TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO NA TRILHA DO CONHECIMENTO

Por:   •  6/7/2016  •  Seminário  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE DE RIACHÃO DO JACUÍPE – FARJ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

PROJETO NA TRILHA DO CONHECIMENTO

ARARIPINA – PE

2014

[pic 2]FACULDADE DE RIACHÃO DO JACUÍPE – FARJ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

PROJETO NA TRILHA DO CONHECIMENTO

Islânia Coelho Araújo

                                    Jaqueline Tavares Nobre

Joseane Alves Linhares

José Leonardo Morais Cavalcante

Ladjane Morais Carvalho

Patrícia Meyre Modesto Perei

ARARIPINA – PE

2014

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção”

                        (Paulo Freire)

AGRADECIMENTOS

 Agradecemos a toda equipe da Fundação casa grande homem do kariri

SUMÁRIO

  1. APRESENTAÇÃO--------------------------------------------------------------------------- 06
  2. OBJETIVOS----------------------------------------------------------------------------------- 07
  1. OBJETIVO GERAL--------------------------------------------------------------------- 07
  2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS -------------------------------------------------------- 07
  1. DESENVOLVIMENTO---------------------------------------------------------------------  08
  2. ANEXOS--------------------------------------------------------------------------------------- 12

1 APRESENTAÇÃO

A fundação casa grande memorial homem kariri é uma organização não governamental, cultural e filantrópica criada em 1992, com sede em nova Olinda – CE. A fundação casa grande tem como missão a formação educacional de crianças e jovens protagonista em gestão cultural por meio de seus programas: memória, comunicação, artes e turismo.

Os programas de formação desenvolvidos pela fundação casa grande são atividades de complementação escolar através dos laboratórios de conteúdo e produção. Uma das principais avaliações da Fundação casa grande é a referência em educação e tem a visão de levar “O mundo ao sertão”, abrindo espaço a outras comunidades com o turismo de conteúdo.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

A pesquisa na fundação casa grande possibilitou a nós alunos do curso de pedagogia o contato com alternativas de ensino para o trabalho docente com os conteúdos escolares. A socialização das experiências vivenciadas na fundação casa grande nós permitiu a reflexão dos diversificados espaços escolares.

2.2 Objetivos específicos

Promover a integração de nós acadêmicos do curso de pedagogia com a comunidade, onde o projeto é desenvolvido.

Levantar informações que possam nos permitir adaptações nos espaços escolares.

Aprimorar os conhecimentos teóricos e metodológicos já consolidados ou em laboração, Ajudando-nos a analisar e interpretar a realidade educacional.

3 DESENVOLVIMENTO

No dia 16 de Agosto de 2014, nossa turma do IV período de licenciatura plena em Pedagogia, do Gergelim distrito de Araripina – PE, fomos para a cidade de Nova Olinda – CE, para a execução do projeto “Na trilha do conhecimento”, na fundação casa grande, no intuito de compreender possibilidades de melhorias para a educação básica, visto que no mundo globalizado a comunicação e a arte fazem parte do novo sistema educacional.

A instituição casa grande memorial do homem kariri é uma organização não governamental criada em 1992, por meio da família do diretor administrador Francisco Alemberg de Souza Lima, o Alemberg Quindins, a partir da restauração da primeira casa da fazenda tapera, sendo a primeira peça do museu.

A fundação casa grande atualmente abriga um museu, uma rádio FM, aparelhos televisivos com ilha de edição, laboratórios de internet, um teatro, um parque infantil, uma editora, DVDteca, Gibiteca, e biblioteca. Os espaços existentes na fundação oferecem múltiplas possibilidades de aprendizado a quem dele usufrui. Segundo Alemberg, a fundação foi criada com intuito de resgatar e preservar a historia do homem do Vale do Cariri, expondo um acervo doado por moradores da região contendo peças líticas e cerâmicas, lendas ilustradas pelas crianças e fotografias.

O museu da casa grande traz a historia dos índios Kariri-karirus, é cuidado e administrado pelos meninos e meninas, e é o primeiro estágio daqueles que buscam a fundação casa grande. Recepcionar os visitantes, esta tarefa constitui-se para eles a principal e mais importante de suas atividades. Seguindo a metodologia da educação patrimonial, os novatos vão aprendendo com os veteranos como receber os visitantes, explicando o que ha em cada sala e o que ela representa. De início tem-se a impressão de que eles “decoram o texto”, de que é aprendizado superficial, mas é também substancial, pois no esforço “de decorar” para poder “ser recepcionista”, ele vai internalizando saberes nas conversas com os visitantes que vai perguntado e com o contato com as outras crianças mais antiga da fundação casa grande, este é primeiro passo em direção a outros aprendizados, que acontecem de forma simultânea.

O museu da fundação possui seis salas: a do “Coração de Jesus” em virtude de ser costume nas residências do Cariri Cearense as famílias dedicarem a primeira sala ao Coração de Jesus e nela realizar a renovação, um ritual que é próprio desse lugar que anualmente renovam sua fé e entregam suas vidas e casas nas mãos de Deus; a sala denominada Etnia contem fotos de crianças com características indígenas, um a mascara esculpida em madeira que os índios usavam em rituais e festas e muitas informações escrita sobre a nação Kariri-Kariu; a sala dedicada a Mitologia mostra historias contadas pelos habitantes mais velhos da região e fotos de lugares encantados com sua s respectivas lendas. Ao meio encontra-se uma igaçaba (uma funerária dos índios). Os mitos e lendas da região expressam-se através dos lugares sagrados e santuários espalhados por todo o vale que circunda a Chapada do Araripe. São historias transmitidas através da comunicação oral que fala de encantados e encantamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (60.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com