sociedades de todo o mundo em função dos avanços tecnológicos nos meios de comunicação. Sabe-se que a comunicação desde os primórdios da humanidade, era utilizada a fim de criar relações e transmitir ideias, mas a primeira grande revolução na comunicação aconteceu quando o homem criou a linguagem, uma maneira de se comunicar com seu semelhante e que permitiu a transição do conhecimento. Posteriormente a linguagem teve seus sons decodificados em símbolos e mais tarde em alfabetos. O impacto da escrita na vida do homem foi tão significativo que historiadores estabelecem o fim da Pré-história e o início da história pela provável data da invenção da escrita.

Após a revolução da escrita, vários meios de comunicação se destacaram e representaram mudanças importantes na sociedade. Um grande exemplo disso foi o telefone, produzido por volta de 1860 e que permitiu levar a voz a qualquer lugar do mundo, depois disso, tivemos o rádio, criado no fim do século XIX, e considerado o primeiro grande meio de comunicação das massas por trazer de maneira fácil as notícias, permitindo-nos assim, fazer várias coisas ao mesmo tempo, logo após veio a televisão, que teve sua primeira unidade comercializada industrialmente por volta 1923, e nos mostrou coisas que os nossos olhos não conseguiam alcançar. Desse breve passado aos tempos de agora, é evidente as mudanças que esses meios de comunicação fizeram no mundo, mas nenhum deles foi tão impactante e modificou tanto a sociedade e a sua visão do mundo como a internet, que conseguiu unir todas as vantagens dos meios de comunicação anteriores.

Com o desenvolvimento da tecnologia, surgiram as redes sociais (redes de relacionamento), criadas inicialmente com o intuito de promover a interação, a aproximação de pessoas e para disseminar conhecimento, mas com o passar do tempo, houve uma inversão de valores em nossa sociedade, onde a rede criada com o intuito de unir-nos acabou por separar-nos. Claro que pode-se perceber uma aproximação de pessoas com a barreira da distância, mas quem está ao nosso lado acaba por não conseguir se aproximar.

A história dessa não interação pode começar com a criação do Orkut, uma rede social filiada da Google, em 2004. Criado inicialmente para provar a Teoria dos 6 graus de separação, que diz que é necessário, no mundo, apenas 6 laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas. Mas o Orkut perdeu seu lugar para uma nova rede social, o Facebook, que impactou diretamente a vida social das pessoas, trazendo vantagens e desvantagens, como o distanciamento e o anonimato das redes sociais.

Estas redes são um auxílio na inicialização de relações ao redor do mundo, e nos últimos anos têm se tornado uma “companhia” para quem está sozinho. Mas o problema é que com a grande utilização das mesmas, muitas vezes excluímos as pessoas ao nosso redor. E essa ‘interação virtual’ acabou por atrapalhar na convivência interpessoal, e está criando relacionamentos constituídos por bases fracas e superficiais que não perduram muito tempo.

Neste trabalho vamos apresentar uma breve evolução da tecnologia e dos meios de comunicação, relacionando-os com as redes sociais e apresentando as novas relações criadas por meio delas, citando suas vantagens e desvantagens com o intuito de entender nossa sociedade atual.

Desenvolvimento

A comunicação começa com os homens que viviam nas cavernas, milhares de anos antes de Cristo. Mesmo com seus cérebros não desenvolvidos, eles começaram a se comunicar através de sons e gestos. Mas foi bem depois que os primeiros desenhos nas cavernas surgiram, aproximadamente 8.000 anos a.C. Mesmo não sendo desenhos com grande destreza, como os que conseguimos fazer hoje, devido às suas condições anatômicas da época, eles comunicavam-se através de seus desenhos. Em sua maioria relatos de caçadas ou raras “histórias” que presenciavam. Historiadores procuram até hoje por estes desenhos raros, mesmo com a grande quantidade já descoberta. Cada um destes desenhos e peças, nos remetem à nossa origem, sendo cada um uma grande descoberta.

Avançando na história, podemos chegar às cartas que introduziram uma forma, mesmo que não eficiente aos nossos olhos hoje, de conectar pessoas com barreiras de distância, como continentes, por exemplo. Esse meio foi e é uma forma de comunicação eficaz, para conectar pessoas ao redor do mundo. Mas as cartas acabaram se tornando não viáveis para notícias urgentes, como comunicados de falecimento, por exemplo. Então uma necessidade de um novo meio fez surgir o telégrafo, que revolucionou os meios de comunicação, passando mensagens codificadas por cabos, muitas vezes submarinos, quase que em tempo real. Os códigos usados na época são conhecidos como código Morse e até hoje é muito utilizado por militares.

Avançando mais ainda, temos o telefone, que começou a conectar pessoas a milhas de distância em tempo real. Este meio se desenvolveu muito, e hoje temos telefones móveis, já que na época de seu surgimento era algo muito difícil de se encontrar, devido a seu alto custo. Mas nessa época, o telefone atingia apenas poucas pessoas, restringindo a comunicação. Então, com a demanda de um novo meio, surge o rádio, que passou a conectar milhares de pessoas ao mesmo tempo, tornando o rádio em um marco da interação entre pessoas ao redor do mundo. Através dele, milhares de pessoas poderiam ser contatadas em instantes. Também foi um aparelho muito caro em seu surgimento, mas companhias acabaram desenvolvendo versões mais baratas e o rádio acabou sendo acessível as pessoas ao redor do mundo.

Um meio que revolucionou a forma de se comunicar foi a transmissão televisiva, que hoje é acessível a todos, e é muito utilizada para entretenimento, venda (seja de produtos ou ideias) e notícias. A televisão trouxe um novo modo de comunicar, pois a partir dela, começamos a não apenas ouvir ou ler uma mensagem, mas também a vê-la, sempre de forma instantânea. A primeira grande transmissão foi em 1936, com os jogos Olímpicos de Berlim, que mudou para sempre os meios de comunicação. Mas ela nem sempre foi colorida e com imagens em movimento. Na época de sua criação, ainda não se tinha a tecnologia para movimentos, mas a espera não foi nem de um ano para as imagens em movimento, e apesar do ruído emitido atrapalhar em seu sistema sonoro, era o mais perto da televisão atual. Conforme os anos se passaram, as imagens melhoraram e o sistema exibido passou a ser transmitido em HD, foi possível uma transmissão televisiva em grande escala e redes de televisão começaram a surgir, como a norte-americana NBC, que foi a primeira a apresentar a televisão em cores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com