TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE EMPRESARIAL

Por:   •  30/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

MICHELE CHARLEAUX

RGM 16840071

PROJETO MULTIDISCIPLINAR - AMBIENTE EMPRESARIAL - 2017

SÃO PAULO – SP

2017

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

MICHELE CHARLEAUX

RGM 16840071

PROJETO MULTIDISCIPLINAR - AMBIENTE EMPRESARIAL - 2017

Projeto, apresentado ao Curso de Administração, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto multidisciplinar - ambiente empresarial - 2017, sob a orientação do Professor Tutor Claudio Scheidt Guimarães.

SÃO PAULO – SP

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 Empresa 5

2.1.1 Dados oficiais 6

2.1.2 Inforações sobre o porte da empresa e número de funcionários 6

2.1.3 Natureza, ramos de atuação e principais produtos 7

2.1.4 Principais fornecedores, principais insumos e matérias-primas 7

2.1.5 Principais mercados e principais segmentos desse mercado em que se encontra o cliente alvo 7

2.1.6 Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um...................................................................... 8

2.1.7 Organograma: quem faz parte da alta direção e os diferentes elementos da estrutura organizacional 8

2.1.8 Análise da prática atual da organização 9

3.1 Administração Financeira 8

CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

1. INTRODUÇÃO

O projeto tem como objetivo analisar conceitos e práticas organizacionais dentro de uma empresa, objetivando a prática das disciplinas do Curso de Administração estudadas até o momento.

A metodologia empregada neste projeto foi a pesquisa de campo. Através de perguntas específicas feitas, tanto à funcionários quanto ao próprio dono da empresa, foi possível a obtenção dos dados necessários para a realização deste projeto.

A empresa escolhida para desenvolver as teorias foi a TADIOTO INDÚSTRIA E COMERCIO DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO LTDA, empresa de pequeno porte, e de capital fechado.

Por ser de capital fechado todas as informações obtidas neste projeto foram fornecidas pela própria empresa.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Empresa

No ano de 1978 o Topógrafo José Carlos Donizette dos Santos, atual proprietário, deu o primeiro passo para a criação da empresa.

Em suas medições, clientes solicitavam que também pudessem cercar seus terrenos, surgindo então à necessidade de mourões de qualidade e a ideia de fabricação própria. Pois o Sr. José Carlos não ficou apenas na ideia, com um grande terreno que tinha na época, com enormes plantações, onde hoje é a Tadioto, resolveu fazer um pequeno barraquinho onde começou a fabricar seus próprios mourões e os colocando à venda.

Passado algum tempo, um vizinho lhe perguntou se alem dos mourões, também fabricava blocos, nessa mesma época, com uma construção em andamento, necessitava também de blocos de qualidade, e com muita dificuldade de encontrar, resolveu ampliar seu negocio, comprou uma betoneira e começou a fabricar seus próprios blocos, com um custo alto, mais alto do que a concorrência, porém com materiais de qualidade fazendo assim um diferencial no mercado.

Focando sempre na qualidade de seus materiais, a Tadioto conseguiu atrair uma clientela focado nesse mesmo aspecto. Com o crescimento do negócio percebeu-se também uma nova oportunidade de expansão, decidiu-se então fabricar canaletas e meio bloco.

Foi então, que em 20 de Junho de 1989, na rodovia Oswaldo Cruz, número 1930, na cidade de Ubatuba, foi fundada a empresa TADIOTO INDUSTRIA E COMERCIO DE MATERIAS PARA CONSTRUÇÃO, atuando única e exclusivamente no ramo da construção civil.

Hoje com 27 anos, a empresa conta com uma extensa lista de mais de 500 clientes ativos, entre estes, pessoas físicas e jurídicas e uma infraestrutura, que proporciona ao cliente agilidade, qualidade e uma grande variedade de produtos a pronta entrega, do básico ao acabamento.

2.1.1 Dados oficiais

Razão Social: Tadioto Indust. e Com. de Materiais para Construção Ltda - Epp

CNPJ: 60.692.860/0001-65

Data de abertura: 20/06/1989

Endereço: Rodovia Oswaldo Cruz, 1930 Mato dentro - Ubatuba/SP

Atividade econômica principal: Fabricação de outros artefatos e produtos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais semelhantes.

Atividade econômica secundaria: Comércio varejista de materiais de construção em geral.

2.1.2 Informações sobre o porte da Empresa e número de funcionários

De acordo com a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 em cada ano-calendário, receita bruta superior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) e igual ou inferior a R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais), a Tadioto é considerada empresa de Pequeno porte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (134.4 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com