TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE EMPRESARIAL

Por:   •  8/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.273 Palavras (10 Páginas)  •  4.051 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CAMPUS VIRTUAL

Augusto Felino Cremoso – RGM: 142021-23

Érica Cordebelli – RGM:141208-95

Flávia Francine Junqueira Veronez – RGM: 141228-12

Joyce Karoline S. de Souza – RGM: 142417-81

Rodrigo Henrique Campi – RGM: 143351-31

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE EMPRESARIAL

PROJETO FINAL

São Paulo

2015

Resumo

Este projeto tem como objetivo trazer informações sobre a Empresa TAM MRO – uma filial da TAM Linhas Aéreas S.A. relacionando-se diretamente com todas as disciplinas já estudadas dentro do curso de Administração. Ao depararmos com este campo amplo e o ramo em que a empresa atua, nota-se que a gestão torna-se uma ferramenta fundamental para o melhor desempenho e alcance de bons resultados dentro de uma organização. A empresa objeto de estudo, alcançou muitos de seus objetivos, e não seria capaz sem um bom planejamento e sem uma excelente equipe gestora. A Administração em si e todos os seus componentes seja desde uma gestão de produção, até uma estratégia de negócios, estão sempre presentes dentro de uma organização, mesmo que esta seja de pequeno, médio ou grande porte, e são cada vez mais essenciais, não só para obtenção de Lucros, não que não seja importante, porém há caminhos a serem traçados antes de chegarmos ao “grande final”.

Nota-se que a TAM MRO estruturou todo um plano de negócios para então conseguir desenvolver este grande projeto que é voltado à manutenção de aeronaves, o desempenho fica claro, pois a organização, além ser líder no ramo, vem se mantendo no auge e cada vez mais recebendo certificações de qualidade.

Administrar, planejar e controlar são três itens que devem estar sempre à frente de toda organização, pois estes são “tecnicamente” os meios para se alcançar um objetivo. E a organização usada como objeto de estudo nos deixa ainda mais cientes disto.

Sumário

         Introdução4

      Desenvolvimento5-10

   Missão, Visão e Valores11

          A TAM MRO e sua Administração..............................................................11-13

         Conclusão.........................................................................................................14

         Referências Bibliográficas................................................................................15

           


  1. INTRODUÇÃO

Objeto de Estudo: TAM LINHAS ÁREAS S.A. – TAM MRO

CNPJ: 02.012.862/0009-17.

Localização: Rodovia SP-318, Km 249,5. CEP: 13578-190 – Água Vermelha, São Carlos – SP.

TAM MRO uma das diversas unidades do grupo TAM que atua no ramo de prestação de serviços de manutenção especializada em aeronáutica, também de seus componentes. Atualmente tem seu corpo organizacional composto por aproximadamente 1.400 (hum mil e quatrocentos) colaboradores, incluindo técnicos e engenheiros que se subdividem para o melhor desempenho da produção entre as oficinas e os hangares.

        Salienta-se ainda que a TAM também presta serviços de manutenção à companhias de terceiros, tanto para empresas nacionais quanto estrangeiras. Além disso, desde o ano de 2004 a mesma tem o prestígio e a confiabilidade de realizar a manutenção, e todo o acompanhamento especifico de sua especialidade na aeronave FAB2101 (Avião Presidencial de nosso País).

        A TAM é um grupo empresarial muito bem conceituado e com um campo muito amplo, devido a estes fatos, discorreremos maiores informações e curiosidades sobre tal empresa no decorrer do projeto.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. O surgimento da empresa TAM MRO.

No ano 2000 Rolim Adolfo Amaro (piloto de aeronaves e um grande empresário, visto que teve grande influência no desenvolvimento da TAM, fazendo- ase tornar uma das maiores empresa aérea do Brasil) juntamente com seu irmão João Amaro comprou um terreno na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, onde foi construído o Centro Tecnológico e o Museu Asas de um Sonho.

[pic 1]Comandante Rolim Adolfo Amaro.

        A empresa TAMMRO foi inaugurada em 2001, sua extensão possui uma área de 4.600.000 metros quadrados, além de uma pista de pouso que pertence ao DAESP (Departamento de Aviação do Estado de São Paulo). Neste mesmo ano, Rolim Adolfo Amaro faleceu em um acidente de helicóptero, em Pedro Juan Caballero – Paraguai.

TAM MRO é uma empresa voltada para a manutenção, reparos (inclusive pintura) e revisão de aeronaves civis e militares; realizando assim todos os check através de ferramentas disponíveis para a manutenção da frota em seu Centro Tecnológico.

Possui estrutura para realizar todas as grandes manutenções projetadas na frota de Airbus da família A 320 Serie e 330, Embraer E170 e E190, Fokker 100, ATR-42 e Boeing 767, que são consideradas como manutenções pesadas de aviões de médio a grande porte, oferece também manutenção de linha e apoio em solo além das customizações que existem nas partes internas de muitas aeronaves.

No ano de 2007 a TAM MRO recebeu oficialmente o certificado IOSA (Auditoria de Segurança Operacional IATA), o mais completo e aceito atestado internacional em segurança operacional que representa a excelência operativa dentro da empresa, tornando-se referência no segmento e única empresa brasileira que opera com este tipo de certificação.

Em 2010 oficializa-se a união da TAM S.A à LAN Airlines, para formar um dos maiores grupos do setor aéreo do mundo, que foi nomeado como LATAM Airlines Group.

  1. Porte da Empresa.

A empresa TAM MRO é constituída por hangares capacitados para realização de serviços de manutenção de grande, médio e pequeno porte.

[pic 2]

Fazem parte dos hangares: a inspeção, teste, manutenção, modificação, reparo, revisão geral, pintura, galvanoplastia, usinagem, material composto, trem de pouso, rodas e freios, equipamentos de emergência, pneumática, hidráulica, aferição, estruturas metálicas e reversores serigrafia, eletrônica elétrica, cilindro de oxigênio, bateria, termoplásticos, laminados decorativos, tapeçaria, poltronas, NDT (Non-destructive Test) e IDG (Integrat Drive Geenerator).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (350.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com