TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto DST E Drogas

Pesquisas Acadêmicas: Projeto DST E Drogas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  990 Visualizações

Página 1 de 5

1 APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Mostra-se notável aos Parâmetros Curriculares Nacionais: orientação sexual colaborando para a prevenção de dificuldades gravíssimas como o abuso sexual e a gravidez precoce e/ou indesejada, associando às informações as atividades de auto - saber e reflexão no intuito de aumentar a consciência sobre a sexualidade como algo intrínseco a vida e a saúde, e que se manifesta prematuramente no ser humano, e sobre isso Teles afirma que:

“... as pessoas encarregadas da orientação sexual na escola devem ter autenticidade, empatia e respeito. Se o lar está falhando neste campo, cabe a escola preencher lacunas de informações, erradicar preconceitos e possibilitar as discussões das emoções e valores” (TELES 1992, p. 51).

Por meio de orientações sexuais preventivas para as crianças, adolescentes e jovens o projeto tem como objetivo minimizar indícios de gravidez na adolescência, diminuir a transmissão entre os adolescentes e os jovens de doenças sexualmente transmissíveis e tornar os sujeitos conhecedores do que representa a sexualidade humana para suas vidas, objetivando informar sobre o uso de preservativos, contracepção, DSTs, AIDS e debatendo alguns valores tais como: respeito mútuo e liberdade de escolha, e oportunizando-os a refletir e elucidar dúvidas sobre estes e tantas outras questões vivas oferecendo o aperfeiçoamento destes para o enfrentamento das mudanças que ocorrem em suas vidas durante ao fase da adolescência, tornando-os capazes para um bom trato consigo mesmo e com os outros.

1.1 JUSTIFICATIVA

A sexualidade deve ser vista em suas várias formas de reação como: desejo, prazer, medo, paixão, amor e sensibilidade, além da atividade pro criativa. A despeito da variedade de informações a respeito dos temas relacionados à sexualidade, percebe-se na comunidade escolar uma carência no ensino destes temas, considerando-se que nos últimos anos os adolescentes e jovens estão começando a vida sexual muito mais cedo do que se espera e que tem sido alarmante, nesta instituição, o número de adolescentes e jovens muitas das vezes infectados por doenças sexualmente transmissíveis bem como de gravidezes indesejadas, por falta de conhecimento. Visando uma mudança de postura dos problemas relacionados as aulas de orientação sexual indicam uma possibilidade de quebra de tabus tornando-se o jeito mais eficiente e eficaz de prevenir DSTs, gravidez precoce, preconceitos.

2. OBJETIVO GERAL

Desenvolver no educando a lucidez e a responsabilidade quanto à vida sexual, o respeito e o amor próprio, quebrando tabus e outros modos repressores concernentes aos temas referentes à sexualidade, aderindo valores e experiências, ao responder a questionamentos comuns aos adolescentes o que proporcionará um aperfeiçoamento, que o encaminhará a uma reflexão sobre suas semelhanças e diferenças, provocando a necessidade de uma tomada de decisão que modifique seu mundo e que torne possível um desenvolvimento biológico e sexual consciente possibilitando deste modo um espaço de acolhimento, respeito e amor, livre de desvirtuamento e preconceito.

Desse objetivo desdobram-se os:

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Entender o que é DST;

Desenvolver a autoconfiança para falar em público;

Identificar conflitos;

Prevenir contra os riscos de se adquirir uma DST;

Conhecer métodos de proteção e tratamento de diversas DSTs.

Esclarecer dúvidas que ainda restarem sobre os temas estudados;

Desenvolver a capacidade reflexiva;

Estimular a curiosidade.

3 CONTEÚDOS

DST (Doença sexualmente Transmissíveis) e AIDS;

Gravidez na adolescência e paternidade responsável;

A influência na mídia;

Prostituição infantil de adolescentes;

Oralidade;

Artes plásticas (produção de cartazes).

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O trabalho sobre DSTs/AIDS será levado a todos os educandos do Centro Educacional Professora Maria Ferreira da Silva através de oficinas em sala de aula e palestras no pátio da escola

Os educandos tanto criança e adolescente tem direito à afetividade e a sexualidade. Para prevenir o abuso contra um direito é preciso promover ações positivas em favor desse direito com a orientação sexual.

4.1 ATIVIDADES

Reconhecimento da situação de vulnerabilidade do público-alvo (educandos e família), levantamento de dados.

Formação de vínculo e categorização das dúvidas em sexualidade em comportamento sexual / DSTs, gravidez e drogas.

Realização de três palestras técnicas semestralmente (2013/2014).

Oficinas de prevenção DSTs/AIDS e drogas. (Estas serão planejadas nos momentos de ACs nas disciplinas de Ciências e Artes com o acompanhamento da Coordenação pedagógica e Direção).

Roda de conversas.

5 RECURSOS

Recursos humanos:

Professores, alunos, família e funcionários da escola

Recursos físicos:

Espaço escolar (sala de aula, pátio, visitas nas casas das famílias)

Recursos didáticos:

Cartazes, balões, lápis preto e colorido, cartolina, pincel, giz de cera, cola, gravuras, dentre outros.

Recursos tecnológicos:

DVD, microfone, caixa amplificada, televisor, data show, pen-drive, notebook, computador, internet, micro system e outros.

6 CRONOGRAMA DAS AÇÕES DO PDE INTERATIVO

Dia \ Mês/Ano Horário Tema CH Série/Ano

20 de Maio de 2013

Segunda -Feira 10h:30min

15h:30min

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com