TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa Em Serviço Social

Casos: Projeto De Pesquisa Em Serviço Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  3.149 Palavras (13 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SERVIÇO SOCIAL

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Nomes R.A.

Ana Maria Tossato RA 4702889063

Janete Aparecida Tossato Varella RA 4542879417

Marcia Sanches RA 3826690242

Tatiana Moraes dos Santos RA 3826690203

Projetos de Pesquisa em Serviço Social

Tutora a Distância Professora Maria Ana Lúcia A. Antônio

Sorocaba / SP

08/11/2014

Introdução

Neste trabalho veremos como o método científico é importante, pois é um conjunto de procedimentos que visa a resolução de problemas que trabalha em várias etapas, tais como: formulação de problemas; a invenção de hipóteses, a dedução de consequências e a formulação de leis gerais. Para o Serviço Social, o uso do conhecimento científico possibilita o estudo sobre o agir da sociedade ajudando a construir teorias sociais.

O tema escolhido para o nosso projeto de pesquisa foi gravidez na adolescência. Esta pesquisa tem a finalidade de tentar desvendar o fenômeno do aumento da gravidez na adolescência. É uma temática de relevância social, pois reivindica políticas publicas de atenção para esta fase. A saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes é motivo de constante preocupação para pais, educadores, profissionais de saúde e governantes, uma vez que suas consequências são de alto impacto individual e social.

Ciência é uma forma peculiar de produzir conhecimento objetivo, é uma forma de descobrir a verdade, de demonstrar o que de fato acontece. Essa trajetória no pensamento sobre a ciência nos incita a ver e compreender a ciência como um modo de produzir narrativas, um modo de conversar, um modo de construir argumentos. Objetividade, ainda nesse senso comum, contrapõe-se à subjetividade. Um conhecimento objetivo seria aquele que independe das posições (ou das opiniões) de um sujeito qualquer. Tal forma de conhecimento, ainda nessa imagem comum, falaria da realidade, e não das opiniões desse ou daquele indivíduo, desse ou daquele grupo social. O conhecimento científico, nessa visão, se imporia a todos. É nesse sentido que ouvimos frequentemente frases como “a ciência demonstra isso”, ou “cientistas verificaram que”. Com efeito, a imagem da ciência ainda predominante no senso comum é a de uma prática capaz de revelar aspectos ocultos da realidade, inacessíveis aos mortais, a não ser através da prática científica. Caberia ao método científico a virtude de desvelar a realidade, de descobrir suas regularidades e leis. Ou seja, adotar o método científico seria a melhor forma de se chegar à verdade, de descobrir, para além das meras opiniões, o que de fato acontece na realidade.

Nessa perspectiva, a elaboração de um trabalho científico pode ser vista como uma construção de argumentos feita com a intenção de convencer certo grupo de pessoas, certo auditório específico, a saber, a comunidade de cientistas à qual pertencemos. Toda vez que desejamos convencer alguém através de nossos argumentos, convém tomar como ponto de partida alguns pressupostos que não são controversos, ou seja, que partilhamos com o auditório a que nos dirigimos.

Em todas as profissões a pesquisa é um elemento fundamental e não é diferente no caso do assistente social. É através da pesquisa que novas decisões são tomadas em prol de uma comunidade, visando melhorias da condição de vida daquela população. Para tanto o espírito investigativo do pesquisador deve estar presente, ele deve ter – na sua essência – a curiosidade, a vontade de ir além, de saber mais. É importante que o profissional de assistência social tenha claro que os conhecimentos que são utilizados para nortear o trabalho ou a pesquisa devem ser diretamente proporcionais a problemática social em questão.

Portanto, diante dos problemas específicos, o profissional não tem apenas que analisar o que acontece, mas tem que formular uma crítica e tomar uma decisão por um determinado tipo de construção de alternativas como produto de investigação. O modo como o pesquisador faz isso, é o que irá determinar a relação que ele estabelece com a teoria (LOPES, 2008. P. 18).

O que irá determinar qual a linha de estudos que a pesquisa social irá seguir é a problemática principal, o objeto de estudo em si. Nesse processo é fundamental ter todas as informações necessárias de forma mais completa possível sobre o sujeito/objeto de estudos.

Adolescente segundo o Estatuto da criança e do adolescente (ECA) e a faixa que vai dos 12 aos 17 anos e onze meses. A gravidez na adolescência esta ocorrendo cada vez mais cedo e muitas vezes esta adolescente é abandonada pelo seu parceiro tendo que assumir sozinha esta responsabilidade, que é dividida com a família, mais precisamente é a avó que acaba assumindo a criação desta criança e suprindo suas necessidades, pois o pai também é adolescente. Isto tem uma série de consequências como o abandono escolar e o afastamento da vida social, com isso ela passa a fazer parte dos programas de transferência de rendas do governo por não ter condições momentâneas de trabalhar.

O estado vem transferindo uma considerável parte dos serviços sociais para a sociedade civil, que está assistindo a desresponsabilização do estado com as questões sociais e o aumento da filantropização da questão social, “sob os pressupostos da ajuda moral das praticas voluntaristas, sem contar a tendência de fragmentação dos direitos sociais”. (ALENCAR,, p 7)

Por isso é importante analisarmos se as políticas públicas tem sido eficaz na prevenção da gravidez na adolescência, pois é fato que a associação entre conhecimento de métodos contraceptivos e prática do sexo seguro é frágil. O acesso às políticas de prevenção e orientação sobre saúde sexual tem sido considerado de grande importância na redução do número de partos feitos em adolescentes na rede pública brasileira, que diminuiu nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com