TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar Ambiente Empresarial

Por:   •  30/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.081 Palavras (13 Páginas)  •  988 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

PROJETO MULTIDISCIPLINAR

AMBIENTE EMPRESARIAL


[pic 3]

GRUPO VOTORANTIM S/A


RESUMO

O objetivo do projeto é mostrar as realizações da Votorantim, como líder na maioria dos mercados que atuam. São oito empresas investidas nos ramos de cimento, metais e mineração, siderurgia, energia, celulose, suco de laranja e financeiro. Tem como preocupação os investidores, consumidores e colaboradores que fazem com que a Indústria desenvolva projetos e trabalhos visando atender a todas as vertentes com excelência. O desenvolvimento de pessoal, o crescimento e realizações de seus profissionais, são visados para que alcancem seus objetivos e resultados. Com firmeza, arrojo, clareza, esforço e investimentos, a empresa cresce a cada dia, aumentando seu patrimônio e fazendo grande parte na economia aonde está inserida, gerando novos empregos e arrecadando as taxas e impostos dos vinte e três países envolvidos.
















SUMÁRIO

  1.  INTRODUÇÃO                 01
  2. HISTORICO E EXPANSÃO                02

Figura 1                02

Tabela 1                03

  1. GESTÃO DE PESSOAS                 05
  1.  SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO                05

Figura 2 .....................................................................................06

  1.  NUMERO DE FUNCIONARIOS                 06
  1. INVESTIDORES                06
  2. RAMOS, NATUREZA E PORTE                07
  3. PRINCIPAIS PRODUTOS                07
  4. PRINCIPAIS MERCADOS E SEGMENTOS                08
  5. ANALISE SWOT                08

Tabela 2                08

  1. ESTRUTURA DE GOVERNANÇA                08
  1. GOVERNANÇA CORPORATIVA                08
  2. MODELO DE GESTÃO                09
  3. ORGANOGRAMA                10

Figura 3                10

  1. VALORES E CRENÇAS                11
  1. CONCLUSÃO                11
  2. BIBLIOGRAFIA                12

  1. INTRODUÇÃO

O projeto tem por objetivo estudar as práticas organizacionais e conceitos desenvolvidos dentro de uma empresa, veremos vários pontos que até o presente momento estudamos nas disciplinas do Curso de Administração. O método utilizado para realização desse projeto foi a coleta de dados e informações através de fontes virtuais seguras, assim foi possível trazer para esse trabalho materiais confiáveis para fazer o desenvolvimento desta pesquisa. A empresa que estudaremos a seguir é o Grupo Votorantim empresa de grande porte do ramo de cimento, metais e mineração, siderurgia, energia, celulose, suco de laranja e financeiro, se dividindo em vários segmentos e grupos. No projeto foi analisado todo o sistema utilizado pela organização nos setores mais diversos setores, como: Financeiro, Organizacional e Recursos Humanos, tendo como base os conceitos estudados.

O presente projeto pode ser considerado de grande relevância para alunos do curso de administração, pois, aborda temas como responsabilidade socioambiental, tendo em vista uma postura voluntária contribuinte à uma sociedade mais justa, visando o bem comum. Auxiliando na confiança dos progressos futuros e no aprofundamento acerca deste assunto.

  1. HISTÓRICO E EXPANSÃO

[pic 4]Figura 1. – Mapa representativo da expansão Votorantim. Fonte: http://www.votorantim.com.br/

                                        

A Votorantim iniciou suas atividades em 1918, seu fundador foi Antonio Pereira Ignacio, de naturalidade portuguesa, começou como fábrica de tecidos em Sorocaba, no interior do estado de São Paulo. Já era considerada uma das maiores fábricas do país (Figura 1).

Em 1925, a filha do fundador casou-se com José Ermírio de Moraes, que mesmo sendo de uma tradicional família pernambucana ligada a engenhos de açúcar, era engenheiro formado pela Colorado School of Mines, nos EUA. Naquele mesmo ano, José Ermírio assume o cargo de diretor gerente da Votorantim.

A Votorantim começou a investir na diversificação dos produtos e negócios a partir da década de 1930, sob o comando de José Ermírio de Moraes, mesmo com a depressão mundial causada pela queda da Bolsa de Nova York, assim atuando em várias áreas relevantes da economia (Tabela 1).

Tabela 1. Linha do tempo do Grupo Votorantim*.

Linha do tempo do Grupo Votorantim desde seu início em 1936 até 2012.

