TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Educação Fisica Jiu Jitsu

Trabalho Universitário: Projeto Educação Fisica Jiu Jitsu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  2.592 Palavras (11 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 11

Projeto de Pratica:

“A importância dos processos biológicos na prática de atividade física”

Sumário

1. INTRODUÇÃO..........................................................................................3

2. CÉLULA: FORMAÇÃO, FUNCIONAMENTO, CONSTITUIÇÃO..................................................................................................4

3. IMPORTÂNCIA DO METABOLISMO CELULAR E FUNÇÃO DOS TECIDOS NO JIU JITSU....................................................................................8

4. CONCLUSÃO...........................................................................................10

5. BIBLIOGRAFIA .......................................................................................11

1 INTRODUÇÃO:

É Importante observar os fundamentos biológicos, demostrando a estrutura celular e como o processo advindo destas questões influi na pratica de exercício físico e de atividade física. Para este trabalho a atividade física escolhida foi o jiu-jitsu, destacando por ser uma atividade muito popular e com muitos praticantes, sendo uma atividade que traz inúmeros benefícios para o corpo humano e a mente. Para enterdermos melhor vamos saber um pouco sobre essa luta tão usada nos dias de hoje, como defesa pessoal, ou como característica deportiva.

O Jiu-Jítsu, ou "arte suave, segundo alguns historiadores, nasceu na Índia e era praticado por monges budistas. Preocupados com a auto defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. Com a expansão do budismo os esportes de combate percorreram o Sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão, onde se desenvolveu e popularizou se tornando o Jiu-Jítsu japonês que foi a arte marcial dos samurais, durante quase toda Idade Média(1). De acordo com indícios históricos, no ano de 520 d.C., um monge indiano, supostamente nascido em Kanchipuram, perto de Madras, viajou para a cidade de Kuang (a moderna Cantão), onde foi recebido em audiência pelo imperador Wu Ti, da Dinastia Liang (2). Segundo a lenda, esse monge, Bodhidharma (Dharuma em japonês) passou nove anos meditando em um mosteiro no Reino de Wei, sendo considerado o padroeiro da maioria dos artistas marciais e o criador do estilo de luta chamado Vajramushti, que seria um sistema de luta de guerreiros indianos. Ao que tudo indica, parece que a origem da arte suave se deve ao monge Bodhidharma.

Para elucidação deste trabalho foi feita uma revisão bibliográfica sobre a célula, sua constituição e funcionamento, e sobre sua participação na composição dos tecidos. Para em seguida fazer uma análise da constituição estrutural e molecular das células, observando a importância do metabolismo celular e a função dos tecidos musculares. Observando como e importante a pratica de atividade física, e, sobretudo no jiu-jitsu, no caso de fomentar o metabolismo celular e trazer benefícios à saúde.

2. CÉLULA: FORMAÇÃO, FUNCIONAMENTO, CONSTITUIÇÃO

O que são células: Células Células do gênero Allium em diferentes fases do ciclo celular. A célula representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. A maioria dos organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, são pluricelulares. O corpo humano é constituído por aproximadamente 10 trilhões (mais de 1013) de células; A maioria das células vegetais e animais têm entre 1 e 100 µm e, portanto, são visíveis apenas sob o microscópio;3 a massa típica da célula é um nanograma. A célula foi descoberta por Robert Hooke em 1665. Em 1837, antes de a teoria final da célula estar desenvolvida, um cientista checo de nome Jan Evangelista Purkyňe observou "pequenos grãos" ao olhar um tecido vegetal através de um microscópio. A teoria da célula, desenvolvida primeiramente em 1838 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos os organismos são compostos de uma ou mais células. Todas as células vêm de células preexistentes. As funções vitais de um organismo ocorrem dentro das células, e todas elas contêm informação genética necessária para funções de regulamento da célula, e para transmitir a informação para a geração seguinte de células.

Todas as células são formadas por uma membrana plasmática e pelo citoplasma, a membrana plasmática é uma estrutura fina que delimita a célula, separando o meio extracelular do meio intracelular, o que se encontra preenchido por um liquido gelatinoso chamado citasol. Além dessas estruturas básicas, as células podem ter diversas outras estruturas na sua constituição, formando dois padrões de células distintas: as células procariontes ou procarioticas e as células eucariontes possuem no interior do citoplasma diversas estruturas, como por exemplo, o núcleo celular, mitocrondias, complexo de golgi, renticulo endoplasmático, ribossomos, lisossomos, etc. Já nas células procariontes, as unicas organelas existentes no seu citoplasma são os ribossomos, além disso, o material genético está disperso no citoplasma, ao contrário das células eucarionte, onde o material genético encontra-se dentro do núcleo da célula.

A biologia tecidual não precisa ser necessariamente igual, precisa apenas estarem empenhadas de uma maneira conjunta, numa certa tarefa, o conhecimento da estrutura da carne e sua constituinte básicos bem como da bioquímica do músculo é fundamental para uma boa compreensão das propriedades funcionais de tecidos animais que são: muscular conjuntivo, epitelial e nervoso.

Tecido conjuntivo: As células do tecido conjuntivo são afastadas umas das outras, e o espaço entre elas é preenchido pela substância intercelular. A principal função do tecido conjuntivo é unir e sustentar os órgãos do corpo. Esse tipo de tecido apresenta diversos grupos celulares que possuem características próprias. Por essa razão, ele é subdividido em outros tipos de tecidos. São eles: tecido adiposo, tecido cartilaginoso, tecido ósseo, tecido sanguíneo.

Tecido Epitelial: As células do tecido epitelial ficam muito próximas umas das outras e quase não há substâncias preenchendo espaço entre elas. Esse tipo de tecido tem como principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com