TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar Prointer III

Por:   •  5/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.663 Palavras (23 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 23

 

[pic 1]

Universidade Anhanguera

Centro de Educação a Distância

Pólo ENP – Cuiabá

Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Acadêmica: Pamella da Silva Boaventura

                                       RA: 9932494779

Novembro/2016

Cuiabá-MT

[pic 2]

Universidade Anhanguera

Centro de Educação a Distância

Pólo ENP – Cuiabá

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (PROINTER III)

Relatório Parcial

RESUMO

        Com o avanço das tecnologias e processos ao longo doas anos, as empresas começaram a buscar novas estratégias para enfrentar a competitividades e se manter no mercado. A partir desse contexto percebe se a importância do capital humano para enfrentar o mercado globalizado. Muitas mudanças ocorreram, esse é o momento em que o setor de Recursos Humanos torna-se mais valorizado. Diante desta situação, este estudo tem por finalidade pesquisar como os gestores de uma pequena empresa percebem a implantação do setor de Recursos Humanos e quais são as possibilidades e desafios de implantar esse setor dentro dessas circunstancias. Para que ocorra melhor compreensão do tema escolhido, foi realizada uma pesquisa qualitativa a respeito do assunto em questão. Os resultados foram avaliados a partir da analise de conteúdo e interpretados conforme o referencial teórico desenvolvido. A teoria aborda tem uma perspectiva importante com relação às contribuições do departamento de Recursos Humanos para a organização, mas, mostra uma resistência em implantar o setor por parte de pequenas empresas, o que corroborado com os resultados das entrevistas.

INTRODUÇÃO

          O mundo das organizações nos últimos anos está se tornando mais competitivo, e atenção  esta voltada para os Recursos Humanos, uma vez que a qualidade e as competências são uma vantagem competitiva para as empresas que operam em todos os setores. Na última década, em particular, as empresas têm enfrentado uma realidade caracterizado por revoluções tecnológicas profundas. A importância de habilidades, conhecimentos e capacidade de aprendizagem contínua era vital para as empresas, demonstrando grande interesse  reter as pessoas mais talentosas. A função Recursos Humanos começou a ocupar um papel cada vez mais central, percebendo que os colaboradores constituem um capital real para a empresa.

É, portanto, demonstrada a necessidade de implementação de novas práticas para gerenciar

recursos humanos, que podem ser baseadas em cultivo de talentos e criação de condições de trabalho que podem atraí-los e mantê-los dentro da empresa.

        As empresas que irão atrair e reter os melhores e mais brilhantes funcionários, elas vão durar ao longo do tempo, enquanto que aqueles que continuam a fazer "business as usual" vai acabar quase certo a declinar. O valor para o acionista está intimamente ligada ao compromisso da força de trabalho e os objetivos estratégicos da empresa. As organizações que irão aproveitar a criatividade e a energia dos seus empregados serão capazes de fornecer os produtos e serviços exigidos pelos novos mercados.

        Segundo Sovienski e Stigar (2008), o capital humano é considerado "o bem mais precioso" que as organizações possuem, a partir desta afirmativa, as empresas acreditam que o principal fator de competitividades entre é a capacidade de inovar, de pensar diferente e de agregar valor. É verficado que o talento humano e suas capacidades são um poderoso ativo e que o sucesso das organizações depende do investimento das empresas nas pessoas, buscando identificar, desenvolver e aproveitar esse capital humano para alcançar resultados satisfatórios.

AS NECESSIDADES PRIMARIAS A SEREM TRABALHADAS PARA A IMPLANTAÇÃO DO RECURSOS HUMANOS EM UMA ORGANIZAÇÃO

        As necessidades primarias a serem intaladas para é, portanto, ampliando a crença de que a gestão adequada dos recursos humanos pode ajudar a determinar o sucesso do seu negócio, ou, na verdade, pode ser um fator crucial para ser considerado  na formulação da estratégia da organização.

        Levar as pessoas no contexto das variáveis ​​estratégicas tem, na verdade, duas implicações:

  • A primeira é que você deve ter uma compreensão clara de como operar sobre os recursos humanos, a fim de apoiar a implementação dos objetivos estratégicos da empresa.
  • O segundo é que pode identificar indicadores, por meio do qual é possível executar o

medidas sobre as variáveis ​​inerentes às pessoas.

        A gestão estratégica de recursos humanos é esperado para desenvolver processos para renovar valores e habilidades, a fim de otimizar o desempenho económico. Para as empresas se manterem competitivas, torna-se necessário considerar a importância estratégica da gestão de recursos humanos no contexto atual econômico, cada vez mais caracterizado por um elevado nível tecnológico e novos sistemas gestão, cujas instalações estão se tornando cada vez mais em grandes e em empresas.Estes sistemas são capazes de cobrir todas as áreas de negócio, mantendo as atividades de controle, usando uma abordagem distribuída para a gestão de negócios.

        Portanto, para obter uma gestão eficaz, neste contexto, as empresas devem ser capazes de maximizar o potencial de seus colaboradores, como a contribuição e produtividade

que o capital humano é capaz de dar à empresa constituem o pivô em torno do qual

o sucesso do negócio roda. Para atingir este objetivo, é de essencial importância do uso de soluções tecnologicamente avançadas e inovadoras, que permitem a gestão integrada dos processos de negócios. Isto implica capacidades que os Recursos Humano deve passar por um processo de transformação, a fim de delinear um programa abrangente e integrado de gestão, ou integrar informações e práticas relativas aos empregados com os processos e estratégias de negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (339.7 Kb)   docx (198.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com