TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidiciplinar No Setor De Rh

Casos: Projeto Multidiciplinar No Setor De Rh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  4.470 Palavras (18 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 18

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I

PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE

PROFESSOR-TUTOR EAD

IGUATEMI/MS

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

O CONTEXTO DO PROGRAMA DE BENEFÍCIOS 4

CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 14

INTRODUÇÃO

Diante das transformações ocorridas no ambiente organizacional e do surgimento da sociedade do conhecimento e da preocupação com a valorização dos ativos intangíveis da organização, surgiu o interesse em centrar este estudo no tema "programa de benefícios".

O benefício é uma forma de remuneração indireta que visa oferecer aos funcionários uma base para satisfação de suas necessidades profissionais. Estes, concedidos de forma espontânea, comprovam que as organizações precisam oferecer aos seus recursos humanos uma melhor qualidade de vida para manter a qualidade dos negócios. É importante para a empresa competitiva ter um plano de benefícios espontâneos, pois assegura o nível de satisfação dos funcionários e garante um maior comprometimento e envolvimento com a organização, podendo gerar produtividade.

São inúmeras as vantagens de um plano de benefícios, porém, as mais visíveis são as de se ter um quadro de funcionários envolvidos com a empresa, a oportunidade de atrair e manter talentos, diminuir a rotatividade e o absenteísmo, além de aumentar a motivação e melhorar a qualidade de vida dos recursos humanos. O ser humano é peça fundamental do processo de qualidade de uma organização. Assegurar a qualidade de vida exige que o indivíduo esteja bem no nível físico, mental, intelectual e espiritual. A presente pesquisa aborda as vantagens e desvantagens de oferecer os benefícios aos funcionários de forma espontânea e dá um panorama de como este fator é trabalhado na JMJ CONSTRUTORA, para isto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e de campo.

O objetivo deste estudo é analisar o plano de beneficio como uma estratégia para o gestor de RH melhorar a captação e retenção de talentos em um cenário cada vez mais competitivo. Viabilizando ferramentas e mecanismos necessários para a contratação dos melhores profissionais disponíveis no mercado de trabalho e, principalmente, fazendo com este profissional, quando produtivo, permaneça em seu posto de trabalho assegurando a organização à rentabilidade necessária para atuar em seu segmento com o retorno esperado por seus investidores.

O CONTEXTO DO PROGRAMA DE BENEFÍCIOS

O programa de Benefícios está atrelado ao processo de Recompensar Pessoas que é utilizado para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Segundo Marras, (2000) “denomina-se benefício o conjunto de programas ou planos oferecidos pela organização como complemento ao sistema de salários”.

Os benefícios são uma forma de remuneração indireta que visa facilitar a vida dos funcionários que se não sendo proporcionados pela organização teriam que ser pagos integralmente com o próprio salário. Além disso, essas regalias e vantagens oferecidas pelas organizações poupam tempo, dinheiro e esforços das pessoas para poderem adquiri-los. Os benefícios podem ser financiados, parciais ou totalmente, pela empresa. Contudo, constituem meios indispensáveis na manutenção de força de trabalho dentro de um nível satisfatório de moral e produtividade. A remuneração não visa apenas recompensar os funcionários pelo seu trabalho e dedicação, mas tornar a sua vida mais fácil e agradável.

Os benefícios existem, essencialmente, como forma de retenção e motivação dos colaboradores. Do lado do empregador, os benefícios são analisados pelo ponto de vista da relação com os custos da remuneração total, custos proporcionais dos benefícios, oferta do mercado, (o que as empresas oferecem aos seus empregados). Do lado, dos empregados, os benefícios são analisados em termos de eqüidade (distribuição justa) e adequação às suas necessidades pessoais.

Os benefícios atingem dois objetivos: o da organização e o das pessoas. Os objetivos das organizações são estar competitivas no mercado de trabalho, melhorar a qualidade de vida dos empregados, melhorarem o clima organizacional, reduzir a rotatividade de pessoal e o absenteísmo, facilitarem a atração e manutenção dos recursos humanos e aumentar a produtividade em geral.

Para as pessoas os benefícios atingem principalmente o atendimento de suas necessidades intrínsecas e extrínsecas. Necessidades intrínsecas são as endógenas, que nascem e florescem no interior do indivíduo e são, em geral, de caráter psicológico. Por exemplo: necessidades sociais, de relacionamento, de status etc., e podem ser supridas pela organização graças às políticas sociais, valores culturais, práticas gerenciais e outras formas que privilegiem o atendimento desse tipo de necessidade de acordo com a tipicidade do ambiente, no momento vivido pela empresa e a intensidade das necessidades sentidas. Necessidades extrínsecas são as exógenas, que têm origem no mundo externo do indivíduo e que lhe fornecem, em geral, a satisfação de fatores físicos. Por exemplo: incentivos financeiros, serviços, seguros etc. Essas necessidades são satisfeitas pelas empresas por meio de “pacotes” (conjunto de benefícios), que, somados ao salário percebido pelo empregado, formam concretamente a sua remuneração. Os benefícios dão um grande suporte para que as pessoas consigam satisfazer também segundo Chiavenato (2002) “os fatores insatisfacientes (ambientais ou higiênicos), bem como fatores satisfacientes (motivacionais ou intrínsecos) descritos por Herzberg”.

Os benefícios auxiliam a vida dos empregados no exercício do cargo, fora do cargo, mas dentro da empresa e também fora da empresa, ou seja, na comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com