TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  19/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

bacharelado em SERVIÇOS SOCIAI

ELIANE PEREIRA DA COSTA

produção textual individual

projeto de pesquisa

[pic 3]

CARLOS CHAGAS – MG

2015

ELIANE PEREIRA DA COSTA[pic 4]

        produção textual individual

projeto de pesquisa

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Serviços Sociais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná do 4º flex/5º semestre nas disciplinas: Instrumentaliade em Serviços Sociais, Movimentos Sociais, Políticas Seyoriais Contemporâneas, Pesquisa Social e Oficina de Formação.

Professores: Amanda Boza, Maria Angela Santini, Maria Lucimar Pereira e Rodrigo Zambon.

[pic 5]

CARLOS CHAGAS - MG

2015

SUMÁRIO

[pic 6]

  1. INTRODUÇÃO        04
  2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        05
  3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO        05
  4. JUSTIFICATIVA        05
  5. METODOLOGIA        06
  6. REVISÃO BIBLIOGRAFICA        06
  7. CRONOGRAMA        07
  8. ORÇAMENTO        07
  9. RESULTADOS ESPERADOS        07
  10. REFERÊNCIAS        08

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é analisar os fatores que elevam o índice de pobreza das famílias de baixa renda no Brasil.

É lamentável um país como o nosso que produz toneladas de alimentos e que possuem milhões de hectares de terras, ainda exista pessoas passando fome e sem ter onde morar. Vivemos em uma sociedade capitalista, onde o ser humano é bastante desvalorizado quando se encontra na área de baixa renda.

Os Assistentes Sociais tentam passar um trabalho social aos serviços dos pobres e excluídos da sociedade, mostrando ao homem o seu valor histórico e poder encarar o problema social de forma única e pessoal, com o objetivo de integrar e de ajustar o homem a sociedade.

O Brasil tem sofrido bastante com a má distribuição de renda, por ter um grande número de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza, apresentando alto índice de desemprego e analfabetismo.

"Garantir o alimento para todos, superando a miséria e a fome, exige de cada um de nós o engajamento pessoal. Mais do que isto, supõe a experiência pessoal do humilde e corajoso processo de gestação de uma nova sociedade, que atenda aos direitos e às necessidades básicas da população: educação, saúde, reforma agrária, política agrícola, demarcação das terras indígenas e das terras remanescentes dos quilombos, distribuição de renda, reforma fiscal e tributária, moradia. Exige também que desenvolvamos novas relações de trabalho e de gestão da empresa, criando uma economia de comunhão comprometida com a solidariedade e atenta às exigências da sustentabilidade". 


  1. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

As políticas públicas de combate à fome e pobreza não devem, portanto, se restringir a "compensar" os efeitos de um modelo econômico concentrador. Deve-se romper com a artificial separação das chamadas "áreas" econômica e social. Não se pode esperar que a "área" social resolva o problema da pobreza enquanto a política econômica continua a promover a exclusão.

  1. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO

Geral:

Fazer uma análise a partir de critérios socioeconômicos de quais são os fatores que vem impulsionando as famílias a se manterem em situação de pobreza.

Específico:

-Pesquisar informações sobre as famílias de baixa renda, para possibilitar e identificar qual o fator relevante para esta realidade.

-Buscar dados sobre o estudo da realidade das famílias para entender as demandas.

-Repassar as informações obtidas na pesquisa, mais levando em conta quais são os fatores encontrados que agravam a situação de vulnerabilidade das famílias em estudo.

  1. JUSTIFICATIVA

No nosso país o crescimento da pobreza, da fome e da desigualdade continua em ritmo alarmante, crianças estão morrendo antes de completarem um ano de vida. Por isso a necessidade de criar políticas sociais compensatórias para um eficiente funcionamento da sociedade, para remediar os danos causados pelo capitalismo, que gera essa lacuna entre ricos e pobres.

O Estado tem o papel de intermediador entre as duas classes com o dever de reduzir cada vez mais a pobreza e a desigualdade. Infelizmente no nosso país existem famílias com diversas situações socioeconômicas que induzem a violação de direitos dos seus membros, como as de seus jovens, crianças, adolescentes, idosos e entre outros. Essa situação vem crescendo por causa do desemprego, pela falta de estudo e oportunidades de capacitações que atualmente são muito exigidas no mercado de trabalho.

No Brasil atualmente a situação é grave, verifica-se que é apenas um reflexo da atual situação do país, com todas as questões sócias e políticas que o Brasil possui. O enfrentamento do problema é o grande desafio para qualquer sociedade. Garantir os direitos dos indivíduos centrando nas necessidades humanas reforça a convicção de que a natureza dessas necessidades exige que sejam satisfeitas como imperativo de justiça social.

A falta de trabalho e os baixos salários criam a pobreza e isso é um fato que todos nós convivemos com isso. E a pobreza com ela traz a moradia precária, a falta de higiene, doenças e entre outros. Diante dessa situação, sabemos que um dos recursos essenciais é a intervenção social. O Assistente Social tem como obrigação desenvolver projetos e executa-los colocando em prática.

O Assistente Social tem o dever de mostrar que todos tem os mesmos direitos de igualdade.

5. METODOLOGIA

No decorrer desse trabalho será realizados questionários com questões que serão executados durante os meses de maio a junho de 2015, que será aplicado nas visitas domiciliares. Serão realizadas pesquisas entre os meses de Abril de 2015 a respeito de dados bibliográficos a respeito do estudo em questão e também será feito estudos bibliográficos com informações sobre o tema estudado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com