TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jiu-Jitsu

Seminário: Jiu-Jitsu. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/12/2013  •  Seminário  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  918 Visualizações

Página 1 de 3

O jiu-jítsu é uma arte marcial muito praticada pelos jovens da atualidade, e vem crescendo cada vez mais no Brasil, é uma luta que não utiliza armas, e suas principais técnicas são imobilizar, dominar e se defender do oponente através de torções e alavancas.

Acredita-se que o jiu-jítsu tenha origem japonesa, nas antigas escolas samurais, mas há quem diga que ela vem da Índia ou da China de antigos povos que utilizavam tais técnicas como esporte e até mesmo como defesa de outros povos, mas foi no Japão seu local de aprimoramento e crescimento. Os japoneses diziam que quando um samurai perdia sua arma, ou se encontrava em estado de perigo e precisasse enfrentar seu oponente corpo a corpo, ele precisaria de uma arte marcial que pudesse ser rápida e que imobilizasse o inimigo definitivamente.

O Jiu-Jítsu foi trazido para o Brasil pelo mestre Mitsuo Maeda, conhecido como Conde Koma, um Cônsul japonês que residia no Pará e que ensinou a família Gracie. Nesse esporte, ensina-se técnicas como queda, torções, estrangulamentos, pressões, alavancas e imobilizações, uma mistura de várias artes como Judô e Aiki-Jítsu, exigindo que o lutador tenha agilidade, flexibilidade, destreza e rapidez.

Benefícios do jiu-jítsu para a saúde

As aulas de Jiu-Jítsu são divididas em três partes, primeiramente o aquecimento, onde são executados flexões, abdominais, corridas, dentre outros. Onde podemos notar um aumento da resistência para realizar exercícios, e melhoras cardiovasculares e respiratórias, o que evita muitas doenças que ás vezes nem imaginamos. A segunda é a parte de técnicas, onde os alunos são ensinados pelos professores, e repetem os movimentos a fim de evoluírem e desenvolverem seus golpes. E a terceira é a parte da luta, os alunos lutam um com os outros para que possam realmente sentir e refinar sua arte.

Assim como todo exercício, o jiu-jítsu é um esporte muito bom para resistência, e seus treinos como mostramos acima, ajuda muito nos gastos calóricos, o que é benéfico para quem deseja perder ou manter o peso, sem contar que ajuda muito nas articulações e juntas, por criarem resistências nos músculos, consequentemente deixando-os firmes e fortes.

Faixas do Jiu-Jítsu

Branca (qualquer idade)

Cinza (4 anos a 6 anos)

Amarela (7 anos até 15 anos)

Laranja (10 anos até 15 anos)

Verde (13 anos até 15 anos)

Azul (Varia com o desempenho do atleta, normalmente 1 ano e meio, a 2 anos, a partir de 16 anos)

Roxa (Varia com o desempenho do atleta, normalmente 2 anos, a partir de 16 anos)

Marrom (Varia com o desempenho do atleta, normalmente 1 ano e meio, a partir de 18 anos)

Preta (A partir de 19 anos)

Coral (Vermelho e preto – Mestre)

Vermelha (Grande Mestre)

Faixas pretas

Preta lisa

1° Dan Preto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com