TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA: PROTEÇÃO SOCIAL A CRIANÇA E ADOLESCENTES

Por:   •  13/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  3.161 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        PROJETO DE PESQUISA        

2.1        DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        

2.2        FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS        

2.2.1        Geral        

2.2.2        Especifico        

2.3        JUSTIFICATIVA        

2.4        METODOLOGIA        

2.5        REVISAO BIBLIOGRÁFICA        

2.6        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA        

2.7        ORÇAMENTO        

2.8        RESULTADOS ESPERADOS        

2.9        REFERÊCIAS        


  1.  INTRODUÇÃO

O presente projeto de pesquisa bibliográfico busca refletir sobre a proteção social para criança e adolescentes. Fazer um levantamento e contextualizar da história da criança e do adolescente brasileiro, as formas pelas quais se constituiu a categoria infância no Brasil, entender a infância com uma noção de seu desenvolvimento histórico. Trazendo para o debate questões relativas à família, aos vínculos e às formas de criação de filhos na condição de vulnerabilidade social.

A partir destas considerações iniciais, analisar as políticas sociais públicas direcionadas à área da infância no Brasil, compreendendo sua implementação, desde o Código de Menores até o Estatuto da Criança e do Adolescente e os assuntos afins.

E por fim demonstrar a importância dos projetos sociais de convivência e fortalecimento de vínculos para criança e adolescente em vulnerabilidade social, considerando o trabalho do Serviço Social institucional no atendimento as demandas apresentadas.  

.


  1. PROJETO DE PESQUISA
  1. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

A proteção social para criança e adolescente em situação de vulnerabilidade social

  1. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS
  1. Geral

Levantar a bibliografia existente sobre a evolução da proteção social voltada para criança e adolescente englobando: políticas públicas; leis e decretos historia da criança no Brasil.

  1. Especifico

- Levantar quais as políticas públicas desse setor e sua evolução.

- Assinalar quais os avanços e conquistas alcançadas na atualidade.

-Compreender a importância dos projetos sociais de convivência e fortalecimento de vínculos para as crianças e adolescentes em situação de risco social e vulnerabilidade.

- A atuação e colaboração do serviço social para a questão.

  1. JUSTIFICATIVA

O presente estudo se justifica no que se refere à importância de se conhecer a evolução e a atual condição de atendimento a criança e adolescente como cidadão e sujeitos de direitos, reféns de uma situação de vulnerabilidade social familiar contemporânea.

  1. METODOLOGIA

Através de pesquisa bibliográfica realizada através de consulta em sites específicos: Google Acadêmico LILACS, MEDLINE, SCIELO, e em bibliografia acadêmica publicada no período 2000-2015.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A família desempenha o papel de educação formal e informal, absorvendo valores éticos e morais, valores culturais, fortalecendo os laços (GOMES e PEREIRA, 2005).

Logo uma família com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, de acordo com Yazbek (2012), é pobres aqueles que, de modo temporário ou permanente, não têm acesso a um mínimo de bens e recursos sendo, portanto, excluídos em graus diferenciados da riqueza social (YAZBEK, 2012).

Segundo Ferreti (2004) à medida que a família encontra dificuldades, para cumprir satisfatoriamente suas tarefas básicas de socialização e de amparo aos seus membros, criam-se situações de vulnerabilidade.

O enfrentamento da desigualdade social só é possível através de políticas públicas que reduzam realmente a pobreza, a exclusão social, trazendo garantia mínimas de qualidade de vida a população de baixa renda (FERRETI, 2004).

As políticas sociais surgem com principal objetivo de garantir para a população carente de recursos financeiros e em risco social o mínimo para sua sobrevivência, (mínimos sociais) visando combater a miséria e graves ameaças que levasse essa população a situações desumanas a garantia desses mínimos sociais era feito através de políticas sociais que não eram universais (GUEIROS, 2002).

De açodo com Barbosa (2001), diante de um aumento significativo de pessoas pobres em situação de exclusão social e vulnerabilidade torna-se necessário a formatação e implantação das políticas sociais com objetivo de proporcionar melhoria na qualidade de vida de seus usuários. Nesta diversidade apontam-se os atores sociais e as políticas publicas que fomentam o surgimento dos diversos projetos de ação sociais nos vários órgãos e entidades, mas, sobretudo dos órgãos governamentais que deve ser o principal responsável em zelar pela evolução social das comunidades O Estado encontra dificuldades para lidar com tal situação, levando então as organizações a desenvolverem políticas e ações de desenvolvimento que se revelam na elaboração e implementação de projetos sociais (BARBOSA, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (164.5 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com