TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar III

Trabalho Universitário: Projeto Multidisciplinar III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDICIPLINAR III

PEDAGOGIA BASEADA EM PROJETOS.

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projetos multidisciplinar III”

5°semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Gilse T.Lazzari Perosa.

ANÁPOLIS-GO

JUNHO/2014

INTR0DUÇÃO

Neste trabalho compreenderemos a importância de se trabalhar com projetos, com situações concretas, fazendo os alunos interagirem para resolver situações- problemas de uma forma mais descontraída.

O projeto no âmbito escolar é importante para que as crianças, pais e a comunidade se conscientizam sobre o determinado assunto.

O principal objetivo da avaliação deste projeto será acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem das crianças, planejando atividades e intervindo pontualmente, estimulando avanços, respeitando logicamente o ritmo individual e a etapa de desenvolvimento que a criança se encontra e com suas varias formas de avaliação.

PEDAGOGIA BASEADAS EM PROJETOS

O projeto no âmbito educacional vem para acrescentar no aprendizado dos alunos, por ser um leque bastante vasto ele propicia uma nova forma de se poder ensinar fazendo com que ate mesmo aqueles alunos mais displicentes interajam com o grupo. Os professores têm que ser bastante orientados para trabalhar de forma correta e coerente as disciplinas para que os professores não fiquem inseguros na forma de poder trabalhar com eles.

O projeto é a construção de conhecimentos baseado na realidade concreta, que pode ser trabalhada em qualquer disciplina e conteúdo, lembrando que é de inteira responsabilidade do professor conhecer bem as necessidades dos alunos pra que o projeto possa desenvolver bem. O educador para trabalhar com projetos ele deve levar em consideração as possibilidades dos seus educando, dinâmicas sociais e as possibilidades de sua mediação pedagógica mostrando a eles que cada um tem uma tarefa. O professor deve imaginar os passos necessários para dar seguimento junto com os alunos para trabalhar o projeto e se os estudantes forem ainda imaturos para tomar decisões os professores têm que tomar a frente, mais sempre perguntando aos alunos para que eles participem das decisões, O importante é que os alunos tenham a oportunidade de traçar planos de responder aos imprevistos e chegar no resultado esperado sem da muita ênfase se o trabalho ficou bonito, mas dando valor se os alunos conseguiram entender e aprender o conteúdo. Esse trabalho não deve ser visto como uma opção metodológica e sim numa maneira de repensar o modo de se ensinar, pois é mais fácil quando a criança está em contato com a realidade, por isso as escolas tem que repensar na forma de ensinar.

A pedagogia por projetos é um desafio para o educador, pois ele integra conteúdos e várias áreas do conhecimento entre elas: mídia, computadores, televisão, livros.., por isso esses novos desafios não se encaixa totalmente na estrutura do sistema educacional mantendo uma organização funcional e operacional.

A integração entre as diversas mídias e conteúdos tem que envolver a inter- relação de conceitos e princípios melhorando a qualidade na aprendizagem dos educando e na mudança da pratica do educador.

O projeto é a antecipação de algo desejável de se tornar realidade e de modo prazeroso o estudo. O ato de projetar requer uma abertura para o desconhecido e a flexibilidade para se reformular metas a partir das ações projetadas, cabe ao educando criar possibilidades para que os educando possam também criar seus próprios projetos sob sua orientação.

A aprendizagem se da durante todo o desenvolvimento do projeto e ela não envolve apenas conteúdos, mas os alunos aprendem procedimentos de estudos, aprendem a fazer pesquisas, aprendem a ter responsabilidade, a se expressar, dar opiniões além de interagir uns com outros e aprender a lhe dar com as diferenças. Os projetos podem ser interagidos em todas as disciplinas fazendo ele ser interdisciplinar, produzindo algo novo procurando respostas para as questões e problemas vivenciados no nosso cotidiano já que o projeto é embasado em cima de uma problemática.

Na pedagogia de projetos é preciso romper as limitações e repensar nas possibilidades de aprendizagem e rever o papel do educador como mediador para orientar, ouvir, questionar os educando na construção do conhecimento. Os projetos rompem fronteiras nos permitindo articular relação entre conhecimentos integrados aos conteúdos de maneira interdisciplinar, sendo que ambos se interagem, pois não existe um sem o outro.

Os projetos didáticos são uma evolução no aprendizado, porque alem de tratar dos conteúdos programados ele interpreta e analisa o contexto em que esta sendo inserido em busca de um produto final.

Infância “ilusão ou realidade”.

A infância de uma criança é roubada quando fatos sociais a leva a viver uma realidade que não condiz à sua estrutura física e psicológica, sendo assim explorados aspectos e responsabilidades que só seriam descobertos quando adultos. Desta forma gera-se um transtorno não só em seu meio físico, mas que pode afetar todo o seu processo de formação, devido a uma irregularidade implantada em seu meio de sobrevivência. Através da educação, esse quadro pode ser mudado de fato, onde a família toma consciência do seu papel, juntamente com escola, esse é o objetivo do nosso projeto.

Projeto Infância “ ilusão ou realidade” - Agosto 2014

Público – Alvo: 5º ano, 27 alunos.

Palestra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com