TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jiu Jitsu

Artigo: Jiu Jitsu. Pesquise 794.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Paulista

Tribos Urbanas

Jiu-Jitsu

ENGENHARIA CIVIL

São Paulo

2014

Universidade Paulista

Dayane Veloso

Diego Souza

Everton Anjos

Jorge Agostin

Leonardo Caique

Luiz Henrique

Naiara Menezes

Solange Cristina

Taize Meneses

Thalita Araujo

Valdenice

Vanessa Franco

Tribos Urbanas

Jiu-Jitsu

Professor Giuber

Engenharia Civil

São Paulo

2014

Sumário

O que é Jiu Jitsu 4

Técnica e Golpes de Jiu Jitsu 5

História do Jiu Jitsu 6

GRADUAÇÃO DE FAIXAS JIU JITSU Erro! Indicador não definido.

Conclusão 11

Bibliografia: 12

Introdução:

O Jiu Jitsu ou seja "Arte Suave" é um estilo de luta que visa o equilíbrio corporal ao invés da força bruta, por esse motivo no tem nenhum tipo de ligação com a violência das ruas, o atleta que pratica esse estilo de luta, aprende a respeitar seus adversários e seu iguais.

Históricamente o Jiu Jitsu surgiu na índia uma forma de defesa dos monges budistas que não podiam fazer uso de armas de fogo.

Está arte marcial está em fase de crescimento no Brasil, cada vez mais crianças jovens e adultos estão ingressando nas academias voltadas para o ensino desse estilo de luta, todos os praticantes do Jiu Jitsu dizem que a arte marcial ajuda a formar o caráter de Jovens e Crianças, já os adultos se tornam pessoas bem mais calmas e pacientes.

O que é Jiu Jitsu

Jiu jitsu significa suavidade na técnica, onde jiu significa suave e jitsu, arte ou técnica, e é um termo de origem japonesa. Jiu jitsu é uma arte marcial, com origem na Índia, que utiliza várias técnicas e golpes para derrotar o oponente.

Técnica e Golpes de Jiu Jitsu

No jiu jitsu, utiliza-se a força em golpes que envolvem as articulações, estrangulamentos, imobilizações, torções e alavancas. No jiu jitsu é possivel que, com o movimento certo, um lutador menor vença um maior. Existem alguns golpes onde é até mesmo possível fazer com que o adversário desista da luta, ou então que ele desmaie ou quebre uma articulação.

Na luta existem alguns golpes que não são válidos, inclusive são considerados desleais, como morder, enfiar os dedos nos olhos, atingir os órgãos genitais ou ainda torcer dedos.

História do Jiu Jitsu

O jiu jitsu ou jiu-jítsu, também conhecido pelas grafias jujutsu ou ju-jitsu (transl. jū, "suavidade", "brandura", e jutsu, "arte", "técnica" Jiu jitsu é a denominação da arte e jiu "jutsu" é a denominação da arte de guerra. É uma arte marcial japonesa que utiliza alavancas e pressões para derrubar, dominar e submeter o oponente, tradicionalmente sem usar golpes traumáticos, que não eram muito eficazes no contexto em que a luta foi desenvolvida, porque os guerreiros (bushi) usavam armaduras. Segundo alguns historiadores o Jiu jitsu ou "arte suave", nasceu na Índia e era praticado por monges budistas. Preocupados com a auto defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. Com a expansão do budismo o jiu jitsu percorreu o Sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão, onde desenvolveu-se e popularizou-se. No Japão, para diferenciar do antigo jiu jitsu foi usado o termo Judô, quando Jigoro Kano desenvolveu um método esportivo reunindo as técnicas menos perigosas do jiu-jtsu. Os ideogramas Kanji japoneses de Jiu jitsu, podem receber diferentes pronúncias. No caso de "jiu" pode se pronunciar "ju" e no caso do "jitsu" pode se pronunciar "do", ou seja jujitsu, jiujtsu e judo são traduções possíveis para os mesmos ideogramas japoneses. Portanto, Jigoro Kano apenas usou uma pronúncia diferente para a velha palavra jiu jitsu, na intenção de denominar sua "invenção". Mitsuyo Maeda o Conde Koma, foi praticante e estudioso do antigo jiu-jtsu e ao visitar a escola Kodokan finalizou por ippon 8 faixas preta em sequência, tornando-se faixa preta(3dan) no estilo Kodokan, que conhecemos hoje como judô. O Judo Kodokan é um estilo forte hoje em dia, devido às ligações políticas de Jigoro Kano, mas no início, os lutadores do estilo Kosen (estilo com enfoque em Newaza, técnicas de chão) foram superiores nos campeonatos, fazendo com que as regras fossem mudadas para que não fossem mais permitidos os golpes no chão.

Maeda foi incumbido de levar o judô para algumas partes do mundo chegando nos EUA e Brasil.

Em suas lutas pelo mundo, sempre aprendia e incorporava técnicas ao seu estilo, e também lutava em exibições, motivo pelo qual foi expulso da Kodokan. Entretanto, com a popularidade do jiu-jitsu, algumas fontes o citam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com