TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar III

Artigos Científicos: Projeto Multidisciplinar III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Andressa Diniz Bezerra RA 355093

Andrinéia Callegaro RA 381400

Claudete T. Ribeiro RA 356168

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III”, sob orientação da professora-tutora Gilse T. Lazzari Perosa.

NOVO HAMBURGO, MAIO 2014.

Introdução

A maioria dos professores utiliza o método de aprendizagem baseada em projetos educacionais, os quais envolvem e desafiam os alunos através de saídas de campo, atividades interdisciplinares entre outras propostas pedagógicas.

O surgimento da aprendizagem baseada em projetos é resultado de dois desenvolvimentos importantes:

- Revolução Teoria de Aprendizagem – as pesquisas em neurociência e psicologia ampliaram os modelos cognitivos e comportamentais, demonstrando que conhecimento, ação, pensamento e contextos de aprendizagem estão relacionados;

- O mundo mudou e os professores compreenderam que a cultura industrial fez com que a organização e os métodos escolares dos séculos XIX e XX se adaptassem, porém tem pleno conhecimento que as escolas devem se adaptar a um novo século.

A necessidade de que a educação se adapte a um mundo que esta a cada dia se transformando é a razão básica do crescimento desta nova proposta pedagógica, realizada através de aprendizagem baseada em projetos educacionais. A mudança mais relevante na educação é o crescimento da padronização, resultados obtidos e a garantia no sucesso da aprendizagem.

Projetos – nova metodologia de aprendizagem

A necessidade de que a educação se adapte a um mundo em transformação é a razão básica do crescimento da metodologia de aprendizagem baseada em projetos.

Embora a maior parte dos professores reconheça que a aprendizagem ativa é imprescindível, às vezes os projetos são descritos como caóticos ou confusos, porém além de fortes habilidades de ensino e de organização o projeto requer que os professores facilitem e administrem o processo de aprendizagem.

A utilização de projetos em sala de aula é uma forma de educação que envolve aluno, professor e os recursos tecnológicos ou não que estão disponíveis. Desta forma há uma interação em todos os elementos envolvidos.

Esta proposta pedagógica tem por principio propiciar a autonomia e construção das áreas do saber por meio de busca de informações, compreensão, representação e resolução do problema apresentado.

Esta nova cultura de ensino apresentada fará com teremos mudanças radicais nas escolas como, por exemplo:

- Atender as demandas da sociedade;

- Considerar potencial, expectativas e necessidade dos alunos;

- Criar o espaço necessário para que professor-aluno tenham autonomia do desenvolvimento da aprendizagem;

- Aprender a trabalhar em equipe;

- Desenvolver a habilidade de estarmos em constante aprendizagem;

- Inserir as tecnologias em nossas aulas.

Neste processo de aprendizagem apresentado o aluno passa ser quem busca seu próprio aprendizado e o papel do professor é ser mediador e incentivador desta procura.

É fundamental que o professor tenha bem claro seu projeto para saber quando intervir no aprendizado de seu aluno garantindo a íntegra dos conceitos utilizados.

A pedagogia de projetos proporciona a viabilização para o aluno de estudar a interdisciplinaridade disponível no contexto.

Na pedagogia de projetos, é necessário “ter coragem de romper com as limitações do cotidiano, muitas vezes autoimpostas” (Almeida e Fonseca Júnior, 2000, p. 22) e “delinear um percurso possível que pode levar a outros, não imaginados a priori” (Freire e Prado. 1999, p. 113).

O processo de melhorar nosso sistema educacional exige ações em múltiplas dimensões e decisões fundamentais, tornando as escolas e/ou organizações com uma metodologia de ensino mais adequada para o desempenho dos papéis que lhe são propostos.

O professor deve estar em constante formação para aprender recriar e utilizar novas metodologias de aprendizado que lhes são apresentados. Desta forma serão quebrados paradigmas e conseguiremos alcançar nossos objetivos que são: fazer com que nossos alunos sejam protagonistas de seu aprendizado e que esta prática se torne aplicável a realidade escolar.

Conceito de projeto educativo

Nos dias atuais a inserção de projetos pedagógicos na rotina diária dos professores vem sendo práticas utilizadas pelo novo processo educacional.

A palavra projeto referencia propostas de projetar, lançar para, pensarmos algo para nosso futuro, nos desafiar, quebrar nosso presente e nos preparamos para alcançarmos nossos objetivos.

Trabalhar com projetos em sala de aula é realmente desafiador tanto para nossos alunos quanto ao professor, pois saímos da zona de conforto para elaborar algo que ainda queremos alcançar e o melhor de tudo a interação de elementos que nos proporciona construir esse aprendizado juntos.

Temos que ter a ciência de que não sabemos tudo e sim estamos continuamente aprendendo, pois o professor também aprende com seu aluno porque cada indivíduo tem um tempo diferente do outro fazendo com que esse professor se adapte a cada aluno.

A proposta pedagógica de inserir como processo de trabalho os projetos educacionais é muito importante pois o professor já entendem que a educação teve mudanças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com