TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Ensino Educação Física

Por:   •  31/8/2020  •  Projeto de pesquisa  •  4.869 Palavras (20 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9]

MENDEL, Fabiana Medeiros. O esporte e sua importância dentro do contexto escolar. Ano de Realização, 2019,10 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Portão, 2019.

RESUMO

O objetivo desse projeto é ter como objeto de estudo o esporte e sua importância dentro do contexto escolar, onde o atletismo como modalidade esportiva pode estar ligada a questão educativa, afetiva e social  dos indivíduos e da melhoria da qualidade de vida dos mesmos.  Além de promover um momento de socialização e, também uma maneira de despertar, o gosto pela corrida de pista nas aulas de educação física, assim gerar melhorias na saúde dos alunos. Este trabalho busca discutir as necessidades de práticas adequadas das aulas de educação física, voltadas para o desenvolvimento pedagógico e das habilidades naturais e psicomotoras na evolução do atletismo como esporte.

E por fim apresentar a teoria e a prática que envolve o tema, estabelecendo o crescimento e o comprometimento do aluno, mostrando que o atletismo pode ser meio de transformação tanto individual como coletivo aplicado dentro do contexto escolar onde o educando está inserido.

Palavras-chaves: ( Educação física, alunos, saúde, esporte)

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

1.1 TEMA DO PROJETO        7

1.2 JUSTIFICATIVA        7

1.3 SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        8

1.4 PROBLEMATIZAÇÃO        8

1.5 OBJETIVOS        8

1.5.1  GERAL...........................................................................................................8

1.5.2  ESPECIFICO.................................................................................................8

2        REVISÃO DE LITERATURA        9

2.1 O DESENVOLVIMENTO MOTOR EM RELAÇÃO AO ATLETISMO        9

2.2 A EDUCAÇÃO FÍSICA  ESCOLAR        10

2.3 CONTEXTUALIZANDO O ATLETISMO DENTRO DA ESCOLA        12

3        METODOLOGIA        14

3.1 POPULAÇÃO E AMOSTRA.............................................................................15

3.2 INSTRUMENTOS E MATERIAIS ....................................................................15

3.3 RESULTADOS ESPERADOS.........................................................................15

4        CRONOGRAMA        16

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

 REFERÊNCIAS        17

ENTREVISTA.............................................................................................................19

   1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento das  habilidades físicas é um processo contínuo de mudanças da performance motora do ser humano. Trata-se de um processo que dura ao longo da vida. Segundo Silva (2014), o ambiente escolar é o local de grande importância para o desenvolvimento da criança, isso porque, fornece uma série de mecanismos essenciais para esse processo. A promoção de um ambiente escolar positivo pode ser gerada a partir da segurança, inclusão e convivência, bem como do desenvolvimento curricular e didático para a construção da paz, democracia e cidadania. O ambiente escolar influencia muito o desenvolvimento de um aluno, uma vez que a interação hoje é muito complexa. Em particular, em algo que se tem interesse hoje em dia, é na maneira como os estudantes desenvolvem o trabalho em grupo e como eles interagem entre si.

Nesse sentido, as aulas de Educação Física têm um papel de muita importância dentro desse processo. Ela expõe para a criança um ambiente muito rico de estímulos e isso faz, com que ela possa se desenvolver por completo, através de várias atividades apresentadas durante as aulas (JUNIOR; SOUZA, 2010).

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Educação Física tem como instrumento pedagógico a utilização do esporte, a dança, os jogos e a ginástica durante as aulas, buscando o desenvolvimento integral da criança. O jogo, conforme mencionado acima serve de ferramenta pedagógica para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo da criança.

O Design Básico Curricular assume a ideia de globalidade do desenvolvimento, e considera que esse desenvolvimento se dá através de diferentes períodos de maturação, através dos quais a criança está conquistando competências motoras, cognitivas, afetivas, sociais e linguísticas. Assim, há muitos especialistas, como Wallon e Piaget, que justificaram a concepção de uma educação global, unitária e vivida, que proporciona a passagem da experiência motora para a abstração (LUIZ, 2014).

Nesse sentido, a Educação Física, seguindo esse princípio globalizante, deve ser integrada aos campos de experiência que constituem as áreas de trabalho deste nível educacional como um instrumento sempre à mão, de tal forma que o trabalho de estimulação motora e consequentemente o desenvolvimento do esquema corporal não será desconectado do conhecimento e compreensão do ambiente que envolve as crianças.

O ambiente educacional deve treinar indivíduos globalmente em cada um dos seus estágios educacionais. Da mesma forma, a legislação (PCN) que regulamenta o estágio da Educação Infantil determina que a atividade física por meio de esportes, a experimentação e a realização de atividades globalizadas pareçam um meio efetivo para alcançar o desenvolvimento integral da criança.

Nas aulas e educação física, o atletismo desempenha um papel fundamental, pois é o primeiro esporte incluído nos programas de Educação Física nas Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. A maior parte do conteúdo do Atletismo foi desenvolvida em ginástica básica. Agora, a partir do quarto ano, o Atletismo tem como objetivo fundamental o ensino da corrida, o salto e o lançamento como uma habilidade de mobilidade, embora a ênfase seja dada nas fases essenciais de cada habilidade, por exemplo, as etapas normais da corrida. a velocidade, a coordenação da corrida de impulsos e a decolagem nos longos e altos saltos e o esforço final na distância, neste grau, é fundamental ensinar a criança a controlar melhor seu corpo, a realizar corrida com um trabalho mais eficaz de grupos musculares e, ao mesmo tempo, na coordenação de braços e pernas (MARIANO, 2012; OLIVEIRA, JUNIOR, COELHO, 2016). Desde sempre o homem esteve voltado a atividades físicas, na época dos nossos ancestrais, enfrentava longas caminhadas à procura de alimentos. Para isso era preciso correr, saltar obstáculos e lançar objetos. O homem atual, realizava atividades físicas visando   momentos de lazer e ou para questões de saúde, conhecidas como práticas de esporte. Os indivíduos do século XX, na sua maioria,  retrocederam tornando-se sedentários, desta forma sendo necessário que, através da Educação Física se propague o gosto pelas atividades físicas a partir da educação básica. Desta forma,  ajudando  no desenvolvimento motor e cognitivo, melhorando  a interação social e incentivando  a formação  de hábitos saudáveis para a vida, dando maior autonomia e aumentando a auto-estima na formação da pessoa cidadão.Com isso, homens e mulheres foram adquirindo habilidades que mais tarde foram aprimoradas e adaptadas nas competições de atletismo. Como já visto, o atletismo também chamado de “esporte base”, é uma modalidade esportiva antiga que consegue ligar as habilidades naturais dos indivíduos, tais como: saltar, correr e lançar ou arremessar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (232.1 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com