TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Ensino

Monografias: Projeto De Ensino. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  1.273 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO

ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL – UNIDERP.

FACULDADE MUNICIPAL DE CORDEIRÓPOLIS.

CURSO DE PEDAGOGIA

JÉSSICA HELENA CALEFFE RA 375751

RAFAELA BENFICA MOREIRA RA 363277

ROBERTA KELI RIBEIRO GOMES RA 363333

DIDATICA E PRATICAS DE ENSINO

Trabalho parcial da disciplina Didática e pratica de ensino do 3º semestre do Curso de Pedagogia da Uniderp Interativa, sob orientação da Prof.ª Maria Clotilde Bastos e da Prof.ª local Glaucieli Gonçalves da Silva.

CORDEIRÓPOLIS-SP

2013

INTRODUÇAO

O presente trabalho vem tratar das práticas do processo pedagógico educacional, da relação aluno-professor, como acontece a interação entre eles e qual o papel da escola.

Entende-se que os estudos sobre a prática docente, bem como a relação aluno-professor são de suma importância para que se conheçam as teorias que auxiliam no processo ensino-aprendizagem e como elas são desenvolvidas na escola.

Conhecer o planejamento de aula, a rotina e observar a postura do professor durante as aulas proporciona reflexão dos dois lados, aluno e professor, para que se tenha uma relação de respeito mútuo possibilitando assim a aprendizagem no ambiente escolar.

Pretende-se também diferenciar o crescimento cultural e social e as condições do cotidiano escolar em sala de aula.

Um planejamento requer ações do educador. Dessa forma, o professor precisa definir suas atividades de sala de aula e organizar, planejar, direcionar seu trabalho para que consiga alcançar suas metas propostas.

DESENVOLVIMENTO

Etapa 1 : Projeto de ensino – aprendizagem

1. Nome do projeto: Pesquisando e escrevendo sobre os animais

2. Publico alvo: 1ª ou 2ª ano

3. Justificativa / fundamentação teórica:

4. Objetivos gerais/e específico: Pesquisar e escrever sobre os animais; ampliar o repertório de conhecimento dos diferentes animais e agrupamento, desenvolvendo a leitura e a escrita; ampliar o conhecimento sobre a variedade de animais; observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre os animais.

5. Cronograma: quinze aulas (50 minutos hora-aula), durante o mês de abril;

6. Desenvolvimento / ações: Explicar aos alunos que ao longo das aulas eles aprenderão algumas semelhanças e diferenças que existem entre os animais. Para introduzir o tema, pretende-se mobilizar o interesse deles com algumas perguntas, como por exemplo: Como é formado o corpo dos animais? Em que eles se parecem e se diferenciam? Será que todos têm quatro patas? Utilizar livros e enciclopédias que estejam disponíveis na biblioteca escolar relacionados com animais. Solicitar que procurem informações sobre os animais que consideram comuns, raros, diurnos, noturnos, domésticos, selvagens, pequenos e grandes. Quanto maior a diversidade, melhores serão as possibilidades de agrupamentos e mais ricas serão as discussões. Ao final da atividade, peça que comentem os animais que encontraram.

Em seguida, fazer uma apresentação oral para explicar como os seres vivos podem ser classificados. Demonstre que há animais que possuem diferentes formas de locomoção (caminham, voam, nadam e rastejam); de alimentação (herbívoros, carnívoros e onívoros) e que alguns são ativos durante o dia e outros à noite. Por último, explicar que também é possível classificar os animais quanto à presença ou não de esqueleto interno, ou seja, podem ser vertebrados e invertebrados e que essa é uma diferença interna. Atente para que os alunos atribuam o significado correto a cada termo novo apresentado. Depois de expor, abrir um espaço de discussão.

Distribuir para cada um dos alunos cópias de uma lista com nomes de animais que começam com uma mesma letra, como por exemplo, aranha, abelha, etc... Ler os nomes em uma ordem aleatória e não aponte para cada um deles enquanto lê. Pedir que eles circulem um dos nomes. Enquanto as crianças respondem, acompanhar o trabalho. Solicitar que eles compartilhem suas respostas. Fazer intervenções adequadas à hipótese de escrita de cada aluno para que ele volte ao texto e se apoie nas letras para justificar suas escolhas. Eles avançam quando cada um socializa as respostas e os procedimentos utilizados.

Propor à turma a produção de um texto coletivo sobre as semelhanças e diferenças entre os invertebrados e vertebrados, e o que permite inclui-los no grupo dos animais. Certamente os alunos levantarão características como tamanho, tipo de alimentação e tipo de locomoção. Esse é o momento de ressaltar que o principal critério para separar esses dois grupos de animais é a presença de esqueleto, que é uma característica interna.

Etapa 2 : Visita à escola

Visitamos a escola E.M.E.F “Geraldo Apparecido Rocha’’ na sala de aula do 2º ano os alunos chegam na escola minutos antes de bater o sinal para entrar na sala de aula, o sinal bate e os alunos fazem duas filas (menino e menina) no pátio para a chegada da professora, a chegada da professora é uma festa . A professora pega na mãos dos dois primeiros alunos da fila e leva para a sala de aula.

A professora chega à sala de aula e os alunos se posicionam em seus lugares, depois de sentar a professora canta uma música da rotina, depois ela vai para a rotina que iram desenvolver naquele dia.

No dia que visitamos a sala a professora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com