TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador Multidisciplinar 

Por:   •  17/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.654 Palavras (19 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 19

Projeto Integrador Multidisciplinar para obtenção do título de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresentado à Universidade Paulista.

CAMPINAS 2019

Este relatório apresenta o desenvolvimento de um projeto de terminal de computador para divulgação de informações sobre atividades e estabelecimentos em parques urbanos, para que os usuários possam desfrutar de uma melhor experiência nos mesmos. Além disso, relata toda a metodologia empregada com o auxílio das disciplinas de Desenvolvimento Sustentável, Fundamentos de Sistemas Operacionais, Estatísticas e Lógica, em que foram aplicados conceitos teóricos para encontrar soluções práticas para o problema sugerido e alcançar os objetivos estabelecidos. Toda a pesquisa é focada em descobrir pontos principais de implementação e necessidades, tornando o projeto funcional, confiável e de fácil utilização para atender os usufrutuários de uma forma consciente e sem denegrir o ambiente, pensando, assim, nas futuras gerações. Partindo para o desenvolvimento são consideradas todas as possibilidades, ponderando e analisando as situações para extrair o melhor resultado de desempenho sem sobrecarregar o produto final para que não o torne inviável.

Palavras-chave: Terminal de Computador, Disponibilização de Informações, Parques Urbanos.

ABSTRACT

This reports shows the development of a computer terminal project designed to display information about available activities and establishments in urban parks, so users can better enjoy their stays. Also, records all methodology employed with the support of the studied subjects Sustainable Development, Fundamentals of Operating Systems, Statistics and Logic Reasoning, in which where applied theoretical concepts for finding practical solutions and reaching the expected goals. All research focuses on finding the main implementation focus and its needs, culminating in a clean, trustworthy, functional project which will attend to its user’s needs in a sustainable way. Nonetheless, in the development are considered all possibilities, with a deep analysis of the possible outcomes so the best performance result is deployed as to not overload and make for an unfeasible final product.

Key-words: Computer Terminal, Information availability, Urban Parks

SUMÁRIO

⦁ Introdução

Os parques urbanos estão cada vez mais ganhando espaço na sociedade como uma boa alternativa de lazer para a população. Os tipos de atividades desenvolvidas são os mais diversos, trazendo uma gama de benefícios, sejam físicos com o desenvolvimento de atividades que beneficiam a saúde, psicológicos com eventos que tiram as pessoas do estresse do dia a dia, ou até mesmo sociais com áreas comuns que possibilitam a convivência em sociedade e o começo de novos relacionamentos.

Muitos desses parques, entretanto, possuem uma extensão considerável, assim como uma grande diversidade de atrações e atividades a serem realizadas, o que faz com que os visitantes fiquem desorientados, não só com relação aos eventos que estão acontecendo, como também da localização dos mesmos. Objetivando melhorar essa experiência, foi desenvolvido um projeto de terminal de computador visando disponibilizar todas as informações que o usuário pode precisar, fazendo assim com que o aproveitamento de tempo dentro desse local seja muito maior. Acessando o terminal, o usuário consegue explorar toda a programação disponível e escolher a que melhor se adequa ao seu perfil sem precisar se deslocar até o local de cada atividade para descobrir.

Buscando facilitar a vida da população que deseja usufruir deste meio de lazer sem derruir o ambiente que o proporciona, esse projeto procura aplicar em sua implantação fatores que suportem um desenvolvimento sustentável. Tais fatores estão envolvidos em todo projeto, desde a geração de energia para o funcionamento dos terminais, até a escolha dos componentes utilizados. A intenção é melhorar a relação da população com esse meio evitando causar danos ao meio ambiente.

⦁ Revisão Bibliográfica

Em qualquer tipo de projeto, diversos pontos devem ser estudados e compreendidos para um eficaz planejamento. Abaixo temos alguns dos termos mais importantes a se levar em consideração, assim como uma pequena descrição.

⦁ Sistemas Operacionais

O sistema operacional consiste de um conjunto de programas que gerenciam a comunicação entre hardware e os demais softwares. É o primeiro programa a ser inicializado em todos os computadores.

Atualmente os computadores de mesa e notebooks vem com o Windows instalado ou no caso dos computadores da Macintosh o sistema operacional OS-X. Alguns computadores e servidores utilizados por corporações possuem sistemas operacionais mais flexíveis, como Linux e UNIX[1].

⦁ Windows

O sistema operacional windows, criado pela Microsoft, é hoje o sistema operacional mais utilizado no mundo. Entre os motivos para sua liderança, temos:

⦁ Facilidade de uso: É o sistema operacional mais fácil de se usar, possuindo uma interface simples na qual o usuário pode realizar uma diversidade de tarefas sem complicações.

⦁ Compatibilidade: É compatível com diversos drivers e softwares, possibilitando assim qualquer tipo de tarefa que o usuário quiser realizar.

Uma grande desvantagem do windows é a elevada variedade de vírus e malwares existentes para esse sistema operacional, fato que é motivado pela sua popularidade[2].

⦁ Linux

O sistema operacional Linux em geral não é muito utilizado, estando presente em apenas 0,86% dos computadores comuns[3], porém domina no uso em supercomputadores, mantendo no ano de 2017 aproximadamente 99,8% dos 500 maiores computadores do mundo[4]. Algumas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (176.9 Kb)   docx (568.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com