TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROJETO DE PESQUISA SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  17/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.350 Palavras (14 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]

Centro de Educação a Distância

Polo Sobral – Ce

Serviço Social – 6º semestre

Disciplina: Projetos de Pesquisa em Serviço Social

RELATÓRIO CIENTÍFICO / PROJETO DE PESQUISA / SERVIÇO SOCIAL

Aluno (s)

Francicléo Pereira Monção (Serviço Social / 6º período) RA – 417763

Izabel Cristina Silva Soeira (Serviço Social / 6º período) RA – 439532

Maria do Socorro Nascimento Lopes (Serviço Social / 6º período) RA – 436817

Maria Marcilene Lima Passos (Serviço Social / 6º período) RA – 428081

Maria Meire Ribeiro (Serviço Social / 6º período) RA – 413075

PROJETO DE PESQUISA:

O Assistente Social e a Comunidade Escolar

Orientador (es):

Rosimeire Scatena – Tutora Ead

Maraísa Mesquita – Tutora Presencial

Sobral

Novembro / 2015

INTRODUÇÃO

Este relatório integra a disciplina Projeto de Pesquisa em Serviço Social, do 6º período do curso superior de Serviço Social EAD, Faculdade Anhanguera – UNIDERP, Polo Sobral/CE, realizado em grupo, tendo por objetivo apresentar um relatório final, contendo as etapas realizadas no desenvolvimento das atividades propostas durante o processo de pesquisa, estudo e desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa.

Utilizaremos a metodologia científica, que significa introduzir o discente no mundo dos procedimentos sistemáticos e racionais, base da formação tanto do estudioso quanto do profissional, gerar conhecimento através da pesquisa e da geração de dados sistêmicos e confiáveis, pois ambos atuam diretamente no campo e no mundo das ideias este conhecimento é voltando para a solução de problemas através do emprego destes processos científicos.

Ciência, Metodologia e o Trabalho Científico,

(ou tentando escapar dos horrores metodológicos¹)

Ruben Araujo de Mattos

De acordo com o texto, ciência é uma forma de produção de conhecimento objetivo, consideramos um termo científico tudo aquilo que é constatado com base em provas e em evidências. Segundo a percepção popular, a ciência não dá margem à subjetividade, tudo tem que ser fundamentado em provas.  Sendo assim, competiria ao método científico, o benefício de abordar a verdade, de divulgar as suas regularidades e leis, o método científico norteia a melhor forma de chegar à verdade, de desvendar para além das meras opiniões e concepções pessoais, para o que de fato acontece na realidade.

Contudo, vale lembrar de que a ciência é algo, que é construído por seres humanos e que a objetividade que tanto caracteriza os modernos estudos científicos, muitas vezes nasce da subjetividade, da curiosidade, dos medos e dos anseios. O ser humano em sua essência curiosa tem o hábito de divergir, de analisar uma mesma coisa através de anglos diferentes. Por muitas vezes, os métodos de pesquisas utilizados não são condizentes com a realidade onde estão sendo aplicados, ou pelo menos não seriam a melhor para o tempo e o espaço onde estão sendo inseridos. Principalmente quando o assunto pesquisado são relações humanas, que dependem da cultura e da sociedade. Por isso, por mais científico que sejam os trabalhos, faz-se necessário observar os aspectos além desse contexto laboratorial. Para o conhecimento científico, é necessário romper com o senso comum, às vezes utilizar, desenvolver um vocabulário exotérico, bem como ferramentas teóricas e práticas investigativas por vezes análogas ao senso comum, para que o conhecimento seja apropriado e, contribuam para a transformação desejada.

___________________________________

¹ O subtítulo desse texto é inspirado no excelente trabalho de Spink e Menegon (2000) intitulado A pesquisa como prática discursiva: superando os horrores metodológicos.

MATTOS, R. A. Ciência, Metodologia e Trabalho Científico (ou Tentando escapar dos horrores metodológicos). In MATTOS, R. A.; BAPTISTA, T. W. F. (Orgs.) Caminhos para análise das políticas de saúde, 2011. p.20-51. Online: disponível em www.ims.uerj.br/ccaps - Acesso em: 17 outubro 2015 às 07:30

CONCEITO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Para produzirmos um trabalho acadêmico (artigo, monografia, tese, etc.), precisamos utilizar normas técnicas, e um destes métodos, é a pesquisa bibliográfica. Onde são realizadas pesquisa leituras e eletrônica, em fontes diferentes, posteriormente produzindo resumos, resenhas e fichamentos. Depois, dos dados coletados, transcrição dos dados que servirão como base para fundamentar os argumentos, e explicitar os fatos observados na pesquisa, não perdendo de vista o objeto de estudo. A referência bibliográfica é importante e necessária em uma pesquisa, principalmente quando esta pesquisa é voltada para o campo educacional, é um conjunto de elementos descritivos que possibilita uma identificação individualizada de uma citação no corpo do texto.

Citação é uma menção, inserida no texto, de uma informação extraída de outra fonte. Na produção de um trabalho científico, é bastante comum a utilização de citações dos conceitos de diversos autores sobre o tema, ou melhor, pesquisado. A pesquisa bibliográfica é nada mais que a leitura e análise sistemática e a transcrição destas informações contidas em livros periódicos, documentos, internet, mapas, imagens, manuscritos, etc. Todo este material recolhido deve ser submetido a uma triagem, a partir da qual será possível estabelecer um plano de leitura.

Como já falamos trata-se de uma leitura atenta e sistemática que faz-se acompanhar de anotações e fichamentos que eventualmente, poderão servir à fundamentação teórica da pesquisa. Por tudo isso, deve ser uma rotina tanto na vida profissional de professores e pesquisadores, quanto na dos estudantes. A pesquisa bibliográfica tem por objetivo mostrar as diferentes contribuições científicas disponíveis sobre determinado tema. Isto nos dará suporte em todas as fases de qualquer tipo de pesquisa, uma vez que auxilia na definição da problemática, na determinação dos objetivos, na construção de hipóteses, na fundamentação da justificativa da escolha do tema e na elaboração do relatório final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (189.1 Kb)   docx (51.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com