TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar II

Artigo: Projeto Multidisciplinar II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 2

Brinquedoteca – visão histórica, definições, tipos e objetivos

Brinquedoteca

Geralmente as brinquedotecas instaladas nas escolas infantis procuram suprir as necessidades de materiais para o desenvolvimento da aprendizagem, nela existe diferentes ambientes ou "cantinhos", o canto do "faz de conta" este espaço contem mobílias infantis espelhos, fantasias, sapatos adultos, o canto da leitura, possui tapetes e almofadas onde a criança pode ler um livro sentada no chão, o teatrinho, onde deve ter fantoches para as crianças manusear - lós, mesa de atividade, estantes com brinquedos, entre cantos de invenções onde elas podem inventar, a sucateca onde deve conter coisas que podem servi para outras coisas. Os objetivos da brinquedoteca na educação infantil e desenvolver a inteligência, criatividade e a sociabilidade, proporcionar acesso a um número maior de brinquedos, de experiência e de descoberta.

Já uma brinquedoteca instalada em uma faculdade, são montadas por profissionais de Educação, com a finalidade principal de pesquisa e formação de recursos humanos, essas brinquedotecas são encaradas como um laboratório, onde professores e alunos dedicam - se á exploração do brinquedo e do jogo em termos de pesquisas, nessa brinquedotecas também dever contem todos os ambientes citados na educação infantil. Valorizar os sentimentos afetivos, cultivando a sensibilidade.

Brinquedotecas de hospitais auxiliam no tratamento de crianças com problemas, amenizando traumas da internação ou atuando como terapia, as atividades ajudam a dominar angustias e controla ideias e impulsos. E por meio do brinquedo que a criança pode resolver a tensão que o ambiente lhe causa, assim por meio de " faz de contas" eles superam as dificuldades encontradas. Assim favorecer o equilíbrio emocional estimulando o desenvolvimento de uma vida interior rica e da capacidade de concentração e atenção.

Ao ler o trecho referente a brinquedoteca no texto de Azevedo observei que o mesmo coloca o local como um espaço no qual a criança pode interagir com brinquedos, brincadeiras, jogos e etc., sem a necessidade de um direcionamento "instrucional" ou sem a presença de um currículo formal a ser seguido, pois a prática tem por objetivos propiciar a criança um ambiente formativo que possibilite a ela desenvolver habilidades que perpassem pela sua criatividade, sua imaginação e autonomia, sem excessivas intervenções externas.

Dentro desse contexto a brinquedoteca passa a ser vista como um ambiente formativo de livre interação, no qual as próprias crianças criam suas regras, seus jogos e suas normas; explorando assim o ambiente e desenvolvendo o seu intelecto de maneira lúdica e social.

Referencias

Livro AZEVEDO, Antonia Cristina Peluso. Brinquedoteca: no diagnóstico e intervenção em dificuldades escolares. 3a ed. Campinas: Alínea, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com