TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARCIAL - PROJETO INTERDISCIPLINAR (PROINTER I)

Por:   •  24/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

RELATÓRIO PARCIAL -

PROJETO INTERDISCIPLINAR

 (PROINTER I)

Tutora EAD: Camila Menezes

Acadêmico: Elizandro José Ehrig

RA: 9333694871

PASSO FUNDO / RS

 Maio, 2016

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Relatório Parcial -

Projeto Interdisciplinar

 (PROINTER I)

Tutora EAD: Camila Menezes

 

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I) no Curso Superior em Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera, sob a orientação da Tutora EAD Camila Menezes.

PASSO FUNDO / RS

2016

SUMÁRIO

Introdução                                                                                 04

Relatório                                                                                05

Conclusão                                                                                 06

Referências                                                                                 07

Anexos                                                                                 08

INTRODUÇÃO

Tornar-se um empreendedor é um sonho de muitas pessoas, pois a expressão costuma vir associada a outras como independência financeira, desafios e status social. (MORALES, 2009, p.7).

Ser empreendedor é possuir algumas características como, pró-atividade, capacidade de organização, planejamento, responsabilidade, capacidade de liderança, entre outras, afim de aproveitar as oportunidades que o mercado nos propõe. O empreendedorismo é aprendizado pessoal, que impulsionado pela motivação, criatividade e iniciativa, busca a descoberta vocacional, a percepção de oportunidade e a construção de um projeto de vida ideal.  No presente relatório, será analisado e discutido, a análise das oportunidades (SWOT), exposição de ideias, levando em conta a aplicação do empreendedorismo, tendo como base a entrevista realizada com um empreendedor,

RELATÓRIO

O presente trabalho foi efetivado com base numa entrevista realizada com o empreendedor de um supermercado, a qual é de suma importância para o aprendizado do aluno, pois traz consigo a experiência prática de anos de negócio. Ao entrevistar o empreendedor percebeu-se que, administrar uma empresa requer muita dedicação, estudos e pesquisas, é preciso analisar os prós e contras do mercado em que se atua ou se quer atuar, saber ser pró-ativo, traçar metas e fazer planos de negócios.

Segundo SEBRAE (2013), um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.

Fazer uma análise das oportunidades (SWOT), forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, é importante para se ter uma visão interna e externa que o negócio e o mercado atual se encontra. As forças são as vantagens internas que a empresa tem em relação as concorrentes, que no caso do entrevistado foi a parceria do seu empreendimento com a rede associadas de supermercados, qualidade no atendimento e nos produtos oferecidos. As fraquezas são as desvantagens em relação aos concorrentes, estrutura física pequena do empreendimento e falta de aplicações tecnológicas atuais. As oportunidades consistem em aspectos positivos externos em relação as outras empresas, identificar a necessidade dos clientes, tradição no mercado, desenvolver ações de responsabilidade social, diversificação de produtos, produtos de alta qualidade e de valor acessível. As ameaças são aspectos externos negativos em relação ao demais, a entrada de concorrentes no mercado, escassez de mão obra qualificada e crise da economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (136.7 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com