TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar - Prointer III - Relatório Parcial

Por:   •  27/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE ITAPIPOCA - CE

CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

3°SÉRIE

ALUNO: WESLLEY OLIVEIRA DA SILVA

RA: 4003301052

DISCIPLINAS: SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL; TECNOLOGIAS APLICADAS AO MEIO AMBIENTE; RESPONSABILIDADE SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E RECURSOS NATURAIS E FONTES DE ENERGIA.

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE       TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL IlI                                       (PROINTER IlI) – RELATÓRIO PARCIAL

TUTOR (A) EAD:

PROFESSORA: KLAUDIA BITENCOURT

ITAPIPOCA-CE

2017

WESLLEY OLIVEIRA DA SILVA - RA: 4003301052

DESAFIO PROFISSIONAL A PROPOSTA DO PROINTER III

RELATÓRIO PARCIAL

Projeto Interdisciplinar Parcial aplicado à Tecnologia em Gestão Ambiental III, apresentado como requisito do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Anhanguera Uniderp, polo Itapipoca - CE, sob a orientação da tutora EAD Claudia Bitencourt.

ITAPIPOCA-CE

2017

SUMÁRIO

RESUMO...........................................................................................................04

  1. INTRODUÇÃO..............................................................................................05
  2. EMPRESA – L´OREAL BRASIL..................................................................06

2.1 Processos Produtivos..........................................................................06

  1. ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS..................................................08
  2. RESULTADOS ESPERADOS......................................................................09
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................10

RESUMO

As empresas do Brasil e mundo com a sua crescente produção desenfreada, e influenciada pelo consumismo e capitalismo tem gerado em suas atividades grandes impactos ambientais. Os impactos negativos no meio ambiente estão diretamente relacionados com o aumento crescente das áreas urbanas, o aumento de veículos automotivos, o uso irresponsável dos recursos, o consumo exagerado de bens materiais e a produção constante de lixo. Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats. Esses imprevisíveis erros cometidos pela ação humana, tem afetado de forma direta a fauna e flora, e com o surgimento de novas doenças os seres humanos tem sido o principal prejudicado. Diante deste problema, medidas mitigadoras e sustentáveis devem ser adotadas dentro e fora das empresas para minimização dos impactos ambientais causados pelo o homem. O presente trabalho ira apresentar aspectos ambientais acerca da empresa L’OREÁL com sede no Brasil, que trabalha na produção de cosméticos e especializada em produtos de cabelo.

Palavras – chave: Capitalismo; impactos ambientais; produção; mudanças; sustentáveis.

  1. INTRODUÇÃO

Entende-se por impacto ambiental, qualquer significativa alteração no meio ambiente, em um ou mais de seus elementos provocada pela ação antrópica. Um impacto ambiental é sempre consequência de uma ação, sendo ela praticada pelo o homem ou de forma natural (Peralta 1997).

A resolução nº 1 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) definiu impacto ambiental como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causado por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: 1. A saúde, a segurança e o bem estar da população; 2. As atividades sociais e econômicas; 3. A biota; 4. As condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; 5. A qualidade dos recursos ambientais.

Segundo o Glossário de Ecologia da ACIESP (1987) determina impacto ambiental como, toda ação ou atividade, natural ou antrópica, que produz alterações bruscas em todo meio ambiente ou apenas em alguns de seus componentes. De acordo com o tipo de alteração, pode ser ecológico, social ou econômico.

Os problemas ambientais são tão ancestrais quanto o homem, o que é novo é a sua dimensão e a sua escala. A essa dimensão da problemática tem contribuído muitas causas, destacando-se as seguintes: o elevado crescimento demográfico, o acréscimo e a difusão da tecnologia industrial, os avanços da medicina e da saúde e seus efeitos sobre a população, o avanço nas comunicações e, a crescente urbanização e a grande transmissão de ideias que tem possibilitado o desenvolvimento dos meios de comunicação social. (Peralta 1997).

O desenvolvimento das cidades nas últimas décadas tem sido responsável pelo aumento da pressão das atividades antrópicas sobre os recursos naturais. Em todo o planeta, praticamente não há um ecossistema que não tenha sofrido influência direta e/ou indireta do homem, como por exemplo, contaminação dos ambientes aquáticos, desmatamentos, contaminação de lençol freático e introdução de espécies exóticas, resultando na diminuição da diversidade de habitats e perda da biodiversidade. O que se observa é uma forte pressão do sistema produtivo sobre os recursos naturais, através da obtenção de matéria prima, utilizada na produção de bens que são utilizados no crescimento econômico. (ICB-UFMG, 2003).

2. 2. EMPRESA – L´OREAL BRASIL

                  

É uma empresa multinacional francesa de cosméticos com sede em Clichy. Fundada em 1909 por Eugène Schueller, é especializada em produtos para cabelos (xampus e colorações), perfumesprotetores solares e produtos dermatológicos essenciais para dia a dia.

Operando em 130 países, a L’oréal é líder global em cosméticos. Com uma faturação de mais de 14 bilhões de euros em 2003, possui 290 subsidiárias, 42 fábricas e mais de 67 mil funcionários de 100 nacionalidades distintas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (164 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com