TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA - LENDO E ESCREVENDO NA ESCOLA

Por:   •  12/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  2.855 Visualizações

Página 1 de 8

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA

“LENDO E ESCREVENDO NA ESCOLA”

INTRODUÇÃO

        O projeto sobre leitura e escrita será oferecido para os alunos do 1º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Florêncio Ferreira Lima, tem como proposta fundamental incentivar os alunos a valorizar, sistematizar e organizar, assumindo sua condição de sujeitos da aprendizagem, ser capaz de imaginar outros mundos.

        Ouvir histórias desde a primeira infância é sem dúvida, o aprendizado das palavras, o estimulo para criar, pela fala e pela escrita, e dominar com propriedade a linguagem. Objetivo desde projeto incentiva os participantes a superarem as dificuldades na leitura e escrita.

        A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta. A leitura não pode se tornar uma obrigação, é preciso transformar a leitura em algo prazeroso, uma relação de amor, o hábito da leitura é fundamental para a prática de produção de texto, sendo assim, o propósito deste projeto, acima de tudo incentivar o aluno a leitura  e a escrita em todos os seus aspectos e criar condições para que tais atividades se desenvolvam de modo eficiente e produtivo. Então, não podemos mais pensar em ensino de qualidade sem elaboramos e incluirmos nos planos de aula um bom projeto de leitura, onde as dificuldades dos alunos, com relação a leitura e escrita, devem ser trabalhadas e enfatizadas em todas as disciplinas, de maneira interdisciplinar, visto que o aluno se utiliza da leitura em todas as matérias proporcionadas no currículos escolar.

        São inúmeras as queixas de pais, responsáveis e professores acerca da problemática tanto na aquisição quanto no gosto pela leitura. Então nos futuros educadores precisamos de ação que disponibilizem o processo de aquisição da leitura no cotidiano desses alunos. O trabalho para minimizar essa realidade deve dar-se de forma conscientizadora para os educadores e de conquista para os alunos. Embora a leitura é indispensável, muitos professores ainda não tem consciência da importância da leitura num plano de aula, enfaticamente nas séries iniciais. Diante a tantas possibilidades com relação ao mundo da leitura, é preciso despertar esse interesse em nosso aluno, onde o professor deverá com os alunos, ampliando assim o gosto pela leitura. É preciso que o professor prepare o ambiente  para o aluno, conquistando esse processo aos poucos se o professor dispuser a fazer seu papel de sedutor e preparar o ambiente, então, teremos um ótimo trabalho de ensino-aprendizagem, e um aluno apaixonado pela leitura, crítico, imaginativo e consciente de seu papel de cidadão.

        A professora regente que pediu para eu elaborar este projeto sobre leitura e escrita com a finalidade de levar conhecimento útil e prático, e seu único mérito é de colocar o aluno em contato direto com a leitura e a escrita tornando assim, a aprendizagem mais eficaz e agradável. Sensibilizar os alunos através do contato com a leitura como fonte de ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, de comunicação, da criatividade e da imaginação através do debate sobre o lido, da contação de história e da produção literária.

        Através do Projeto de Intervenção pretendemos que as crianças:

  • Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas;
  • Desenvolver estratégias de leitura e  escrita coerentes;
  • Propiciar a formação de alunos leitores e produtores de textos;
  • Estimular o gosto pela leitura vivenciando emoções, fantasias e imaginação.
  • Desenvolver as capacidades das habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever;
  • Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita.

REFERENCIAL TEÓRICO

        Dentre todas as conquistas da aprendizagem escolar, certamente não há nenhuma etapa tão decisivamente estratégica quando se a domínio do ato de ler e escrever. Ler e escrever é muito importante desde os primeiros anos escolar, mas para isso cabe o professor desenvolver proposta instigadora, partindo de ações que visão proporcionar um amplo progresso dos alunos, é preciso que haja proposta e metodologia cabíveis, promovendo uma aprendizagem que valorize o conhecimento de cada educando envolvido nesse processo. Uma metodologia atraente que explorem os mais variados tipos de textos como: jornalísticos, literários, quadrinhos entre outros.

        A leitura e escrita, não resume apenas no simples ato de conhecer as letras, mas de traçarmos inicialmente uma trajetória motivadora que conduza o ato da aprendizagem. Estrategicamente, a justificativa de se trabalhar didaticamente leitura e a escrita dos nomes dos alunos permitem aos professores uma avaliação.

        Ensinar e escrever é como uma arte.

        Como diz Ferraz e Fusari (1999, p. 56) “sentir, perceber, fantasiar, imaginar, representar, fazer parte do universo infantil e acompanham o ser humano por toda a vida”.

A escola é o espaço privilegiado, em que deverão ser lançadas as bases para a formação do individuo. E, nesse espaço, privilegia-se a leitura, pois de maneira mais abrangente, ela estimula o exercício da mente. A percepção do real em suas múltiplas significações; a consciência do eu em relação ao outro; a leitura do mundo em seus vários níveis e, principalmente, dinamização do estudo e conhecimento da língua, da expressão verbal significativa e consciente (AZEVEDO, 2011)

        A leitura como objetivo de estudo nunca foi tão discutida como está sendo nos últimos anos. Freire (2006, p.22) define leitura é, basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoais como o momento e o lugar, com as circunstâncias. Ser é interpretar uma percepção sob as influências de um determinado contexto. Esse processo leva o individuo a uma compreensão particular da realidade.

O avanço da leitura na escola só terá  resultado quando se voltar para a realidade como ela é, e levar em conta o que é essencial para as crianças. Só apresentando aos alunos umas variedades de livros, para que eles optem pelo o tema que mais lhe seja proveitosa é que o professor terá atingido seus objetivos educacionais da leitura e da literatura, estimulando a procura do saber e do aprendizado (LIBANEO, 1995).

          Sendo assim, é necessário a motivação e dedicação por parte dos profissionais para a formação de leitores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com