TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar II – PIM II – LOGÍSTICA

Por:   •  29/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.543 Palavras (27 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 27

UNIP

Universidade Paulista

Adeilton David da Silva Junior (F0732B-5)

Andrei Aparecido Batista (D891IF-6)

Bruno Henrique Gusmão Romero (F118DE-8)

Carlos da Silva Souza (N5019E-1)

Gabriel Roberto Campos dos Reis (F03548-4)

Luis Gustavo Massitelli (D988DG-1)

Joanderson Adriano Portero Pinto (N50034-4)

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM II

“Transportadora Cavalcante e Lima”

Araraquara

2019


UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

Projeto Integrado Multidisciplinar II – PIM II – LOGÍSTICA

        

Trabalho do Projeto Integrado

Multidisciplinar – PIM I e II, apresentado como exigência para conclusão do 2º Semestre do Curso Superior de Tecnólogo em Logística, da Universidade Paulista – UNIP, campus Araraquara

Monitor(a): Luis Aparecido Paioli

ARARAQUARA - SP

2019

RESUMO

Formatação justificar texto.

A finalidade do projeto integrado multidisciplinar é colocar em prática todos os assuntos pertinentes à área de Logística que ao longo do semestre foi ministrado.

O presente trabalho tem como objetivo propor e aplicar ferramentas de possíveis mudanças na empresa. Utilizando todas as práticas necessárias que aperfeiçoe o tempo e o custo dando maior qualidade e eficiência ao assunto.

Desde o surgimento da sociedade e do conhecimento da informação são exigidos a todos os profissionais mudanças, para enfrentar os desafios que surgem a cada dia e que se desenvolvem em ritmo crescente e acelerado. Para que possamos enfrentar esses desafios, o profissional deve possuir característica que o mercado aponta hoje como exigências no mundo moderno cheio de grandes empresas e oportunidades concernentes a área.

 O texto foi elaborado com o conhecimento adquirido em sala de aula, por meio das matérias ministradas nos módulos do curso e através de visitação que agora está sendo posto em prática pelos alunos buscando melhorias para a empresa e um melhor desempenho nas atividades do curso. 

Palavras-chave: Planejamento. Organização. Atitude.  


  1. INTRODUÇÃO

FORMATAÇÃO – JUSTIFICAR TEXTO

        O desenvolvimento deste trabalho tem como centro principal a abordagem de fatores relevantes ao gerenciamento por meio de estudos e estratégia de planejamento que devem ser aplicadas periodicamente para obtenção de grandes resultados.

A empresa Transportadora Cavalcante e Lima é uma empresa que atua na cidade Araraquara-SP, que ainda está em processos de modificação e otimização para atendimento ao seu público alvo, em relação a aplicabilidades na área de gerenciamento dos produtos internos e captação da informação como também o planejamento financeiro buscando sempre a melhoria do processo.

A Logística é o fundamento principal para eficiência e eficácia de um melhor gerenciamento de seus recursos de informação, controle e organização da empresa, e é por esse foco que este trabalho foi desenvolvido para levantar as reais necessidades da empresa e de seus processos na distribuição de produtos fracionados e alimentícios.

Para a elaboração deste trabalho utilizou-se o método pesquisa-ação e embasou-se em uma visão teórica previamente elaborada sobre os tópicos abordados durante o presente estudo de matérias específicas da área de Logística, assim como também ajuda e orientação dos professores engajados nesse projeto disciplinar.


1 A EMPRESA

 

A Cavalcante e Lima tem como mercado a distribuição de produtos fracionados e alimentícios. Na parte do fracionado a empresa visa lucros devido a quantidade de volumes que podem ser entregues em um veículo.

A economia se encaixa nessa parte, pois o valor de frete é cobrado por entregas. Na distribuição de produtos alimentícios a transportadora trabalha com terceiros entregando produtos da empresa MEGA G ATACADISTA, assim tendo base na carga com transferência de C.D (centros de distribuição), trabalhando assim com CROS, DOC e Picking, dividindo destinos por região e peso, em vans refrigeradas.

A Cavalcante tem como concorrentes várias outras transportadoras como por exemplo:

  • Rodonaves Sp
  • P.M.G
  • Braspress

Imagem 1 - Veiculo na Doca de Descarga

[pic 1]

Fonte: Autores

Imagem 2 – Estoque da Empresa

[pic 2]

Fonte: Autores

        

Imagem 3 - Barracão para Estoque de Mercadorias

[pic 3]

Fonte:Autores

Imagem 4 - Conteiners para Armazenagem de Mercadoria (Resfriado/Congelado)

[pic 4]

Fonte: Autores

Imagem 5 - Docas para Carregamento

[pic 5]

Fonte: Autores

  1. FUNDAMENTOS E IMPORTÂCIA DA LOGÍSTICA

FORMATAÇÃO – JUSTIFICAR TEXTO

        Segundo Ronald Ballou (1999):[...] “Logística é o processo de planejamento do fluxo de materiais, objetivando a entrega das necessidades na qualidade desejada no tempo certo, otimizando recursos e aumentando a qualidade nos serviços[...].”

A logística é a parte do processo que planeja e controla o eficiente e efetivo fluxo e estocagem de bens serviços e informações relacionados ao ponto de origem e de consumo, visando atender os consumidores, sendo assim a logística correta faz com que todo processo fique mais eficiente e com o custo mínimo.

        A difusão da palavra logística se deu durante a Segunda Guerra Mundial, onde as ações militares demandavam uma melhor provisão e administração dos materiais bélicos, dos suprimentos pessoais, das instalações temporárias, inclusive para a garantia da obtenção de prestação de serviços de apoio. Dessa forma, os exércitos que administravam sistematicamente estas ações, garantiam vantagem competitiva em relação aos seus oponentes, e como consequência, conquistavam novos territórios (REIS, 2004)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.3 Kb)   pdf (978 Kb)   docx (742.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com