TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa Sobre Hábitos De Leitura

Artigo: Projeto De Pesquisa Sobre Hábitos De Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 6

HÁBITOS DE LEITURA DE ADOLESCENTES E JOVENS NO RIO DE JANEIRO COM A MUDANÇA DE MÍDIAS DE LEITURA

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Especialização em Leitura e Produção Textual da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial à aprovação na Disciplina Metodologia da Pesquisa.

Rio de Janeiro

2013

1) TÍTULO

2) TEMA

Este projeto de pesquisa pretende analisar os hábitos de leitura de leitores jovens e adolescentes em diferentes condições, através de pesquisa montada por formulário utilizando a ferramenta Google Drive, assim como levantamento bibliográfico e e estudo literário de artigos e livros que abordem o tema.

3) DELIMITAÇÃO DO TEMA

O proposto trabalho visa abordar os hábitos de adoloscentes e jovens entre 15 e 26 anos de idade que vivam no Estado do Rio de Janeiro, a fim de identificar seus atuais hábitos de leitura e possíveis alterações no mesmo nos últimos 5 anos, visto o crescimento de mídias eletrônicas voltadas para a divulgação da informação e para a leitura.

3) PROBLEMA

Com o surgimento da internet, os hábitos de leitura foram influenciados e, logo, sofreram algumas alterações. Partindo da afirmação de que “o livro é sempre livro independente do formato” (FONSECA, 2007), pretendemos analisar os novos meios de leitura, suas vantagens e se realmente a leitura é incentivada no meio virtual.

De acordo com Marcus Garcia:

A mudança dessa realidade depende de conscientização e sensibilização.

Para desenvolver novos patamares intelectuais, culturais e profissionais, a

pessoa precisa necessariamente ampliar seu cabedal de conhecimento, o

que torna a leitura fundamental. A neurociência já pesquisou e afirmou que

a capacidade do cérebro humano é muito grande, e uma vida inteira de

estudo e leitura intensivos não seriam suficientes para esgotar uma

pequena fração de sua capacidade.

Para cultivar o hábito da leitura nas crianças e nos jovens é preciso que a

família e a escola façam sua parte.

4) HIPÓTESE

É provável que com o advento das novas tecnologias, e aqui destacamos a internet, as pessoas passaram a ler mais. As redes sociais, as mensagens de texto, os e-books juntamente com a popularização do celular, computador e afins permitiu o acesso à informações de diversos tipos e em diversos suportes. Buscaremos neste estudo a afirmação de que apesar de ter mudado de suporte a leitura continua sendo incentivada através de diversos programas e ainda tem um poder muito grande de conscientização na sociedade.

6) OBJETIVOS

6.1 GERAL

Analisar os hábitos de leitura de alguns adolescentes e jovens do Rio de Janeiro e constatar se a alteração de suporte incentiva ou desestimula a mesma.

6.2 ESPECÍFICOS

Os objetivos específicos a que este estudo se propõe é responder algumas questões relacionadas ao hábito de leitura e mudança da mídia impressa para a mídia impressa que atualmente convive com a atual, como por exemplo:

Qual preferência de leitura de jovens e adolescentes na faixa etária de 15 até 26 anos de idade, residentes do Rio de Janeiro?

Como esses jovens convivem com o digital e o impresso?

A cultura literária e a formação do leitor também mudam com os avanços tecnológicos?

7) JUSTIFICATIVA

Este estudo se justifica pela afirmação de o ano de 2013 ter sido considerado o ano do livro digital, segundo reportagem de Cozer (2013). Visto um cenário de tantas alterações é necessário refletirmos o ato de ler, com suas novas características e se ainda tem tido, por parte dos leitores o aspecto de agente transformador de consciências e como passa a figurar o papel do bibliotecário como mediador da leitura, que busca fazer com que a o leitor desenvolva “aptidões antes não tidas, obtendo variados benefícios como os que foram relatados na fala dos participantes: “falar melhor”, “escrever melhor” e “ler melhor” (NUNES; PAES, 2011).

8) REVISÃO DA LITERATURA

Tomando por base as 5 leis formuladas pelo bibliotecário indiano Shiyali Ramamrita Ranganathan:

1ª lei: Os livros são para serem lidos

2ª lei: Para todo leitor seu livro

3ª lei: Para todo livro seu leitor

4ª lei: Poupe o tempo do leitor

5ª lei: A biblioteca é um organismo em crescimento

Porém, de modo especial tomando a 5ª lei de Ranganathan pretendemos, a partir de um enfoque biblioteconômico e pedagógico, analisar as mudanças no hábito de leitura de adolescentes e jovens, visto que há, em nosso tempo, diversas bibliotecas sem paredes, que realmente crescem exponecialmente com o passar do tempo, inviabilizando desta maneira a leitura de tudo por todos os leitores, fazendo, deste modo, com que o leitor defina seu perfil e busque, na maior parte do tempo, leituras que sejam correspondentes com seu perfil.

A partir deste pressuposto, com leituras na área da pedagogia e biblioteconomia, buscaremos identificar os hábitos de leitura, a formação de leitor em meio ao ambiente digital e impresso e programas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com