TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Danone

Por:   •  22/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Vale de Itajaí.

Curso de Graduação em Comércio Exterior.

Matéria: Introdução ao Comércio Exterior

Professora: Dannielly Freitas Voges

Alunos: Andresa Bianchi, George Huxcley, Jonatas Ouriques Gonçalves, Marilete Pedro e Valdeir Benlke.

Danone em Bangladesh

Produto: Shakti Doi

Danone é uma das maiores empresas da França, com faturamento de US$21 bilhões, e uma das maiores fabricantes mundiais de iogurte. Um encontro entre seu CEO, Franck Riboud e Muhammad Yunus (fundador do banco de micro-crédito Grameen Bank), foi a inspiração para a criação da fábrica de Bogra em Bangladesh e uma parceria entre as duas organizações a Grameen Danone.Desde 2005 Bogra produz o iogurte Shakti Doi (enriquecido com 4 vitaminas e minerais e cujo nome significa energia em bengali), que proporciona 30% das necessidades diárias de crianças de baixa renda que em geral apresentam déficits destes nutrientes. O iogurte é produzido com leite de pequenas fazendas locais, garantindo a colocação da produção diária; é vendido porta-a-porta por senhoras de vilas da região e custa menos de R$0,20 por copo dependendo do tamanho e sabor.

         Bogra tem dado uma lição na matriz sobre o desenvolvimento de negócios para a base da pirâmide, com aprendizados desde desenvolvimento de produto até o desenho da fábrica. Por exemplo: A inclusão de ferro no produto veio da parceria com uma ONG. O novo iogurte usa um tipo de ferro que não reage com o leite e que foi adotado em outras partes do mundo, em produtos como Densia e Activia. Pequenos fazendeiros usam enzimas para manter o leite fresco, pois nem sempre há acesso a refrigeração. A fábrica é menor, mais simples e barata, mas perfeita para o novo produto. Facilita a vida dos trabalhadores que não precisam ser tão capacitados sendo possível utilizar a mão de obra local, que também é mais barata. Há estratégias de marketing direto, pois enfermeiras explicam os benefícios nutricionais do produto através do país, mas as vendas são calcadas em propagandas na TV, onde o próprio Muhammad Yunus recomenda o produto. A fábrica de Bogra deve até gerar lucros, mas o plano é reinvestir em negócios inclusivos similares.Certamente, o desafio já valeu a pena, mas além disso, a Danone tem contribuído para o desenvolvimento de crianças de baixa renda.

        É difícil exagerar uma dificuldade dos desafios empresariais e sociais que os dois homens colocam ao seu pessoal operacional. Produzir um estudo para melhorar a saúde das crianças num país com poucas frigoríficas e cortes de energia diários; Que vai recrutar e treinar pessoas locais não qualificadas; Ser vendidos como portadores para seus complementares seus rendimentos; Para usar a sua procura para melhorar o nível de produção de leite rural; E pretende ser um modelo de amizade e reutilização ambiental!

        O problema social é enorme: 30% de todos os habitantes de Bangladesh e 56% das crianças de Bangladesh menores de cinco anos sofrem de desnutrição moderada a grave. Em geral, o país tem algumas das maiores taxas de desnutrição infantil e materna, de acordo com um UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a infância). O preço do produto foi fixado com base no preço do leite, produzido pelas micro-explorações locais. Todas as senhoras das vendas foram escolhidas por Grameen, que criaram o emprego local e ajudaram a espalhar a palavra sobre os benefícios do produto no nível local, das bases. Enquanto os salários dos funcionários da GDFL são comparáveis ​​com os salários de outras empresas do país, as senhoras de vendas da Grameen trabalham de forma independente, levando um Taka de comissão para cada shokti doi que vendem. Os eventuais lucros realizados pela Grameen Danone Food Ltd. destinam-se exclusivamente ao financiamento de novos investimentos, sem pagamento de dividendos às empresas parceiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com