TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa comunicação social

Por:   •  9/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

[pic 1][pic 2]

titulo

IZIELLI DOS SANTOS DE MOURA, LOUISE KRAUSE DOBAL, PAOLA BARRETO BORGES

SÃO BORJA

2015

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

IZIELLI DOS SANTOS DE MOURA, LOUISE KRAUSE DOBAL, PAOLA BARRETO BORGES

TÍTULO

Projeto de Pesquisa apresentado ao componente curricular da disciplina “Metodologias de Pesquisa” do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e

Propaganda da Universidade Federal do Pampa.

Orientador: Wesley Grijó

        

                São Borja

2015

SUMÁRIO

1.Introdução.................................................

1 RESUMO

O presente projeto visa analisar as diferentes reações das pessoas que este tipo de vídeo/propaganda causa nas pessoas do interior. As marcas Brahma e KiBon usam a emoção para vender seus produtos para aqueles que não tem fácil acesso a eles.

1.1 INTRODUÇÃO

Quando falamos em propaganda, estamos falando em uma técnica de comunicação com a massa, que tem por finalidade fornecer informações, desenvolver atitudes e trazer benefícios para quem anuncia, ocasionando a venda do produto ou de serviços. A propaganda tem como característica criar e arrumar a imagem de uma marca, produto, política e serviço.

Ela tem um modo específico de apresentar determinadas informações sobre um produto, marca, empresa ou instituições políticas que busca influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação. A propaganda foi usada inicialmente no contexto político, referindo-se geralmente aos esforços da persuasão patrocinados por movimentos religiosos e partidos políticos. Assim como na cultura da mídia, criamos uma ideologia sobre aquela propaganda  e ela nos fornece material para construção de identidade pela qual o indivíduo se insere na sociedade capitalista, produzindo uma cultura comum.

A propaganda no Brasil surgiu por volta de 1800, quando a mídia televisiva ainda não existia. O Brasil é marcado pela chegada da televisão em 1950, que revolucionou a vida das famílias no país. No mesmo ano aconteceu o boom das telecomunicações e da comunicação. A propaganda ganhou força no país quando deu-se inicio a fabricação de carros no país, pois havia uma necessidade de venda em escala sobre esse produto.

O presente projeto visa analisar a reação dos telespectadores das propagandas: sorvete Kibon “Rua da Felicidade” e da Brahma “Uma festa surpresa em Vila do Guiné”, foram feitas em forma de intervenções urbanas, que é uma das maneiras de publicidade mais rápidas de interação com o público. A intervenção urbana surgiu no Brasil no final da década de 70, é uma manifestação artística feita nas ruas buscando interagir o público de uma forma diferente e mais atraente com a marca, o produto ou serviço.

O projeto tem como objetivo analisar o comportamento das pessoas, mostrando suas diferentes reações quando essas intervenções são compartilhadas, usando os métodos de pesquisa qualitativa, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa eletrônica (termo técnico). As propagandas têm como público-alvo pessoas do interior, que não estão acostumadas a ter intervenções urbanas e não tem conhecimento de seus produtos. Porém, as duas intervenções usadas neste projeto são totalmente voltadas para a emoção das pessoas que recebem as intervenções em suas cidades, elas passam sentimentos de amor, felicidade, emoção e alegria de ter algo na cidade que nunca havia sido apresentado para eles. O comportamento de todos esses indivíduos foi o que nos moveu a fazermos nossa análise para sabermos melhor sobre o comportamento do consumidor, em especial da Vila Guiné, na Bahia que fica 500km da capital Salvador, que sediou jogos da Copa de 2014, já a Kibon de um dia para o outro, colocou uma caixa gigante intitulada “Gargalhômetro” no meio da “Rua da Felicidade”, localizada em Pirenópolis (GO). Os moradores da pequena cidade ficaram surpresos com a frase do letreiro: “Dê uma gargalhada e compartilhe a felicidade”.

Palavras chaves: persuasão, campanha audiovisual, comportamento do consumidor, emoção.

2 PROBLEMATIZAÇÃO

A campanha publicitária é um conjunto de anúncios e filmes publicitários, que procura a melhor forma de apresentar e promover seu produto ou serviço ao consumidor. Ela tem a intenção de estabelecer uma imagem favorável para uma marca, empresa ou instituição.

Os filmes publicitários que se apropriam das intervenções urbanas geralmente são feitos com um apelo emocional, assim chamando uma atenção maior para o que está acontecendo, fazendo com que o público - tanto os que estão ali vivenciando aquilo quanto os que veem essa propaganda pela televisão, tenham diferentes tipos de reações. Esse tipo de campanha publicitária ainda é minoritário, pois existe um elevado custo para poder produzi-las.

Essa pesquisa está voltada para a análise de duas campanhas que tem como estratégias de divulgação de seus produtos a propaganda em forma de intervenção urbana e a persuasão que está junto dela.

Diante disso, propõem-se como problematização visar a reação, o comportamento e verificar o quão persuasiva são para as pessoas esses dois tipos de propagandas, que acabam deixando de lado as tradicionais propagandas de divulgação desses dois tipos de produtos.

Então, o problema de pesquisa aqui é está em analisar e responder a seguinte pergunta: qual é a reação do público consumidor diante de uma propaganda de intervenção urbana?

3 OBJETIVOS
- Objetivo Geral
Examinar as diferentes reações das pessoas, através dos comentários, ao verem como as empresas utilizam as propagandas da marca KiBon “Rua da felicidade” e da Brahma “Uma festa surpresa na Vila Guiné”, para promoverem seus produtos.

- Objetivo Específico

# Identificar os elementos de uma propaganda que usa a intervenção urbana

# Verificar quais emoções/sentimentos causa no público através dos comentários da página do youtube

# Analisar as diferentes reações das pessoas ao olharem as propagandas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (199.2 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com