TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Ensino Fundamental

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.137 Palavras (13 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PEDAGOGIA

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DESENVOLVIMENTO MOTOR

BELÉM

2019

ANA CRISTINA SOUSA DA SILVA CHAVES

ELLEN DE PAULA MEDEIROS

LEONICE DINIZ COELHO

ROSEANE DA SILVA BARBOSA

VANDREIA KAROLLINE FERREIRA MARQUES

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DESENVOLVIMENTO MOTOR

Projeto de Pesquisa- PPA apresentado como requisito para obtenção do título de graduação em Pedagogia, da Universidade Paulista - UNIP sob a Orientação do professor: Amilton Gonçalves Sá Barreto.

BELÉM

2019

SUMÁRIO

1 RESUMO-----------------------------------------------------------------------------------------------3

2 INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------------5

3 JUSTIFICATIVA--------------------------------------------------------------------------------------7

4 SITUAÇÃO- PROBLEMA--------------------------------------------------------------------------8

5 OBJETIVOS------------------------------------------------------------------------------------------------8

6 EMBASAMENTO TEÓRICO----------------------------------------------------------------------9

7 PERCURSO METODOLÓGICO----------------------------------------------------------------13

8 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES-----------------------------------------------------------------14

9 AVALIAÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------------15

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS---------------------------------------------------------16

RESUMO

O objetivo deste estudo foi explicitar a importância do brincar como ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil em ambiente escolar, a partir de uma leitura crítica das proposições teóricas publicadas no meio acadêmico relacionado a essa temática. Para isso, estabeleceram-se como objetivos específicos descrever o desenvolvimento infantil com base em Piaget, Vygotsky e Wallon; distinguir os conceitos de brincar, brinquedo e brincadeira com ênfase nos significantes do jogo e explanar sobre a presença do brincar na Educação Infantil como uma ferramenta metodológica. O método utilizado para a realização deste estudo foi à pesquisa bibliográfica na literatura científica brasileira, utilizando-se os indexadores “A importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da criança” e “O brincar na Educação Infantil”. A partir deste levantamento bibliográfico foi possível apresentar e discutir sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, sobretudo sua utilização na Educação Infantil. Com base nas teorias do desenvolvimento de Piaget, Vygotsky e Wallon, constrói-se uma visão integrada do aluno que por meio da fantasia e imaginação vivenciados no brincar interage e conhece a realidade, lida com os conflitos e angústias provenientes do desenvolvimento assimilam novos conhecimentos, simboliza e significa sentimentos. Concluiu-se que a utilização do brincar como uma metodologia de ensino apresenta-se como um desafio para a prática docente e ao mesmo tempo expande horizontes frente ao desenvolvimento psicossocial da criança.

PALAVRAS        CHAVE:        Aprendizagem.        Brincar.        Desenvolvimento        da        criança.

Educação Infantil.

3

2 INTRODUÇÃO

A prática lúdica possui importante significação na vida do individuo, a brincadeira possibilita a criança criar e manifestar suas fantasias promovendo o seu desenvolvimento, nesse sentido, o lúdico pode ser considerado como um fator relevante no que diz respeito ao desenvolvimento psicossocial e da aprendizagem do indivíduo. (MARCELINO apud MOREIRA; SCHWARTZ, 2009).

Dessa maneira, por meio do lúdico a criança pode elaborar melhor seus anseios e angústias tornar- se capaz de lidar com questões como ganhar e perder, diminuir a ansiedade nos momentos de conflito o que gera motivação e maior comprometimento com a atividade que está sendo desenvolvida. Assim, o brincar por si só já é uma atividade prazerosa à criança que munida da liberdade de criar, destruir e reconstruir adquire melhorias no seu desempenho psicomotor e social. (AUCOUTURIER, 2007).

Ainda de acordo com o autor, o modelo escolar tradicional faz com que as crianças fiquem presas num “cárcere escolar”. Na escola se aprende o conteúdo das disciplinas e se exige um comportamento pautado na submissão aos professores e aos regimentos da instituição que na maioria das vezes acaba privando os alunos da liberdade, espontaneidade e alegria, que caracterizam as manifestações lúdicas da infância.

“Favorecer o desenvolvimento harmonioso da criança, é, antes de qualquer coisa, dar-lhes a possibilidade de existir como sujeito único e, expressar seu discurso particular específico, diante dos avatares de sua história pessoal,”. (AUCOUTURIER, 2007, p. 171).

A partir dos pressupostos da psicomotricidade relacional que “... enfatiza a comunicação humana e comportamentos afetivo-emocionais indispensáveis à conquista do conhecimento e ao bem estar pessoal e social com função preventiva” (VIEIRA, 2013, p. 66), infere-se que a criança, ao desenvolver suas capacidades relacionais e individuais poderá ampliar seus horizontes de aprendizagem explorando melhor suas potencialidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com