TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Desenho Tecnico II

Ensaios: Projeto De Desenho Tecnico II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

Cheila Daiana Franz

PROJETO DE UMA CAIXA DE GORDURA

Santa Cruz do Sul

2014

Sumário

1 INTRODUÇÃO 3

2 Sobre a Caixa de Gordura 4

2.1 Características de cada tipo de Caixa Retentora 4

2.2 Manutenção 4

2.3 Soluções para o Meio-ambiente 5

3 CONCLUSÃO 6

ANEXO 1 (Projeto de uma caixa de gordura em desenho)

1 INTRODUÇÃO

O lançamento de óleo de cozinha em pias e ralos representa um dos grandes problemas ambientais da atualidade. Como o material vai direto para a rede coletora, a gordura acumulada leva à obstrução de tubulações e ao consequente extravasamento de esgoto em ruas e avenidas, prejudicando entre outros, o meio ambiente e toda a população.

Além de residências, muitos estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares, lanchonetes, pastelarias e hotéis, jogam o óleo de cozinha usado diretamente na rede coletora de esgoto, afetando consideravelmente o sistema de esgoto devido ao grande volume despejado.

O problema torna-se ainda mais grave quando esses estabelecimentos não possuem um dispositivo para reter a gordura antes que ela chegue à rede coletora ou quando tais dispositivos estão mal dimensionados ou sem manutenção. Tais dispositivos são conhecidos como “caixas de gordura”, usadas para reter gordura e assim evitar que ela entre na rede de esgoto.

Tenho como objetivo para este trabalho apresentar algumas informações importantes sobre manutenção funcionamento e importância da “Caixa de Gordura”, como também o projeto, em desenho, da mesma.

2 SOBRE A CAIXA DE GORDURA

Uma caixa de gordura é uma câmara que contém um ou mais anteparos que servem para reter a gordura sobrenadante e deixar passar por baixo somente a água.

As caixas de gordura acumulam gorduras, óleos e graxas que pertencem ao grupo dos lipídios.

Existem vários tipos e tamanhos para caixas de retenção. Sua instalação é obrigatória nas residências e nos estabelecimentos comerciais como restaurantes, lanchonetes, padarias, entre outros. A existência de caixa de retenção é uma exigência para os seguintes ramos de atividade:

• Restaurantes, lanchonetes, padarias e afins: caixa retentora de gordura;

• Postos de gasolina, lava-rápidos, oficinas mecânicas e afins: caixa retentora de óleo e areia;

• Lavanderias: caixa retentora de felpas;

• Hospitais, clínicas médicas, postos de saúde: caixa retentora de gases e ataduras e caixa retentora de gordura (caso haja restaurantes nas instalações);

• Supermercados: caixa retentora de gordura;

2.1 CARACTERÍSTICAS DE CADA TIPO DE CAIXA RETENTORA

• Caixa Retentora de Areia:

Dispositivo destinado a evitar a obstrução dos encanamentos e promover a sedimentação (deposição) das partículas sólidas, como areia e terra, que são carreadas pelo esgoto e, por vezes, impedem o seu arraste para a rede coletora.

• Caixa Retentora de Gordura:

Dispositivo destinado a promover a retenção de gorduras, graxas e óleos contidos no esgoto, que muitas vezes impedem seu escoamento para a rede coletora, evitando, assim, a obstrução da rede.

• Caixa Retentora de Óleos e Graxas:

Dispositivo destinado a promover a retenção, de graxas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com