TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidiciplinar

Monografias: Projeto Multidiciplinar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  2.269 Palavras (10 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 10

Etapas de um projeto educativo

Um projeto envolve um montante de atividades voltadas para objetivos bem claros, e o seu resultado deverá estar encadeado, de maneira que o projeto tenha as fases de início, desenvolvimento e encerramento bem definidos. Podendo ser multidisciplinar ou transdisciplinar, constituído de uma série de atividades articuladas em uma sequencia de fases.

Segundo Hernández,1998, pág 62, os projetos constituem um "lugar", entendido em sua dimensão simbólica, que pode permitir:

1) Aproximar-se da identidade dos alunos e favorecer a construção da subjetividade;

2) Revisar a organização do currículo por disciplinas e a maneira de situá-lo no tempo e no espaço escolares;

3) Levar em conta o que acontece fora da Escola, nas transformações sociais e nos saberes, a enorme produção de informação que caracteriza a sociedade atual, e aprender a dialogar de uma maneira crítica.

ETAPAS

- Formular uma boa pergunta, definindo o tema de estudo, em seguida criar uma pergunta ou situação problema que desperte a curiosidade em saber mais. Fechando assim a questão norteadora.

- Justificativa, identificar o problema ou os problemas que o justifiquem;

- Planejar e organizar ações, definindo alternativas técnicas para a consecução prática e operacional da proposta de ação. Deve conter todas as etapas de realização da proposta de ação descritas no tempo e no espaço.

- E a sistematização das atividades- meio para o fim determinado, a definição do assunto a ser pesquisado.

– As técnicas a serem utilizadas devem ser claramente especificadas.

Por exemplo:

Divisão de grupos

Dinâmica de grupo: identificar e descrever cada uma, ainda que em anexo. - Texto para leituras: exemplificar com alguns textos.

Discussão de grupo: sugerir temas e formas de encaminhamento das discussões. Nos casos de trabalhos em grupos, deve-se determinar a quantidade mínima e máxima de pessoas em cada grupo, os diferentes papéis, se for o caso, etc.

- Definir a sequência das diferentes atividades ou etapas, bem como a duração de cada uma (cronograma)

- Socializar com periodicidade os resultados obtidos nas investigações, os mesmos devem ser mostrados, aos colegas, as outras turmas da escola, ou mesmo a comunidade, como a organização de debates, palestras, seminários, feiras de ciências aberta à comunidade, além da produção de murais informativos nos pátios, livros, textos e outros documentos são algumas opções.

- Estabelecer com o grupo os critérios de avaliação

- Avaliar cada etapa do trabalho, realizando os ajustes necessários.

- Fazer o fechamento do projeto propondo uma produção final. Ex.

uma exposição;

uma cena de teatro;

apresentação de um vídeo;

elaboração de um livro que possa dar a visibilidade a todo processo vivenciado e possa servir de foco para outro projeto educativo.

A importância dessas etapas se dá na busca da intercomunicação entre as disciplinas, trabalhando esses projetos que interagem entre as diversas disciplinas. Na construção do conhecimento do aluno que se dará através da constante ligação do conteúdo com o mundo que o rodeia.

Promovendo a conscientização do aluno de que ele próprio constrói seu conhecimento e que cada conteúdo específico se implica com outras áreas do saber e com a atualidade.

Possibilitando ao aluno e professor entender que o papel do aluno seja o de atuante ao construir seu conhecimento, desenvolvendo habilidades e adquirindo competências, desenvolvendo suas múltiplas inteligências.

Entendendo que a educação é um processo de autonomia que se dá através da reflexão, do envolvimento dos conhecimentos das diversas áreas da educação, do saber.

Um projeto para formar indivíduos, críticos, autônomos e participativos.

Currículo da Educação Básica

O tema escolhido para este projeto é o Meio Ambiente. Com o título “Salve a Natureza” pretendemos contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade, local e global.

Conforme a Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010, do Ministério da Educação, no Art. 16, determina que os componentes curriculares e as áreas de conhecimento devem articular em seus conteúdos, a partir das possibilidades abertas pelos seus referenciais, a abordagem de temas abrangentes e contemporâneos que afetam a vida humana em escala global, regional e local, bem como na esfera individual. Temas como saúde, sexualidade e gênero, vida familiar e social, assim como os direitos das crianças e adolescentes, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), preservação do meio ambiente, nos termos da política nacional de educação ambiental (Lei nº 9.795/99), educação para o consumo, educação fiscal, trabalho, ciência e tecnologia, e diversidade cultural devem permear o desenvolvimento dos conteúdos da base nacional comum e da parte diversificada do currículo.

Percebe-se o destaque e a importância de que a escola trabalhe mais do que informações e conceitos, mas se proponha a formação de valores, atitudes e gestos de solidariedade.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os conteúdos de meio ambiente para o primeiro ano são separados em três grandes blocos:

← Os ciclos da natureza;

← Sociedade e meio ambiente;

← Manejo e conservação ambiental.

Sendo que, em todos eles é necessário destacar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com