TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar III

Pesquisas Acadêmicas: Projeto Multidisciplinar III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  2.371 Palavras (10 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE

PROJETOS MULTIDISCIPLINAR III

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III”, -5º semestre-, sob orientação do professor-tutor à

Itatiba

Polo 23200

Junho/2014

SUMÁRIO

Introdução................................................................................................................3

Uma nova cultura de aprendizagem........................................................................4

Conceito de projeto educativo e sua relevância em educação................................5

Projeto- musica como forma de aprender................................................................7

Oficina de música.....................................................................................................8

Mecanismos de Avaliação do Projeto......................................................................9

Considerações finais..............................................................................................11

Referencias Bibliográficas......................................................................................12

INTRODUÇÃO

A palavra educação tem sido utilizada, ao longo dos tempos, tanto no sentido social como individual. Do ponto de vista social, a educação constitui a ação que as gerações adultas exercem sobre as gerações jovens, orientando sua conduta por meio da transmissão do conjunto de conhecimentos, normas, valores, crenças, usos e costumes aceitos pelo grupo social. Portanto, a educação é uma manifestação da cultura e depende do contexto histórico e social em que está inserida.

Do ponto de vista individual, a educação refere-se ao desenvolvimento das aptidões e potencialidades de cada individuo, tendo em vista o aprimoramento de sua personalidade.

Uma nova cultura de aprendizagem

A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolva o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem.

Fundamentada nas idéias piagetianas sobre desenvolvimento e aprendizagem, inter-relacionados com outros pensadores dentre os quais destacamos Dewey, Freire e Vygotsky.

Trata-se de uma nova cultura do aprendizado que não se fará por reformas ou novos métodos e conteúdos definidos por especialistas que pretendem impor melhoras ao sistema educacional vigente. É uma mudança radical que deve tornar a escola capaz de atender as demandas da sociedade; considerar as expectativas, potencialidades e necessidades dos alunos; criar espaços para que professores e alunos tenham autonomia para desenvolverem o processo de aprendizagem de forma cooperativa, com trocas recíprocas, solidariedade e liberdade responsável;desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, tomar decisões, comunicar-se com desenvoltura, formular e resolver problemas relacionados com situações contextuais;desenvolver a habilidade de aprender, de forma que cada um possa reconstruir o conhecimento, integrando conteúdos e habilidades segundo o seu universo de conceitos, estratégias, crenças e valores; incorporar as novas tecnologias não apenas para expandir o acesso á informação atualizada, mas principalmente para promover uma nova cultura do aprendizado por meio da criação de ambiente que privilegiam a construção do conhecimento e a comunicação.

O desenvolvimento de um projeto envolve um processo de construção, cooperação e articulação, que propicia a superação de dicotomias estabelecidas pelo paradigma dominante da ciência e as inter-relaciona em uma totalidade provisória perpassada pelas noções de valor humano, solidariedade, respeito mutuo, tolerância e formação da cidadania, que caracteriza o paradigma educacional emergente.

A partir de uma mudança pessoal e profissional é que se começa a refletir sobre a mudança da escola para uma escola que incentive a imaginação criativa, favoreça a iniciativa, a espontaneidade, o questionamento e a inventividade, promova e vivencie a cooperação, o diálogo, a partilha e a solidariedade.

Mas, para transformar o sistema educacional é preciso que todos se envolvam; dirigentes, funcionários, pais, alunos, professores e a comunidade na qual a escola encontra-se inserida.

Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimentos. A pedagogia de projetos deve permitir que o aluno aprenda fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigações que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto.

Nessa situação de aprendizagem, o aluno precisa selecionar informações significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de idéias, enfim, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seus pares.

O fundamental para constituição de um projeto é a coragem de romper com as limitações, muitas delas auto-impostas, do cotidiano, convidando os alunos á reflexão sobre questões importantes da vida real, da sociedade em que vivem. Provoca aos alunos a alçarem vôo rumo aos seus desejos e as suas apreensões verdadeiras.

Todo projeto nasce de uma boa questão. As boas questões são a chave de uma boa pesquisa. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com