1936 - Cimento:  Na fábrica Santa Helena é produzido o cimento com a marca Votoran. A Votorantim Cimentos é atualmente a maior produtora do país e está presente em mais treze países.

1937 – Siderurgia:  Inaugurou a Siderúrgica Barra Mansa (RJ), se tornado então uma das maiores produtoras de aço do país. Atualmente, essa é uma das 5 unidades da Votorantim Siderurgia, localizadas no Brasil, na Colômbia e na Argentina.  

1955 – Alumínio: Na década de 1950, foi dado início a fábrica da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), no interior de São Paulo, representou também a consolidação da presença da Votorantim na geração de energia.

1969 - Zinco: A década de 1960 a Votorantim iniciou a produção de zinco. A refinaria de Três Marias (MG) começou a operar em 1969, utilizando o minério tratado na unidade de Vazante (MG). Atualmente, a Votorantim Metais Holding faz a gestão das unidades produtoras de zinco no Brasil e no Peru.

1988 - Celulose: Foi criada a Votorantim Celulose e Papel (VCP), consolidação de empresas do setor adquiridas pela companhia. Foi a primeira empresa de capital aberto da Votorantim. Em 2009, a fusão com a Aracruz Celulose deu origem à Fibria, a maior produtora mundial de celulose de mercado. 

1989 - Laranja: Em 1989, a Votorantim entra no setor de suco de laranja, com a criação da Citrovita. Em 2010, a Votorantim anuncia a fusão da Citrovita com a Citrosuco, empresa do Grupo Fischer, e adotando o nome de Citrosuco e se tornando a maior produtora mundial de suco de laranja, óleos e extratos.

1991 – Banco: Inicia em 1991 o setor financeiro, o público começa a usufruir dos serviços financeiros com o Banco Votorantim, sendo este um dos maiores bancos privados do Brasil.

1996 – Energia: Sendo uma das maiores autoprodutoras de energia do setor privado, a companhia cria a Votorantim Energia, hoje responsável pela gestão das 33 hidrelétricas da companhia. Em 2015, a Votorantim anuncia a entrada na área de geração eólica, com a construção de um parque eólico no Nordeste do Brasil e amplia sua atuação para o mercado, tornando-se a terceira maior comercializadora de energia do país.     

2001 – Internacionalização: A aquisição da St Marys Cement, no Canadá, marca o início da internacionalização da Votorantim e dá origem à Votorantim Cimentos North America (VCNA). Atualmente, a Votorantim possui operações em mais de 20 países, nos diversos setores em que atua.  

2002 – Instituto Votorantim: Foi criado com o objetivo de gerir o investimento social privado da companhia, definindo as diretrizes e focos de atuação. O Instituto se especializou em tecnologias sociais, que contribuiram para o  desenvolvimento de comunidades, gerando oportunidades de emprego e renda, melhoria da educação e aprimoramento da gestão pública das cidades onde a companhia atua.    

2004 – Centro de Soluções Compartilhadas (CSC): Criado em Curitiba (PR) para se tornar um centro de excelência na execução de tarefas de suporte administrativo para as operações da Votorantim. O CSC busca otimizar os custos e processos operacionais e contribui com soluções que assegurem qualidade, independência, padronização e ganhos de escala e sinergias às empresas da Votorantim. Em 2015, foi inaugurado uma operação do CSC em Lima (Peru), para atender às operações da companhia na América Latina.  

2005 – Academia de Excelência: Com mais de 5 mil participações no ano, a Academia capacita os empregados e contribui para a solidificação da cultura e do DNA, além de trabalhar a cultura de alta performance na Votorantim e apoiar a construção do futuro da organização.

2007 - Centro de Competência em TI: O CCTI foi criado para buscar sinergias e gerar ganhos de escala na gestão da TI das empresas e otimizar a gestão de contratos na área de tecnologia. Atuando como um parceiro de negócios para as empresas, o CCTI provém soluções customizadas para as empresas Votorantim e garante a eficiência nos processos, com a padronização de sistemas adotados na companhia. O centro de excelência possui diversas certificações e é uma das maiores operações de sistemas de gestão integrada (ERP) do país.

2012 – Legado das Águas: Maior reserva de mata atlântica do país, com 31 mil hectares protegidos pela Votorantim há mais de 50 anos na região do Vale do Ribeira. O Legado das Águas é um projeto pioneiro que proporciona o uso sustentável da floresta e dos recursos ecossistêmicos, gerando conhecimento por meio de pesquisas científicas e promovendo o desenvolvimento das comunidades locais.

*Dados retirados do site: em 15 de março de 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (369.7 Kb)   docx (304.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com