TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Parcial- Projeto Interdisciplinar (PROINTER III)

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.165 Palavras (13 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 13

 [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE FORMAÇÃO A DISTÂNCIA – CEAD

CURSO SUPERIOR EM GESTÃO COMERCIAL

Relatório Parcial- Projeto Interdisciplinar (PROINTER III)

Antônio Wellington Lopes  RA 9496559660

Maricele Colleti Dario RA 9422564307

Rosirene de Lima Pinho RA 9422566340

Viviane do Nascimento RA 2754591239

RIBEIRÃO PRETO / SP[pic 2]

2015

[pic 3]

[pic 4]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE FORMAÇÃO A DISTÂNCIA – CEAD

CURSO SUPERIOR EM GESTÃO COMERCIAL

Relatório Parcial- Projeto Interdisciplinar (PROINTER III)

Trabalho entregue sob a responsabilidade do Prof. Rodrigo Joi Davatz como requisito para composição de notas do Curso em Gestão Comercial.

RIBEIRAO PRETO-SP

2015[pic 5]

[pic 6]

SUMÁRIO[pic 7]

APRESENTAÇÃO ..................................................................................................... 3

ENTREVISTAS ...........................................................................................................5

DISCUSSÃO DAS ENTREVISTAS ..........................................................................9

CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS .......................................................................10

Apresentação

Gestão de Custos e Preços

        

        O aumento da competitividade no mercado aponta a necessidade das empresas atuarem de maneira mais ágil e flexível, uma vez que, cada vez mais a exigência de qualidade e tecnologia nos serviços soma-se à exigência por preços mínimos nas vendas dos produtos, o que torna necessário o aprimoramento contínuo de instrumentos de gestão de custos (BEILFUSS, VIEIRA, 2010; CIOTTI, VIEIRA, 2012)

        Ao considerar que, no valor dos preços, precisam estar inclusos todos os custos e despesas, margem de retorno sobre o capital, e ainda levando em conta os objetivos da empresa, ramo, concorrência, entre outros, verifica-se a importância de uma gestão estratégica de custos e formação de preços (BEILFUSS, VIEIRA, 2010; CIOTTI, VIEIRA, 2012). Segundo Bruni e Famá (2004 apud BEILFUSS, VIEIRA, 2010) a estratégia refere-se às relações entre a empresa e seu ambiente, e o processo de construção de seu futuro. Ao ser associada ao processo de gestão empresarial, a estratégia busca possibilitar a construção do futuro corporativo, estabelecendo metas e planos de longo prazo. Martins afirma que a expressão gestão estratégica de custos vem sendo utilizada nos últimos tempos para designar a integração que deve haver entre o processo de gestão de custos e o processo de gestão da empresa em sua totalidade.

        Um dos fatores mais relevantes em uma empresa é determinar o preço de venda, que deve levar em consideração o mercado, o custo do produto e o lucro desejado, possibilitando que seja o preço certo, e que satisfaça o mercado consumidor, bem como dono do negócio (BEILFUSS, VIEIRA, 2010; CIOTTI, VIEIRA, 2012). De acordo com Vieira, (2009 apud BEILFUSS, VIEIRA, 2010), o processo de determinação de preços de venda deverá merecer a atenção da alta administração da empresa dado importância que o assunto representa, inclusive em termos de obtenção de resultados, grau de retorno do investimento, fatia de mercado desejado pela empresa e demais fatores de caráter empresarial.

        Assim, verifica-se que a determinação de preços de vendas de produtos e serviços é uma tarefa complexa e precisa de técnicas adequadas e pessoal especializado para assegurar a rentabilidade satisfatória no desempenho do negócio. Aos gestores cabe observar e analisar toda situação que envolve seu produto e serviço além de custos, a concorrência passa a ser fator decisivo na conquista de espaços e as estratégias devem levar em conta todo e qualquer fator que possa influenciar na demanda de seus produtos (BEILFUSS, VIEIRA, 2010; CIOTTI, VIEIRA, 2012).

        Segundo Martins, (2008 apud BEILFUSS, VIEIRA, 2010), para administrar preços de vendas, sem dúvida é necessário conhecer o custo do produto; porém essa informação, por si só, embora seja necessária, não é suficiente. Além do custo, é preciso saber o grau de elasticidade da demanda, os preços de produtos dos concorrentes, os preços de produtos substitutos, a estratégia de marketing da empresa etc.; e tudo isso depende também do tipo de mercado em que a empresa atua.

        

Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor
         

Diante de uma competitividade crescente do mercado, os dirigentes e gestores de diversas empresas têm reconhecido cada vez mais a importância de orientar esforços no sentido de conhecer e atender melhor seus consumidores (ROJO, 1998). No marketing, uma das ferramentas mais essenciais é a pesquisa de mercado. A pesquisa de mercado tem como objetivo a compreensão e levantamento das necessidades do mercado, do público alvo e suas demandas e também do potencial de consumo de tal público. Assim, ao conhecer estas características, além do foco de atuação e planejamento da empresa se tornar efetivos, diminui-se o risco de fracasso do investimento e empreendimento (MCKENNA, 1992).

        A pesquisa sobre o comportamento do consumidor, por sua vez, tem como objetivo compreender o processo de tomada de decisão do comprador, tanto individualmente como em grupos. Ela estuda as características dos consumidores individuais, tais como variáveis ​​demográficas e de comportamento em uma tentativa de compreender os desejos das pessoas. (CASTRO EL AT., 2007).

        Para Shiffman e Kanuk (1993, apud INSTITUTO DE PESQUISAS ECONÔMICAS, 2007) em determinado momento da compra o consumidor busca por satisfações múltiplas que estão presentes no seu dia-a-dia. Assim, se um profissional de marketing identifica que benefícios os consumidores estão buscando, ele poderá projetar um produto que tenha atração e promova o máximo de satisfação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (204.7 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com